Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Desde já agradeço pela ajuda, e peço desculpa se houver algum erro da minha parte, não é algo com que esteja familiarizado, mas vou ter de por mãos à obra, porque os orçamentos que tenho estão a preços proibitivos para o meu bolso.

    Comprei uma moradia, estou a fazer obras (trocar chão, por estores eletricos, canalização, etc)

    Vou fazer a instalação da canalização para aquecimento central (em principio para depois instalar bomba de calor), com radiadores, e antes de iniciar gostava de ouvir as vossas opiniões em relação ao material que pretendo usar, porque não sou nenhum expert na matéria.

    A ideia é fazer uma caixa com os coletores para distribuição dos circuitos de agua, para alimentação a quente, e o retorno de agua fria.

    Vou precisar de entre 90 a 100 elementos de radiadores e + 4 toalheiros para WC's (170m2)

    As questões que tenho são:

    - Que secção de tubo multi-camada aconselham? Estive a ver tubo para alta temperatura (90º), e naturalmente vou isola-lo com a manga para evitar perdas de calor. Aconselham alguma marca em particular par tubo e para acessórios?

    - Não há problemas em chumbar um tubo com cimento, certo? vejo algumas instalações em que são tubos que estão por dentro de outros tubos, mas julgo que são tubos PEX. Também ouvi dizer que há pessoal que põe espuma Poliuretano no enchimento, mas se vou usar a manga no tubo multicamada é redundante, certo?

    - Na saída de quente, no coletor, posso por 2 radiadores, ou é aconselhado apenas 1 por saída? Ou há um máximo razoável de número de elementos? (ex: ligar 20 elementos por saída, seria aceitável?)

    - A bomba de calor, irá fornecer AQS, há problema em pôr um esquentador (como backup) no circuito de agua? (mantendo-o fechado com uma torneira, naturalmente)

    Muito, Muito Obrigado!
  2.  # 2

    Como está a correr?

    Cuidado com essas obras, há muitas coisas que qualquer profissional sabe (ou devia saber), e que os curiosos nem sabem que existe. E é fácil fazer mal algumas coisas que depois são caras de remediar...
  3.  # 3

    Acabei por não arriscar, e contratei a empresa que vai fazer o aquecimento central.
  4.  # 4

    Fez muito bem. Uma instalação técnica é um trabalho que só deve ser feito por especialistas. Feito por curiosos tem tudo para dar mau resultado.
  5.  # 5

    Filipecp
    Se tiver gas natural, para radiadores, deverá ficar ao mesmo preço da energia da bomba de calor a exploração.
    O preço menos de metade, o preço de uma caldeira de condensação
 
0.0065 seg. NEW