Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.É possivel comprar uma casa e vender logo a seguir?
    Como se tributam as mais valias pela venda do imóvel?
    obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: loliyuÉ possivel comprar uma casa e vender logo a seguir?


    sim é. Não existe nenhum impedimento.



    Colocado por: loliyuComo se tributam as mais valias pela venda do imóvel?



    da mesma forma de que em qualquer venda.

    se vendeu por mais do que comprou, e reinvestir essa diferença na compra de outra casa para habitação permanente não paga nada. caso contrario 50% dessa diferença entra como receita no IRS.
    • RCF
    • 11 março 2022

     # 3

    Colocado por: loliyuBoas.É possivel comprar uma casa e vender logo a seguir?

    Sim. Nada impede que o faça.

    Colocado por: pauloagsantosse vendeu por mais do que comprou, e reinvestir essa diferença na compra de outra casa para habitação permanente não paga nada.

    Isso é que não creio que seja bem assim. Se comprar e vender logo de seguida, dificilmente justifica que essa seja a sua habitação própria permanente. Apesar de crer nada existir expresso sobre o assunto, tem sido entendimento que para as Finanças considerarem ser habitação própria permanente, o terá de ser por, pelo menos, 6 meses.
    Portanto, comprando e vendendo logo de seguida, existindo mais valias, em princípio, estas serão tributadas, sem possibilidade de reinvestimento.
  3.  # 4

    obrigada. por acaso sabem quanto tempo tenho para investir esse dinheiro em habitação para não ser tributado?
    • AMVP
    • 12 março 2022

     # 5

    Colocado por: loliyuobrigada. por acaso sabem quanto tempo tenho para investir esse dinheiro em habitação para não ser tributado?


    Se nao estou em erro, tem 36 meses.
    • RCF
    • 12 março 2022

     # 6

    Colocado por: loliyuobrigada. por acaso sabem quanto tempo tenho para investir esse dinheiro em habitação para não ser tributado?

    até 24 meses antes da venda e 36 meses depois da venda
  4.  # 7

    Colocado por: RCF
    até 24 meses antes da venda e 36 meses depois da venda


    por exemplo ha uma venda de HPP,tem se um lucro de 50.000€,logo de seguida ha uma compra (recorrendo ao CH) de um imóvel mas tem que ter restauro. os 50.000€ para restauro contam como investimento?? se sim, por exemplo foi gasto 40.000 em restauro, os outros 10.000 têm que ser tributados?
    • RCF
    • 13 março 2022

     # 8

    Colocado por: loliyuos 50.000€ para restauro contam como investimento??

    Sim. Tanto os pode investir na aquisição de nova casa como no restauro de nova casa. Em princípio, não pode é utilizar para ambos, isto é, ou investe na aquisição ou no restauro.

    Colocado por: loliyuse sim, por exemplo foi gasto 40.000 em restauro, os outros 10.000 têm que ser tributados?

    Sim. Os restantes 10.000 serão alvo de tributação, sendo que, sendo a tributação de 50% do valor da mais valia, serão tributados 5.000.
 
0.0089 seg. NEW