Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Algum de vós pode partilhar como aplicou a bomba de recirculação?
    Com interruptores para accionar a bomba? Ou com um programador que faz arrancar a bomba a X hora?

    Acham que valeu apena o investimento? Satisfeitos?
  2.  # 2

    Estou muito satisfeito. No meu caso está ligado à domótica. Testei várias opções para ver qual a que satisfazia mais. Um problema da bomba circuladora é que faz baixar a temperatura do depósito de agua (entrada de água fria proveniente da tubagem). Logo, não me compensava ter um horário em que estava a trabalhar, se não fosse precisar da água. Era apenas desperdício de energia. Optei por colocar a ligar pressionando o interruptor de luz (das IS com duche e da cozinha) com um toque mais longo. Nesse caso acende a luz da divisão e liga a bomba. Se for um toque "normal" apenas liga a luz (para os momentos em que sei de antemão que não vou precisar de AQS). Desta forma para mim tem sido perfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alkimia
    • argo
    • 11 março 2022

     # 3

    Colocado por: brunoaEstou muito satisfeito. No meu caso está ligado à domótica. Testei várias opções para ver qual a que satisfazia mais. Um problema da bomba circuladora é que faz baixar a temperatura do depósito de agua (entrada de água fria proveniente da tubagem). Logo, não me compensava ter um horário em que estava a trabalhar, se não fosse precisar da água. Era apenas desperdício de energia. Optei por colocar a ligar pressionando o interruptor de luz (das IS com duche e da cozinha) com um toque mais longo. Nesse caso acende a luz da divisão e liga a bomba. Se for um toque "normal" apenas liga a luz (para os momentos em que sei de antemão que não vou precisar de AQS). Desta forma para mim tem sido perfeito.

    Excelente, pode dar mais uns detalhes sobre o toque "normal" e "longo"? algum interruptor especial? e como tem o sinal a passar?
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alkimia
  3.  # 4

    Colocado por: argo
    Excelente, pode dar mais uns detalhes sobre o toque "normal" e "longo"? algum interruptor especial? e como tem o sinal a passar?
    Obrigado


    Também tinha curiosidade.
    Escusava de colocar mais um interruptor na entrada para a WC.

    Bruno já agora como fez o esquema de ligação?
    Assim?
      Screenshot_20220309-1318252.jpg
  4.  # 5

    Colocado por: argo
    Excelente, pode dar mais uns detalhes sobre o toque "normal" e "longo"? algum interruptor especial? e como tem o sinal a passar?
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alkimia


    Foi domotica cablada tradicional, instalada por uma empresa. Os comandos são loxone. Mas qq tipo touch que consiga distinguir tempos de pressão serve. Um toque, liga a luz. Toque longo (ou 2 toques, por exemplo) liga luz e bomba. Quanto aos esquema de ligação, não sei mesmo. Foi o picheleiro a tratar e na altura não discuti com ele isso.
  5.  # 6

    Eu na parede ao lateral do lavatorio, onde está a tomada de apoio, tenho um espelho duplo, onde esta a dita tomada, e no outro tem dois comandos, um para o espelho, e o outro para acionar a bomba da recirculacao. Como nao tenho domotica tambem nao quis automatizar com nenhum tipo de relogio. Tambem pode sempre usar shellys.
  6.  # 7

    Ou então instalam uma Grundfos comfort autoadapt.



    Aqui
  7.  # 8

    Ou então instala um relé na bomba que dê para comandar via alexa/google home com comandos de voz, e que passado 1-2min ela desliga automaticamente (shelly 1)
  8.  # 9

    Sim. No meu caso tb programei para desligar passados 3 minutos. Com shelly faz isso sem problema.
  9.  # 10

    Boa noite,

    Retirei de uma casa uma bomba de recirculação Grundfos com temporizador que o empreiteiro disse que já não era necessário pq a canalização não tinha assim tantos metros.

    Posso vender a quem tiver interesse, mais info MP.
    Igual a esta da foto
      comfort.jpg
  10.  # 11

    Colocado por: rikabcdBoa noite,

    Retirei de uma casa uma bomba de recirculação Grundfos com temporizador que o empreiteiro disse que já não era necessário pq a canalização não tinha assim tantos metros.

    Posso vender a quem tiver interesse, mais info MP.
    Igual a esta da foto
      comfort.jpg


    Mail para contacto?
  11.  # 12

    Colocado por: chris50ddEu na parede ao lateral do lavatorio, onde está a tomada de apoio, tenho um espelho duplo, onde esta a dita tomada, e no outro tem dois comandos, um para o espelho, e o outro para acionar a bomba da recirculacao. Como nao tenho domotica tambem nao quis automatizar com nenhum tipo de relogio. Tambem pode sempre usar shellys.


    Não é proibido interruptores nos WCS?
  12.  # 13

    Colocado por: Alkimia

    Não é proibido interruptores nos WCS?
    não, existem é critérios técnicos a cumprir
  13.  # 14

    Colocado por: jorgealvesnão, existem é critérios técnicos a cumprir


    Tais como?
  14.  # 15

    Colocado por: André Pimenta
    Mail para contacto?


    [email protected]
  15.  # 16

    Colocado por: Alkimia

    Tais como?

    Índice de proteção e distâncias aos pontos de água (digo eu que não percebo nada disso)
  16.  # 17

    Por exemplo...
      IMG_20220313_100419.jpg
      IMG_20220313_100546.jpg
  17.  # 18

    Pontos eléctricos penso que 60 cm afastado dos chuveiros. Os interruptores têm de levar proteção IP.
  18.  # 19

    Colocado por: chris50ddPontos eléctricos penso que 60 cm afastado dos chuveiros. Os interruptores têm de levar proteção IP.
    Concordam com este comentário: chris50dd
      Screenshot_2022-03-13-18-57-29-400_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
      IMG_20220313_185830.jpg
  19.  # 20

    Colocado por: Bigmouse
      Screenshot_2022-03-13-18-57-29-400_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
      IMG_20220313_185830.jpg

    Big onde deixou os seus pontos para arranque da bomba de recirculação?
 
0.0187 seg. NEW