Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Trata-se de uma reparação de um telhado que data de 1940, o valor para esta reparação é bastante elevado, até aqui tudo bem.

Pergunto se o valor é de um telhado novo ao que me respondem:

(este é o texto do email)
    Não é um telhado novo, é uma recuperação integral do telhado, lá em cima não se safa quase nada excepto as madeiras - mas a grande diferença de preço deve-se a incluir placas de OSB para separar o telhado dos tetos dos apartamentos, e o sistema de subtelha placa asfáltica ondulada que é instalado por baixo das telhas para recolher quaisquer águas que um dia possam entrar e direcioná-las para as caleiras sem nunca haver hipótese de se infiltrarem no prédio.
    São as técnicas usadas hoje em dia para deixar as coisas bem feitas e com muito mais segurança. É uma reparação a muito longo prazo.

a minha pergunta é
    a função do condomínio é que não entre água no telhado, ora se a reparação e o sistema de subtelha placa asfáltica ondulada que é instalado por baixo das telhas já tem este objectivo, porque raio é que o condomínio tem que pagar por: "para separar o telhado dos tetos dos apartamentos".

Não devem ser os proprietários dos mesmos a pagar este valor? Afinal de contas só eles é que vão tomar partido desta despesa.

Obrigada pela atenção.
    Sandra
    • size
    • 11 março 2022 editado

# 2

Colocado por: ssousa1975Boa tarde,

Trata-se de uma reparação de um telhado que data de 1940, o valor para esta reparação é bastante elevado, até aqui tudo bem.

Pergunto se o valor é de um telhado novo ao que me respondem:

(este é o texto do email)
    Não é um telhado novo, é uma recuperação integral do telhado, lá em cima não se safa quase nada excepto as madeiras - mas a grande diferença de preço deve-se a incluir placas de OSB para separar o telhado dos tetos dos apartamentos, e o sistema de subtelha placa asfáltica ondulada que é instalado por baixo das telhas para recolher quaisquer águas que um dia possam entrar e direcioná-las para as caleiras sem nunca haver hipótese de se infiltrarem no prédio.
    São as técnicas usadas hoje em dia para deixar as coisas bem feitas e com muito mais segurança. É uma reparação a muito longo prazo.

a minha pergunta é
    a função do condomínio é que não entre água no telhado, ora se a reparação e o sistema de subtelha placa asfáltica ondulada que é instalado por baixo das telhas já tem este objectivo, porque raio é que o condomínio tem que pagar por: "para separar o telhado dos tetos dos apartamentos".

Não devem ser os proprietários dos mesmos a pagar este valor? Afinal de contas só eles é que vão tomar partido desta despesa.

Obrigada pela atenção.
    Sandra

Sandra;

Está a encarar, deficientemente, o problema. Nunca se pode declinar para os proprietários do último piso, os encargos com possíveis danos por infiltrações provenientes do telhado. Por isso, talvez não seja descabido a salvaguarda de uma boa cobertura do prédio, numa melhor garantia de ausência de infiltrações.
    É que, se tal acontecer, provocando danos nos tectos dessas \fracções autónomas, é sobre si e restantes condóminos, que recai a responsabilidade de ter que suportar os encargos com a reparação desses danos.
  2.  # 3

Mas eu não que não estou a declinar nada.

portanto, vendo as camadas de fora para dentro
    construção do prédio: telha, vigas de madeira (e assim até as uns dias não entrava água)

reparação que vamos fazer: telha, sistema de subtelha placa asfáltica ondulada, vigas de madeira

ora se a "subtelha placa asfáltica ondulada" não deixa passar água!!! onde é que estou a me demitir?

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Telhados-coberturas/Placas-asfalticas-metalicas/WPR_REF_18347392
    • size
    • 11 março 2022 editado

# 4

Declinar quando referiu que seria problema dos proprietários do ultimo piso.

Tudo depende da inclinação do telhado, se é ou não recomendável a inclusão da sub-telha placa asfáltica ondulada. Há casos, em que tal recurso é recomendável

http://cimaca.pt/Files/Catalogos/ONDULINE%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20%2719.pdf

Mas, tudo isso, foi ou não aprovado em assembleia de condóminos.
  3.  # 5

A subtelha faz parte das práticas comuns atuais de execução de telhados com telha cerâmica. Pense nisso como um investimento para eliminar patologias no telhado durante pelo menos a garantia das telhas (30, 40, 50 anos, etc...) desde que bem executada.
  4.  # 6

A minha questão não é a subtelha, são as placas de OSB.

será que me expliquei mal?

placas de OSB para separar o telhado dos tetos dos apartamentos
    • size
    • 11 março 2022 editado

# 7

Colocado por: ssousa1975A minha questão não é a subtelha, são as placas de OSB.

será que me expliquei mal?

placas de OSB para separar o telhado dos tetos dos apartamentos

Poderá existir uma deficiente descrição da obra...

Não será errado, que para uma obra bem executada, perante o madeiramento existente, haja a utilização de placas OBS.

Tudo depende do orçamento que os condóminos aprovaram, ou irão aprovar.

O que existe no vão do telhado ? Está a ser utilizado em exclusivo por alguém ?
    Concordam com este comentário: Freitas84
      z.jpg
  5.  # 8

AS placas de OSB servem para isolamento térmico e que só irá beneficiar os habitantes do último piso. Será que eles têm a perspectiva, não sei se real, de ocuparem o "sotão" imediatamente abaixo do telhado? Em minha opinião o custo desse item e da sua montagem deverá ser integralmente pago pelos condóminos que dele irão beneficia ( nº 3 do Artº 1424º CC)
  6.  # 9

As placas OSB poderão servir de base de suporte à subtelha, sendo atualmente dos painéis derivados de madeira menos onerosos.
    A questão é, serão mesmo necessárias? A nível de isolamento térmico é pouco relevante.

0.0150 seg. NEW