Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Eu e a minha namorada vamos comprar um apartamento a 31 deste mes.

    Ja temos as tarifas de eletricidade de duas companhias (EDP e Galp Continente). Queríamos agora saber ± quanto podíamos vir a gastar por mes em KWh (nunca vivemos juntos então fica complicado juntar as contas que cada um gastava sozinho)

    O apartamento todo é elétrico menos as aguas.

    Vamos cozinhar todos, ou quase todos os dias.
    Trabalhamos durante o dia, portanto so por volta das 18/19h estaríamos em casa.

    Agradecia se alguém me conseguisse dizer ± quanto gastariam 2 pessoas nestas condições, em KWh

    Muito obrigado
    • SrR
    • 15 março 2022

     # 2

    Olhe em kwh n lhe sei dizer, em casa tb tenho tudo eléctrico excepto as aguas quente e aquecimento, mas tenho um pequeno aquecedor que o ligo todos os dias antes de dar banho ao miudo, de resto tenho maq lavar loiça, maq de secar, maq de lavar placa e fogao e frigorífico prai c 20 anos as medias andam entre os 50, 60€
    • A.M
    • 15 março 2022 editado

     # 3

    Provavelmente no mínimo 200kwh/mês.
    Depende de muita coisa, eficiência dos eletrodomésticos, hábitos de acender/apagar luz, se gosta do ambiente bem iluminado, aquecimento,se usa forno com frequência, várias situações, etc. Mas penso que será por aí 200-300.
  2.  # 4

    Estou a ver. Pois, pensei que fossem +/- os tais 200kwh/mês

    Nós temos os 2 hábitos muito ambientalistas.
    Vai ter tudo temporizadores, tomadas com switches individuais para desligar o que realmente pode ficar desligado em vez de ficar em Stand by (por exemplo TV, box, microondas etc)
    Entre outras coisas

    Relativamente aos eletrodomésticos, todos têm uma categoria muito boa de eficiência.

    Se realmente for para os 200, estamos a falar de acima de 50eur já com IVA

    Realmente a energia subiu muito. Que absurdo
  3.  # 5

    Já agora, para este tipo de situação , que potência aconselham?
    5.75KVa?
  4.  # 6

    Colocado por: ECGBastosJá agora, para este tipo de situação , que potência aconselham?
    5.75KVa?


    A cozinha parece-me ser o fator determinante nisso, já que vai quase de certeza ser ela a determinar o pico de consumo.
    Aqui em casa também temos quase tudo elétrico menos águas e não temos problemas com 3,45kVA, mas sabemos de antemão que não podemos ligar demasiadas zonas da placa de indução ao mesmo tempo na potência máxima. Mas de resto não tem sido nenhuma limitação. Dando algum desconto para quem vai iniciar vida nova 4,6kVA parecem-me uma boa ideia para primeira aproximação. Se virem que não se adaptam muito bem podem sempre mudar.

    Já agora, para além da EDP e Galp aconselho a ver a SU (tarifa regulada)
    Concordam com este comentário: paulo_pereira
    • AMVP
    • 15 março 2022

     # 7

    Colocado por: ECGBastosJá agora, para este tipo de situação , que potência aconselham?
    5.75KVa?


    É demais. Experimento uma das duas abaixo.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  5.  # 8

    Colocado por: ruicarlov

    A cozinha parece-me ser o fator determinante nisso, já que vai quase de certeza ser ela a determinar o pico de consumo.
    Aqui em casa também temos quase tudo elétrico menos águas e não temos problemas com 3,45kVA, mas sabemos de antemão que não podemos ligar demasiadas zonas da placa de indução ao mesmo tempo na potência máxima. Mas de resto não tem sido nenhuma limitação. Dando algum desconto para quem vai iniciar vida nova 4,6kVA parecem-me uma boa ideia para primeira aproximação. Se virem que não se adaptam muito bem podem sempre mudar.

    Já agora, para além daEDP e Galp aconselho a ver a SU (tarifa regulada)


    Obrigado, sempre se poupam uns Euros na taxa diária

    Ja agora, sabe qual o IVA da eletricidade? 23 ou 13?

    Fiquei confuso.

    Obrigado

    P.S.: Peco desculpa se parecem ou sao perguntas parvas, mas eu acho que muitos casais jovens não ligam a este tipo de coisas, então tive de recorrer ao forum

    Obrigado
    • AMVP
    • 15 março 2022

     # 9

    Colocado por: ECGBastosJa agora, sabe qual o IVA da eletricidade? 23 ou 13?


    Actualmente, ambas as taxas de aplicam. Até um determinado volume de gasto, até 100, a taxa é de 13% depois é 23%

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/iva/detalhe/iva-mais-baixo-na-eletricidade-pode-estender-se-em-2022
  6.  # 10

    Colocado por: AMVP

    Actualmente, ambas as taxas de aplicam. Até um determinado volume de gasto, até 100, a taxa é de 13% depois é 23%

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/iva/detalhe/iva-mais-baixo-na-eletricidade-pode-estender-se-em-2022


    Ahhh, pensava que era 13% ou 23%

    Ou seja, os primeiros 100KWh sao taxados a 13 e o remanescente a 23%, é isso?
    Tambem se aplica a taxa fixa diária o IVA, ou so mesmo ao consumo?
    • AMVP
    • 15 março 2022

     # 11

    Colocado por: ECGBastosTambem se aplica a taxa fixa diária o IVA, ou so mesmo ao consumo?

    A tudo, o que tem alma e o que não tem. O IVA é muito abrangente.


    Colocado por: ECGBastosOu seja, os primeiros 100KWh sao taxados a 13 e o remanescente a 23%, é isso?


    Sim
    Concordam com este comentário: joaosantos
  7.  # 12

    Colocado por: ECGBastos
    Tambem se aplica a taxa fixa diária o IVA, ou so mesmo ao consumo?


    Na taxa diária o IVA é 6% sobre a tarifa de acesso às redes até 3,45kVA. Acima disso é 23%. A margem da comercializadora na potência contratada é sempre tributada a 23%.

    Guia do IVA na eletricidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  8.  # 13

    Colocado por: ruicarlov

    Na taxa diária o IVA é 6% sobre a tarifa de acesso às redes até 3,45kVA. Acima disso é 23%. A margem da comercializadora na potência contratada é sempre tributada a 23%.

    Guia do IVA na eletricidade


    Então vamos levar com 23% … enfim

    Muito obrigado por todas as respostas
  9.  # 14

    Colocado por: ECGBastose realmente for para os 200, estamos a falar de acima de 50eur já com IVA

    Realmente a energia subiu muito. Que absurdo


    Vê-se bem que não é você que pagas as contas atualmente.
    • zed
    • 16 março 2022

     # 15

    Colocado por: SrRexcepto as aguas quente e aquecimento

    Que são geralmente o maior e segundo maior consumo numa habitação.
  10.  # 16

    Colocado por: ECGBastosAgradecia se alguém me conseguisse dizer ± quanto gastariam 2 pessoas nestas condições, em KWh
    Em termos de KWh não sei responder, mas eu e a esposa temos contrato a 3.45 KVA com a EDP e pagamos mensalmente entre 27-35 euros de eletricidade. A diferença é que cozinhamos com gás, apesar de aquecermos previamente a água num jarro elétrico (poupar tempo). Usamos ainda cerca de uma vez por semana forno ou airfryer.

    Não fazemos uso de aquecedores.

    Por isso diria que o ECGBastos vai gastar mais 15-20 euros devido ao uso da placa. Mas também não sei se vamos ter aumentos de eletricidade.
    • hangas
    • 16 março 2022 editado

     # 17

    Este é o gráfico de consumo mensal de um T2. 2 Adultos e uma criança.
    AQS e Aquecimento a gás natural. De resto tudo elétrico e placa de indução.

    Ronda os 200kWh indicados acima.
    Note-se que foi num ano com 100% teletrabalho, com gente sempre em casa.

    O consumo diário anda ali nos 6-7kWh
      Screenshot 2022-03-16 at 13.25.53.png
      Screenshot 2022-03-16 at 13.30.30.png
  11.  # 18

    Colocado por: hangasEste é o gráfico de consumo mensal de um T2.
    Que tecnologia usa para fazer estes gráficos. Dava-me jeito aplicar este sistema.
  12.  # 19

    Colocado por: rjmsilva

    Vê-se bem que não é você que pagas as contas atualmente.


    Colocado por: rjmsilva

    Vê-se bem que não é você que pagas as contas atualmente.


    Todos vieram dar comentários de ajuda, ou de ensino, que foi o intuito da criação deste tópico. Tem sempre de haver um que vem mandar postas sem ter conhecimento prévio. Em Portugal nunca paguei contas a cheio. Mas já paguei 7 anos noutro país (e nem vale a pena dizer onde). Portanto, se digo que acho que é muito é porque tenho um termo comparativo. Portanto, cuidado com comentários infelIzes
  13.  # 20

    Colocado por: HAL_9000Em termos de KWh não sei responder, mas eu e a esposa temos contrato a 3.45 KVA com a EDP e pagamos mensalmente entre 27-35 euros de eletricidade. A diferença é que cozinhamos com gás, apesar de aquecermos previamente a água num jarro elétrico (poupar tempo). Usamos ainda cerca de uma vez por semana forno ou airfryer.

    Não fazemos uso de aquecedores.

    Por isso diria que o ECGBastos vai gastar mais 15-20 euros devido ao uso da placa. Mas também não sei se vamos ter aumentos de eletricidade.


    Bastante educativo obrigado
 
0.0220 seg. NEW