Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: fernandoFerreiracontinuo na minha.
    isso só pode ser um tubo de água quente...
    certamente já nem se lembra que lá passa...

    ou então está aqui a dar tanga à malta
    Meu caro amigo, não tenho idade para andar "tanga à malta", Se fizesse uma breve "conta" veria que eu fiz a obra há 33 anos. Sou reformado, avô e não gosto de "dar tanga" a ninguém (nem preciso). Eu recorri ao forum, porque achei muito estranho esta situação. Respondendo à questão do que existe do outro lado, é a cozinha do vizinho. Neste momento, da mesma forma que apareceu a situação...desapareceu. Não existe qualquer diferença de temperatura em relação ou restante da casa. Não posso responder ao que não sei. Não faço ideia como surgiu a situação e nem me vou preocupar mais com isto. Foram dois dias de imensa preocupação. Muito obrigado a todos pela ajuda e solidariedade. Um bem hajam.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 122

    Colocado por: NostradamusPiadas à parte sobre as toupeiras, o seu caso é algo que é me familiar.

    Por acaso usou recentemente produtos de limpeza/brilho nesse sitio? Sonosol, lixívia, etc? Ou mudou recentemente de produto de limpeza?

    E a superfície nessa zona, apresenta alguma rugosidade diferente ou um aspecto branqueado? Como se tivesse a corroer? Poderá ser difícil de ver com o olho nu, mas passe com a unha a ver se sente a superfície atacada de alguma forma.

    Ha muitos anos atrás no CEMMPRE em Coimbra, deparei-me com uma reação exotérmica muito parecida à sua, entre a tijoleira e os produtos de limpeza.

    Se nao me falha a memoria, a senhora da limpeza usava Sonasol, que é um produto à base de amoníaco na forma amoniacal, NH4, que reagiu com o barro, cuja constituição tem vários elementos desde alumínio, silício etc.

    Poupando as aulas de química, até porque também nao me lembro a 100%, o resultado inicial deve ter desencadeado uma reaçao do tipo REDOX formando posteriormente as ditas bombas de fertilizante caseira: nitrato de amónio NH4NO3

    Independentemente de ser ou nao a mesma reação exotérmica, recomendo-o a lavar muito bem o chao, apenas com muita agua abundante, até a temperatura baixar. Assim descarta ja a possibilidade de haver uma reacção exotérmica à superfície.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII
    Não tivemos nenhum procedimento que não tivessemos habitualmente na vida do dia a dia. Esta situação vai ficar como uma "má lembrança", pois chegamos a pensar o pior.
  3.  # 123

    Colocado por: rjmpiresEstória brutal.. se daqui a 1 semana não aparecer na CMTV é porque é mentira.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Beto1980
    Não aparece porque a situação desapareceu. Vou esperar a conta bem "aditivada" :(
  4.  # 124

    Colocado por: OrelquesPara eliminar mais uma probabilidade. Já tinha referido o "fio terra" na zona em que começa o zona quente


    Como não passa lá nenhum ramal, a e-redes na melhor das hipóteses vai dizer para arranjar um técnico para verificar a situação, na pior manda desligar a energia até um técnico credenciado confirmar que não é problema da instalação elétrica.
  5.  # 125

    Colocado por: Varejote

    Como não passa lá nenhum ramal, a e-redes na melhor das hipóteses vai dizer para arranjar um técnico para verificar a situação, na pior manda desligar a energia até um técnico credenciado confirmar que não é problema da instalação elétrica.
    Até ao momento não recebi qualquer resposta de nenhuma das identidades contactadas (normal!), mas mesmo que me contactem, a partir deste momento, já não poderei demonstrar a situação, pois, como referi anteriormente, a situação "desapareceu" totalmente. :O
  6.  # 126

    Colocado por: OrelquesNão aparece porque a situação desapareceu. Vou esperar a conta bem "aditivada" :(

    É pena, já estava a imaginar a sua estória vendida à Netflix, uma série emocionante do paranormal.
    • AMVP
    • 17 março 2022

     # 127

    Colocado por: OrelquesNeste momento, da mesma forma que apareceu a situação...desapareceu.


    Ainda bem que tem a sua situação resolvida, desejo que não volte a passar por essa preocupação.
  7.  # 128

    Colocado por: Orelquesquestão é que o "fio terra" passa de facto mesmo junto á parede do corredor e o "ferro" está enterrado exactamente no ponto por baixo da soleira onde também está quente. Assim, a questão está, que poderá haver alguma passagem de um qualquer eletrodoméstico que esteja a manter em carga o fio terra


    Não me parece. A conta de eletricidade seria enorme e o disjuntor diferencial teria desarmado
  8.  # 129

    Se for no troço antes do Quadro geral, não há diferencial que lhe valha.

    Mas era preciso que gerasse uma corrente tal que justificasse o aquecimento verificado, mas não alta o suficiente para queimar o fusível da caixa P100
  9.  # 130

    Que grande mistério!!

    É porque passa aí um tubo de quente, não lhe parece?! Não se fie muito nas memórias que tem de há 30 anos quando fez a casa, às vezes num espaço de meses achámos que fizemos alguma coisa de uma maneira e afinal fizemos de outra.
    •  
      Dom
    • 18 março 2022

     # 131

    Faz-me lembrar uma história de um individuo que tinha descoberto no chão do anexo uma área quente com 20cm de diâmetro e queria partir o chão para perceber. Felizmente, dias mais tarde em conversa com a mulher é que percebeu que tinha sido ela a deixar lá uma frigideira a arrefecer.
  10.  # 132

    Colocado por: DomFaz-me lembrar uma história de um individuo que tinha descoberto no chão do anexo uma área quente com 20cm de diâmetro e queria partir o chão para perceber. Felizmente, dias mais tarde em conversa com a mulher é que percebeu que tinha sido ela a deixar lá uma frigideira a arrefecer.

    Esta é mais emocionante, e há a expectativa de voltar a acontecer.
    Concordam com este comentário: Dom
  11.  # 133

    O vizinho entretanto asssusta-se com a conta da eletricidade (ou gás) e repara a fuga...ou e talvez possa também ser uma causa: uma das máquinas de lavar do vizinho estar com uma fuga no esgoto e saír água quente (nos dias em que lavar a 90 graus, uma fuga é capaz de gerar esse aquecimento.)
  12.  # 134

    Colocado por: J.FernandesQue grande mistério!!

    É porque passa aí um tubo de quente, não lhe parece?! Não se fie muito nas memórias que tem de há 30 anos quando fez a casa, às vezes num espaço de meses achámos que fizemos alguma coisa de uma maneira e afinal fizemos de outra.
    Boas....concordo. A memória já não é o que era nesta idade, mas, até agora já não há "mistério". Desapareceu por completo esta situação :(
  13.  # 135

    Colocado por: DomFaz-me lembrar uma história de um individuo que tinha descoberto no chão do anexo uma área quente com 20cm de diâmetro e queria partir o chão para perceber. Felizmente, dias mais tarde em conversa com a mulher é que percebeu que tinha sido ela a deixar lá uma frigideira a arrefecer.
    Boa. Esta sim, merece cmtv :)
  14.  # 136

    Colocado por: nunogouveiaO vizinho entretanto asssusta-se com a conta da eletricidade (ou gás) e repara a fuga...ou e talvez possa também ser uma causa: uma das máquinas de lavar do vizinho estar com uma fuga no esgoto e saír água quente (nos dias em que lavar a 90 graus, uma fuga é capaz de gerar esse aquecimento.)
    Aqui nesta moradias, temos esgotos separados, foi uma imposição nossa na altura da reconstrução, pois os esgotos das três estavam todos ligados à caixa que estava na minha cave. Aconteceu um dia, o tubo de esgoto do vizinho partir e em alguns dias que não fomos à cave tínhamos uma altura de "material" na ordem dos 30cm. Assim obrigamos a que todos tivessem os seus "esgotos" para que tal situação não se viesse a repetir.
  15.  # 137

    mesmo com esgotos separados, se houver uma fuga na máquina do vizinho junto à sua parede, a água quente vai seguir pelo caminho mais fácil sob o solo. Se for o caso, mais tarde isso pode causar infiltrações e degradação nas suas paredes.
    Concordam com este comentário: SMBS, zedasilva
 
0.0301 seg. NEW