Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Pretendo vender o meu apartamento que foi minha habitação própria permanente até à compra de novo imóvel (há 6 meses atrás). O imóvel que pretendo vender esteve alugado durante estes 6 meses. Ao vender, pretendo investir as mais valias no pagamento da hipoteca do apartamento novo. Poderei ser isenta de pagar IRS sobre as mais-valias uma vez que vou vendar a minha antiga habitação própria permanente para pagar a atual habitação própria permanente ou perdi essa isenção por ter alugado o apartamento após ter mudado de casa?
    Não percebo como é que a isenção funciona para quem comprou casa nova há menos de 24 meses e a anterior tenha que ser habitação própria permanente, é impossível ter 2 habitações próprias permanentes em simultâneo...
    Muito obrigada.
  2.  # 2

    ou perdi essa isenção por ter alugado o apartamento após ter mudado de casa?

    Acho que não interfere com isso.

    Não percebo como é que a isenção funciona para quem comprou casa nova há menos de 24 meses e a anterior tenha que ser habitação própria permanente, é impossível ter 2 habitações próprias permanentes em simultâneo.


    O que está previsto é o reenvestimento na nova casa ser feito 24 meses antes ou 36 depois da venda da 1a casa. Certamente a sua HPP antes de comprar a nova era a outra, e agora a sua HPP passou a ser esta que habita actualmente.
    Não tenho a certeza é se o pagamento da hipoteca do apartamento novo se aplica. (amortização total ou parcial do CH ao banco, mas acho que faz sentido que sim).
    O melhor é pedir esclarecimento diretamente nas finanças.
 
0.0084 seg. NEW