Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

    Colocado por: NostradamusQual é o mal do pré aro avançar 2 ou 3 cm para o interior da caixa do estore?
    mas assim não perco espaço para o estore enrolar quando o problema pode ser falta de espaço, dai a minha pergunta inicial do diametro necessário para enrolar o estore, se tiver espaço que chegue o pré aro entrar na caixa não é problema nenhum.



    Colocado por: NostradamusTambém não avança nas paredes laterais? Não vai desbastar as paredes laterais pois não? Esse pré aro não esta em toda o caixilho, nas laterais também?
    não vou desbastar nada. sim tem pré aro em toda a volta 10cm

    Colocado por: NostradamusEu percebi que quer as janelas à face interior, mas juro que não entendo o problema.
    Ainda não existe problema nenhum, só estou a tentar definir um pormenor para não ter surpresas depois.

    Colocado por: NostradamusIsto não é precisão mecânica em que todos os elementos tem de corresponder exactamente às medidas dos aros.
    nunca tive esse objetivo, mas que existe ali um pré aro que ocupa espaço existe.
  2.  # 822

    voltando à questão inicial, pedi ajuda ao chatGPT e ele respondeu:


    Se o estore enrolado ocupa 18 cm de diâmetro (com eixo de 70 mm), a caixa precisa de ter um espaço livre suficiente para acomodar este diâmetro e ainda permitir que o estore enrole sem dificultar o movimento. A folga ideal para garantir o bom funcionamento é de 2 a 3 cm de cada lado.

    Cálculo do espaço livre na caixa:
    Diâmetro do estore enrolado: 18 cm
    Folga nas laterais: 2 a 3 cm por lado
    Largura mínima da caixa (para garantir o enrolamento):
    Espaço total necessário = 18 cm (diâmetro do estore enrolado) + 2 a 3 cm de folga de cada lado
    Largura mínima da caixa = 18 cm + (2 a 3 cm × 2)
    Largura mínima da caixa = 18 cm + 4 a 6 cm
    Largura mínima da caixa = 22 a 24 cm
    Portanto, a largura da caixa precisa de ter entre 22 cm e 24 cm de espaço livre para acomodar o estore enrolado com folga suficiente.
  3.  # 823

    O que penso não precisar é de dobrar os 12cm inteiros do ETICS nos vãos. Está a reduzir a ponte termica, mas a janela em si também o é e muito mais "grave" do que usar 6cm nessas dobras, por exemplo.

    Quanto ao desbastar que foi falado, tem a abertura suficiente para colocar a caixa de estores e ainda revestir os topos/laterais com isolamento?

    Deixo aqui a solução que vou executar:

    As minhas paredes são de bloco de 25 e capoto de 8, as caixas de estores que tenho são 28x28cm para janelas com 2m no máximo.
    Amarelo- ETICS 8cm
    Castanho- Caixa de Estores 28x28
    Rosa- Bloco térmico 25cm
    Azul claro- XPS de 5cm
    Azul escuro- Lintél/Viga de betão
    Os espaços em branco à volta da caixa são folgas deixadas para ajustes necessários, que serão preenchidos sempre que necessário com espuma PU. O bloco foi deixado com o espaço em branco livre para conseguir executar isto.




    A caixa está 8cm puxada para fora da parede, para alinhar com o EPS.
    Antes de colocar a caixa no sítio, esta vai levar o topo e as laterais revestidas com o XPS colado com espuma de colagem. Toda a lateral e apenas os 20cm que encostam ao lintel. o EPS vai topar no topo da caixa e nas laterais. Depois leva rede contínua e é tudo barrado junto com rede e acabamentos do ETICS.

    Por dentro, leva uma "tampa" de xps a tapar todo o buraco. As juntas dessa tampa serão seladas com fitas de estanquidade, depois será tudo barrado com rede e rebocado juntamente com a parede.

    Por fora, o capoto dobra nas ombreiras mas apenas com 4cm, até encostar à caixilharia. Não vou usar pré-aro na maioria dos vãos, porque não vejo a vantagem térmica para esta instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  4.  # 824

    Colocado por: jpmassenaDeixo aqui a solução que vou executar:


    Basicamente o que eu tentei explicar ao Tiago.
    Concordam com este comentário: jpmassena
    • RUIOLI
    • 31 janeiro 2025 editado

     # 825

    Muito parecido com o que eu fiz, mas na face de dentro de casa coloquei cortiça para melhorar a acústica.
    Concordam com este comentário: Peper87
  5.  # 826

    Como é que segura a parte que fica fora, da caixa de estore? Enquanto aguarda o capoto
  6.  # 827

    Colocado por: fabsilComo é que segura a parte que fica fora, da caixa de estore? Enquanto aguarda o capoto


    Essa parte ainda não está 100% definida, mas há várias hipóteses na mesa:
    Buchas de capoto por dentro da caixa até ao lintel, uma chapa longitudinal por dentro e uns varões roscados ao lintel ou aquelas fitas de alumínio. Quando tivermos as caixas, vamos analisar a melhor forma com o empreiteiro.
  7.  # 828

    Alvenaria interior feita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, larkhe, Fresias, Rui_Mendes, jpmassena, sito, humarkx
      Captura de ecrã 2025-02-10 170115.png
      Captura de ecrã 2025-02-10 170011.png
  8.  # 829

    Está a avançar bem 💪
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  9.  # 830

    Essa ultima foto fez-me lembrar o Doom 😁
    Concordam com este comentário: Ruikode, Peper87, Bragas V, tiagodiaf, Rui_Mendes
  10.  # 831

    Tem aí um senhor corredor….
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    • jg231
    • 10 fevereiro 2025

     # 832

    Colocado por: tiagodiafAlvenaria interior feita
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sito,humarkx
      Captura de ecrã 2025-02-10 170115.png
      Captura de ecrã 2025-02-10 170011.png


    com que trabalha para saber fazer isso tudo?
  11.  # 833

    Colocado por: jg231com que trabalha para saber fazer isso tudo?
    não percebi
  12.  # 834

    Tiago está com muito bom aspeto! Obra limpa e aprumada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  13.  # 835

    Colocado por: rpmmsantosObra limpa e aprumada...
    Nas fotos ainda não estava bem limpa, mas está a ser tratado.
  14.  # 836

    Alguma dica para a abertura dos rasgos? que infraestruturas fazer primeiro?
    • SrR
    • 11 fevereiro 2025

     # 837

    Colocado por: tiagodiafAlguma dica para a abertura dos rasgos? que infraestruturas fazer primeiro?
    pichelaria o resto do pessoal que se desamerde.
    • SrR
    • 11 fevereiro 2025

     # 838

    Se vai colocar por ex torneiras embutidas nas WC mande rebocar as paredes primeiro e só depois faz a abertura dos rasgos, para alinhar as torneiras é melhor.
    Concordam com este comentário: sltd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  15.  # 839

    O máximo possível a andar pelos tetos, para manutenção futura facilita bastante.
    Concordam com este comentário: HideCode, setaevra
    • SrR
    • 11 fevereiro 2025 editado

     # 840

    Colocado por: RUIOLIO máximo possível a andar pelos tetos, para manutenção futura facilita bastante.
    99% das instalações que tenho feito e acompanhado e de outras especialidades anda tudo pelo tecto excepto o que não é possível.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, HideCode, Jpires76, setaevra
 
0.2044 seg. NEW