Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

  2.  # 162

    Colocado por: jorgealvessinceramente este pormenor não faz sentido pois vai obrigar a um desperdício de energia.

    Seria muito melhor usar 2 retornos com circuladores independentes: 1 para a cozinha e outro para os quartos com controles separados pois tem usos bastante dispares


    Foi exatamente o mesmo que eu lhes disse, discordaram comigo, mas vai ser feito com dois circuitos independentes por essa mesma razão de serem usos diferentes e para minimizar a perca térmica naquela quantidade toda de tubo. O acionamento ainda ando a estudar como o vou fazer, vai ser integrado na domotica e provavelmente na cozinha ou vai ser por horário ou com base no fim do uso do fogão, nos wc ainda não esta bem decidido mas provavelmente será com base na presença na casa de banho. Tanto uma situação como a outra com acionamento manual também.
  3.  # 163

    Colocado por: marcocarhttps://www.bigmat.fr/produit/coffre-perfecto-ite/amp/

    Estes nao servem?


    vou verificar, como disse a solução ainda está em estudo.
  4.  # 164

    Colocado por: TroinoSeria interessante ver esse detalhe, que isolamento vai usar?


    Aqui está ele, pode haver ai umas arestas a limar mas é +/- isso.

    Aceito criticas para melhorar
  5.  # 165

    Colocado por: tiagodiaf

    Aqui está ele, pode haver ai umas arestas a limar mas é +/- isso.

    Aceito criticas para melhorar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
      pormenor pala e platibanda.png
  6.  # 166

    Colocado por: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpmassena
      pormenor pala e platibanda.png


    É o PHPP que indica essas espessuras de isolamento? Testaram com outras espessuras para ver se cumpria? Está a pensar em certificar?

    Já agora, sempre optou por PRH? Tem orçamentos?
  7.  # 167

    Colocado por: jpmassenaÉ o PHPP que indica essas espessuras de isolamento?
    sim

    Colocado por: jpmassenaTestaram com outras espessuras para ver se cumpria?
    sim foi testado com outras.

    Colocado por: jpmassenaEstá a pensar em certificar?
    Não, nem sei se conseguia. Mas quero tentar fazer o boomdoor test

    Colocado por: jpmassenaJá agora, sempre optou por PRH?
    Sim, o sistema da Schlüter®-BEKOTEC com bomba de calor para PRH e AQS

    Colocado por: jpmassenaTem orçamentos?
    Ainda só tenho dois, que por sinal são bem diferentes, mas um deles ainda precisa de umas afinações porque eu vou dispensar os termostatos e controladores de válvulas que eles colocam e usar a domotica da casa para tal (poupo uns quantos €€)
  8.  # 168

    Colocado por: tiagodiafAinda só tenho dois, que por sinal são bem diferentes, mas um deles ainda precisa de umas afinações porque eu vou dispensar os termostatos e controladores de válvulas que eles colocam e usar a domotica da casa para tal (poupo uns quantos €€)


    Estou a pensar no mesmo, não interessa o sistema central mas as eletroválvulas controladas por um módulo de relés ligado a um ESP32 ou Arduino. Vai fazer semelhante?
  9.  # 169

    Colocado por: powerPTEstou a pensar no mesmo, não interessa o sistema central mas as eletroválvulas controladas por um módulo de relés ligado a um ESP32 ou Arduino. Vai fazer semelhante?
    Eu vai ser algo do gênero mas em KNX, vou ter atuadores a controlar as eletroválvulas e sensor de temperatura e humidade em todas as divisões (vão ser no interruptor).
  10.  # 170

    Aqui fica mais um pormenor que apesar de já estar por ai este está mais "bonito"
    Fica a faltar o das janelas e outros que se lembrem de pedir :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
      pormenor fundação_2.png
      pormenor fundação.png
  11.  # 171

    Sobre a espessura do isolamento, a sua casa é na zona de Viseu, correto?

    Colocado por: tiagodiaf
    Ainda só tenho dois, que por sinal são bem diferentes


    Pode partilhar ordens de grandeza por m2?


    Colocado por: powerPT
    Estou a pensar no mesmo, não interessa o sistema central mas as eletroválvulas controladas por um módulo de relés ligado a um ESP32 ou Arduino. Vai fazer semelhante?


    As válvulas do PRH são "eletro" mesmo que não peça o sistema de controlo central?
  12.  # 172

    Acho um erro termos o dreno abaixo da cota da fundação.
    O terreno onde "pousa" a estrutura é composto por inertes, vazios e água (esperando que não tenha orgânicos) e a meu ver não devia ter alterações composição provocadas pela drenagem da água.
    Eu coloco sempre a drenagem acima da base das sapatas.
    Concordam com este comentário: jpmassena, marcocar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  13.  # 173

    Colocado por: nunogouveiaAcho um erro termos o dreno abaixo da cota da fundação.
    O terreno onde "pousa" a estrutura é composto por inertes, vazios e água (esperando que não tenha orgânicos) e a meu ver não devia ter alterações composição provocadas pela drenagem da água.
    Eu coloco sempre a drenagem acima da base das sapatas.
    Concordam com este comentário:jpmassena
    mais uma situação que não ha consenso entre técnicos.
  14.  # 174

    Colocado por: jpmassenaPode partilhar ordens de grandeza por m2?


    Assim por alto é isto já com IVA
    1 - 195€/m2 (este é o que tem muitas coisas para afinar)
    2 - 130€/m2 (este já foi afinado)

    Para o mesmo sistema de PRH, no AQS e BC diferem um pouco.

    Depois de ajustados, os dois devem andar na mesma grandeza de preços

    Além disto tenho ainda orçamento para pré-instalação de AC no valor de +-/ 1500€
  15.  # 175

    Colocado por: nunogouveiaAcho um erro termos o dreno abaixo da cota da fundação.
    Como o DR diz:
    Colocado por: DR1982
    mais uma situação que não ha consenso entre técnicos.

      Por acaso o técnico PHD desenhou acima, mas já me tinham dito aqui para fazer abaixo. Não sei quem ouça, mas vou ter de estudar melhor esse assunto e decidir.
    •  # 176

      Também já me disseram para colocar a tela acima do isolamento como também que não servia para nada a tela. Cada um tem a sua opinião, tenho de as ouvir a todas e decidir e no fim viver com as decisões tomadas
      Concordam com este comentário: marize
    •  # 177

      Colocado por: tiagodiaf
      Para o mesmo sistema de PRH e AQS


      Quando diz AQS é a instalação toda (canalização e partilha da BC para os 2 sistemas?)

      Colocado por: tiagodiafAlém disto tenho ainda orçamento para pré-instalação de AC


      Vai ter o PRH e a pré-instalação de AC em simultaneo (5-7 maquinas?)?

      Quero novamente agradecer todas as respostas!

      Já agora, como vai a obra? :)
      • VCG
      • 14 fevereiro 2023

       # 178

      Colocado por: tiagodiaf

      Sim tive algum apoio do PHD.

      Posso partilhar alguns pormenores:
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Troino,jpmassena
        3.png
        2.png
        1.png

      Tiago, pode explicar melhor a questão da caixa de estores com medidas?
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruinunes
    •  # 179

      Colocado por: jpmassenaQuando diz AQS é a instalação toda (canalização e partilha da BC para os 2 sistemas?)
      Só o termoacumulador para aquecer a água e sim partilham a mesma BC.

      Colocado por: jpmassenaVai ter o PRH e a pré-instalação de AC em simultâneo (5-7 maquinas?)?
      Pré-instalação para a casa toda, em relação as máquinas não sei mas penso que 5 ou menos se for multisplit, eu só estou a fazer a pré-instalação por descargo de consciência porque quero acreditar que o PRH dá conta do recado, mas como cada vez está mais quente

      Colocado por: jpmassenaQuero novamente agradecer todas as respostas!
      é para isto que serve o tópico


      Colocado por: jpmassenaJá agora, como vai a obra?
      conforme a ultima fotografia publicada, ainda estamos a tratar do crédito que se esta a revelar uma verdadeira dor de cabeça.
      • Peper87
      • 14 fevereiro 2023 editado

       # 180

      Colocado por: tiagodiafSó o termoacumulador para aquecer a água e sim partilham a mesma BC.

      Pré-instalação para a casa toda, em relação as máquinas não sei mas penso que 5 ou menos se for multisplit, eu só estou a fazer a pré-instalação por descargo de consciência porque quero acreditar que o PRH dá conta do recado, mas como cada vez está mais quente

      é para isto que serve o tópico


      conforme a ultima fotografia publicada, ainda estamos a tratar do crédito que se esta a revelar uma verdadeira dor de cabeça.
      porque não faz pré instalação para VC's tem o cuidado na escolha da bomba de calor que já esteja preparada para isso. E se necessitar usa os VC's em caso de calor extremo
      Estas pessoas agradeceram este comentário: mfferreira
     
    0.0458 seg. NEW