Iniciar sessão ou registar-se
    • Ana3
    • 16 março 2022

     # 1

    Boa noite. É a primeira vez que coloco alguma dúvida aqui, obrigada pela ajuda a quem tiver conhecimento.
    Obtive ontem o resultado da avaliação para uma casa que estou a comprar e veio 14 mil euros abaixo do valor de compra.
    Tenho o crédito aprovado para 80% do valor da venda mas para isso precisava que a avaliação fosse o mesmo valor que a venda efetiva, mas foi 14 mil euros abaixo.
    A questão é que estou sem tempo porque tenho que entregar a casa onde moro dia 26/3 e o banco disse que o mais fácil e rápido é pedir um aumento do LTV de 80% para 83,3 que é o que preciso.
    Alguém sabe se esta situação é relativamente viável na CGD?
    Hoje fui ao banco e levei uma exposição documentada de como a avaliação não estava bem realizada uma vez que em termos de comparação (um dos métodos das avaliações), contemplou moradias em nada semelhantes à que estava a ser avaliada.
  1.  # 2

    Pois é.. isto está tudo especulado.
    Os bancos e os avaliadores, não estão a dar vazão aos especuladores. Os negócios não se irão concretizar pelos valores pedidos.
    Mais, isto vai estourar...

    Agora tem de resolver a sua questão. Quem lhe pode reolver e responder a isso é o seu gestor de conta.
    • Ana3
    • 17 março 2022

     # 3

    Por acaso neste caso foi considerada no próprio banco avaliação não criteriosa, aumentaram o LTV para os 3 pontos adicionais necessários.
    Admito que possa ter razão na maior parte dos casos, mas neste caso em específico, foi mesmo péssima avaliação e bastou ao banco comparar com as 4 moradias que utilizou o avaliador para justificar.
    • NLuz
    • 17 março 2022

     # 4

    Vou dar um exemplo concreto e o mais atualizado possível.

    Estou em vias de vender um imóvel, e o comprador teve ontem o crédito aprovado.
    O banco disse-lhe que a escritura tem que ser feita até meados de Abril, pois não garantem processos de crédito com mais de 1 mês.
    Antes o crédito era aprovado e a escritura era até 3/6 meses, conforme o banco.
    Agora com a atual conjetura é um mês.
    É navegar conforme o vento, os bancos estão mesmo a ver o que vai dar...

    Não sei se é o "estouro" , mas os bancos estão a fechar a torneira.
    • Ana3
    • 17 março 2022

     # 5

    No meu caso não tem a ver com taxa de esforço ou com o outro valor que o banco analisa já tendo em conta a subida do juro, tudo isso está tranquilo. Tem a ver com a LTV porque a avaliação não foi criteriosa mas já está resolvido. Não pode ser que na mesma localidade uma moradia isolada, de 2010 t5 seja comparada com uma geminada, de 1995 e t3. Este foi um dos exemplos utilizados para comparar. Além disso não foram considerados os 25 mts 2 do alpendre. Mas está resolvido.
  2.  # 6

    Colocado por: Ana3meu caso não tem a ver com taxa de esforço ou com o outro valor que o banco analisa já tendo em conta a subida do juro, tudo isso está tranquilo. Tem a ver com a LTV porque a avaliação não foi criteriosa mas já está resolvido. Não pode ser que na mesma localidade uma moradia isolada, de 2010 t5 seja comparada com uma geminada, de 1995 e t3. Este foi um dos exemplos utilizados para comparar. Além disso não foram considerados os 25 mts 2 do alpendre. Mas está resolvido.


    O banco resolveu assim, mas havendo até como relata erros de medição entre outros deveria o banco também ter pedido reapreciação do relatório, e algo natural.

    Erros e más avaliações existem dia sim dia sim, e são assim resolvidas.

    Tal como outras demais interações e duvidas esclarecidas entre entidade bancária e o prestador (empresa avaliadora).
 
0.0118 seg. NEW