Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos. Já investiguei aqui em vários fóruns abertos, mas não consegui encontrar a informação concreta da minha dúvida.

    Se existe e estou a duplicar, antecipo as minhas mais sinceras desculpas.

    Vou adquirir um apartamento T3 de 1990 e pretendo remodelá-lo, desde canalizações a cozinha e wc novos.

    A dúvida que quero aqui expor (tenho muitas mais, mas isso são outros 500) é:

    Tenho uma lareira aberta na sala, e não existe sistema de aquecimento central. O aquecimento das àguas é feito atravéz de um cilindro (atualmente).

    Pensei em transformar a lareira num recuperador de calor (a lenha ou pellets) e colocar tubagens pela casa e instalar uma espécie de aquecimento central, onde os quartos (eventualmente colocaria nos wc's) seriam aquecidos através do calor gerado pelo recuperador.

    Falaram-me que isso poderia ser feito pelo chão, mas também pelo teto, colocando depois um teto falso.

    Alguém já o fez? Qual a vossa opinião?

    Ainda, se me souberem dar algum panorama geral de quanto e tempo e dinheiro seria necessário para isto agtadecia.

    Obrigada
  2.  # 2

    Sim isso pode ser feito. Eu tive (tenho, mas já não uso) um sistema do género num apartamento, apenas a canalização já lá estava quando o comprei. Tinha uma caldeira a gás, ligou-se a tubagem a um recuperador de calor a lenha e funcionou sem problemas.
    Além das tubagens, obviamente que tem de instalar radiadores.

    Custos, não faço ideia. Mas veja se, caso possa colocar aparelhos de AC no exterior (condomínios e tal...) não é mais barato instalar AC que faz calor e frio ;-)
 
0.0065 seg. NEW