Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos membros do Fórum da Casa.

    Venho pelo presente post (e uma vez mais) solicitar na medida do possível a vossa ajuda/opinião sobre a presente situação.

    Estou presentemente no processo de construção de uma moradia (na qualidade de dono de obra).

    Acontece porém que agora que se vai iniciar a empreitada de ETICS, o instalador chamou à atenção (e bem), que uma das fachadas (na realidade é apenas uma porção da fachada) já se encontra no limite do terreno e na parte em que gemina com outra habitação, impossibilitando a colocação do ETICS, conforme mostra a figura abaixo.

    https://1drv.ms/u/s!AtWRl6GgLCGamnq7Zx4iGn9fI8eS?e=kX30Q3

    O Responsável do Projeto assumiu o erro (por não ter contemplado essa área) e responsabilizou-se pela situação mas agora torna-se necessário resolver o melhor possível a situação.

    Foram-me indicadas as possíveis soluções:

    1 - Retirar reboco, recuar os panos de parede (tijolo 15 + wallmate + tijolo térmico de 29cm) diminuindo a área do quarto (não é muito importante pois o quarto é generoso)

    2 - Fazer isolamento térmico pelo interior.

    3 - Colocar o barramento final pois a parede já terá um bom comportamento térmico dada a sua composição (tijolo 15 + wallmate + tijolo térmico de 29cm). Não ficaria obviamente perfeita em termos técnicos mas...

    Tem existido uma excelente relação com o Autor do Projeto / Empreiteiro e qualquer das situações está em cima da mesa.

    Será que me poderiam dar uma opinião no sentido de tomar a melhor decisão, por favor?

    Obrigado antecipadamente.
  2.  # 2

    Como é que preveem a correção das pontes térmicas caso não optem pelo ETICS nessa fachada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  3.  # 3

    não percebo é como é que numa obra nova se faz parede dupla com isolamento, e depois ainda se mete ETICS...
    dinheiro a mais??

    isso não tinha ficado melhor com parede simples + Etics (apenas)?
    metiam 8 CM de EPS entre os dois edificios, e tava o problema resolvido...

    mas pronto, tá feito... agora depende do que tem já executado. se cumprir a térmica com o que já tem feito, deixe ficar assim.
    Pilares e vigas foram isolados?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesComo é que preveem a correção das pontes térmicas caso não optem pelo ETICS nessa fachada?


    Boa tarde e obrigado pelo comentário.

    Supostamente utilizando as opções 1 ou 2... ou garantindo que a parede como está cumpre a térmica.
  5.  # 5

    Nem que pague ao vizinho uma pintura em troca desses cm de ETICS... até valoriza a sua casa :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiranão percebo é como é que numa obra nova se faz parede dupla com isolamento, e depois ainda se mete ETICS...
    dinheiro a mais??

    isso não tinha ficado melhor com parede simples + Etics (apenas)?
    metiam 8 CM de EPS entre os dois edificios, e tava o problema resolvido...

    mas pronto, tá feito... agora depende do que tem já executado. se cumprir a térmica com o que já tem feito, deixe ficar assim.
    Pilares e vigas foram isolados?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Boa tarde e obrigado pelo comentário.

    A obra não é toda com parede dupla + ETICS. Esta fachada que é geminada com a moradia adjacente é que foi construída dessa forma a meu pedido (dono de obra). Fui alertado para esse suposto "erro" pelo Autor do Projeto. E não se trata de querer desperdiçar dinheiro... num País em que ninguém respeita o direito ao silêncio e descanso dos outros (e uma vez a moradia é geminada), prefiro acreditar que a solução ficará pelo menos um pouco melhor assim nesse aspeto. E já que vou gastar em PVC, vidros, etc, etc... para ter algum conforto acústico certamente não será por causa de mais um pano de parede numa fachada que me parece que seja sequer relevante no valor global da obra. De referir também que essa é a fachada Norte.

    Quanto à questão se os pilares ou vigas foram isolados... a viga será isolada pelo exterior utilizando ETICS, quanto ao pilar o mesmo encontra-se "tapado" no interior pelo tijolo térmico... agora se essa é a solução perfeita... e se se considera devidamente isolado...

    Vou seguir o seu conselho e verificar com o técnico da térmica se cumpre com os requisitos...

    De qualquer forma questiono se isolar internamente também não seria uma possibilidade viável?

    Obrigado.
  7.  # 7

    Colocado por: Praetorian1976De qualquer forma questiono se isolar internamente também não seria uma possibilidade viável?

    claro que sim.
    e se está com medo dos ruídos, meta lã mineral e gesso cartonado.
    acho melhor esquecer o ETICS... mesmo falando com o vizinho e ele aceitando... a casa hoje é dele, amanhã pode vender, e depois o novo proprietário pode começar a chatear com isso...
    ou hoje dão se bem e amanhã podem dar se mal...
    jogaria pelo seguro
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo18072022Cr com o técnico da térmica se cumpre com os requisitos...

    De qualquer forma questiono se isolar internamente também não seria uma possibilidade viável?

    Obrigado.


    Obrigado pelo seu comentário.

    Infelizmente não é uma opção viável. Trata-se de uma pessoa com tratamento difícil.

    De referir também que a casa ao lago foi contruída ilegalmente há muitos anos e que por isso tem a fachada recuada. E prevendo-se que num prazo curto a casa venha a ser demolida o mais provável será a nova construção alinhar as fachadas e o problema supostamente reduz-se significativamente... e assim ainda poupo uns trocos...

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  9.  # 9

    Colocado por: RUIOLINem que pague ao vizinho uma pintura em troca desses cm de ETICS... até valoriza a sua casa :)


    Obrigado pela sugestão.

    Como já referi no post anterior não se trata de pessoa de trato fácil. E prevendo eu que a médio prazo a moradia poderá ser demolida para dar lugar a uma nova construção... poderá não fazer muito sentido.

    De qualquer forma obrigado pela sugestão.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreiranão percebo é como é que numa obra nova se faz parede dupla com isolamento, e depois ainda se mete ETICS...
    dinheiro a mais??

    isso não tinha ficado melhor com parede simples + Etics (apenas)?
    metiam 8 CM de EPS entre os dois edificios, e tava o problema resolvido...

    mas pronto, tá feito... agora depende do que tem já executado. se cumprir a térmica com o que já tem feito, deixe ficar assim.
    Pilares e vigas foram isolados?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Esqueci-me a referir que foi colocado 2cm de EPS entre os 2 edifícios.
  11.  # 11

    Colocado por: fernandoFerreira
    claro que sim.
    e se está com medo dos ruídos, meta lã mineral e gesso cartonado.
    acho melhor esquecer o ETICS... mesmo falando com o vizinho e ele aceitando... a casa hoje é dele, amanhã pode vender, e depois o novo proprietário pode começar a chatear com isso...
    ou hoje dão se bem e amanhã podem dar se mal...
    jogaria pelo seguro


    Colocado por: fernandoFerreira
    claro que sim.
    e se está com medo dos ruídos, meta lã mineral e gesso cartonado.
    acho melhor esquecer o ETICS... mesmo falando com o vizinho e ele aceitando... a casa hoje é dele, amanhã pode vender, e depois o novo proprietário pode começar a chatear com isso...
    ou hoje dão se bem e amanhã podem dar se mal...
    jogaria pelo seguro


    Obrigado uma vez mais.

    Sem querer abusar... lã mineral ou cortiça? Sabendo que a cortiça deverá ser mais cara...

    Obrigado.
    • RUIOLI
    • 17 março 2022 editado

     # 12

    Colocado por: Praetorian1976Como já referi no post anterior não se trata de pessoa de trato fácil.


    Eu percebi pela foto onde é a casa em questão, até porque destoa das demais... nunca pensei que o dono (o seu vizinho) fosse igual à casa :)

    Passo lá várias vezes e vi que vocês tiveram cuidado em fazer a escavação por fases por causa da casa do vizinho (também fiz assim, dai ter reparado na sua obra, iniciamos ao mesmo tempo), a obra tem bom aspeto, parabéns!
  12.  # 13

    Colocado por: RUIOLI

    Eu percebi pela foto onde é a casa em questão, até porque destoa das demais... nunca pensei que o dono (o seu vizinho) fosse igual à casa :)

    Passo lá várias vezes e vi que vocês tiveram cuidado em fazer a escavação por fases por causa da casa do vizinho (também fiz assim, dai ter reparado na sua obra, iniciamos ao mesmo tempo), a obra tem bom aspeto, parabéns!


    Infelizmente o dono faleceu recentemente...e era muito boa pessoa e bastante educado (justiça lhe seja feita). Aliás foi por ele que decidi lá comprar o terreno. Ajudei inclusivamente o Sr. a tratar da alteração do trajeto da linha telefónica que passava por cima do meu terreno, pois o operador nem queria saber pois era apenas um serviço telefónico e eu não quis deixar o Sr. sem comunicações. Felizmente depois de muita confusão lá se conseguiu...

    Quando me refiro a trato difícil, deveria ter-me referido a tratamento difícil uma vez que existem diversos herdeiros complicando obviamente ter de tratar toda esta situação com inúmeras pessoas. E como já atrás referido mesmo que chegasse hoje a acordo no futuro poderia ser complicado.

    Sim, por uma questão de segurança e respeito pelo pelo vizinho, nem poderia ser feito de outra forma. É certo que foi mais complicado e demorou muito mais tempo mas era o mais correto a fazer.

    Obrigado pelo elogio. Quem sabe um dia nos cruzamos por lá e se quiser fica a conhecer a obra. Se for o caso envie MP.

    Abraço,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  13.  # 14

    Colocado por: Praetorian19761 - Retirar reboco, recuar os panos de parede (tijolo 15 + wallmate + tijolo térmico de 29cm) diminuindo a área do quarto (não é muito importante pois o quarto é generoso)


    A querer mesmo fazer, isolava pelo interior.

    Mas se já tem wallmate, qual é a espessura dele? Será mesmo necessário acrescentar etics?

    Outra solução, uma vez que já tem 2 panos de tijolo, n pode partir apenas parte do pano exterior e colocar o capoto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  14.  # 15

    Colocado por: NTORION

    A querer mesmo fazer, isolava pelo interior.

    Mas se já tem wallmate, qual é a espessura dele? Será mesmo necessário acrescentar etics?

    Outra solução, uma vez que já tem 2 panos de tijolo, n pode partir apenas parte do pano exterior e colocar o capoto?


    Bom dia e obrigado pelo seu comentário.

    Provavelmente vou mesmo avançar com o isolamento pelo interior.

    A espessura do Wallmate é de 4cm. Se é necessário acrescentar ETICS... Se não fosse a fachada Norte estaria mais descansado. Certo é que já experienciei várias habitações com parede "dupla" com Wallmate (mas sem tijolo térmico) e a minha experiência é que nos cantos aparece sempre humidade (culpa também da falta de correto arejamento). Mesmo em casas que na altura 2012 /2014 eram A+ (sei bem que as exigências hoje são diferentes), constatei diversas vezes essa situação. Razão pela qual optei desta vez por tijolo térmico + ETICS (vamos ver se funciona melhor).

    De qualquer forma e não colocando em questão que a parede dupla com wallmate e tijolo térmico possa ser suficiente também existe sempre o fator "mão de obra"... Tratando-se do meu quarto e pensando em conforto, acho que mesmo correndo o risco de estar a sobredimensionar, fico mais descansado.

    Quanto ao partir o pano exterior; sim equacionou-se essa solução. Contudo, o Empreiteiro teria de montar andaime, tirar reboco, partir tijolo, voltar a rebocar... seria um custo e trabalho significativo para o Empreiteiro (que ele próprio aceitou desde a primeira hora que se fosse necessário o faria sem qualquer problema). Como até ao momento (e espero que assim continue), não tenho nem uma única queixa do Empreiteiro (acho que tive mesmo muita sorte) também não me sentiria bem agora estar a "complicar a vida ao Sr".

    Creio que vou optar pela solução que também refere (como outros membros atrás) e isolar pelo interior. Só não sei se escolha lã de rocha ou cortiça...creio que vou optar pela cortiça.

    Obrigado.
  15.  # 16

    Colocado por: Praetorian1976Creio que vou optar pela solução que também refere (como outros membros atrás) e isolar pelo interior. Só não sei se escolha lã de rocha ou cortiça...creio que vou optar pela cortiça.

    LM é mais barato e mais eficaz para o que pretende, penso que a cortiça n tem melhores prestações. já n estou bem recordado, mas estudei fazer o etics da minha com cortiça, mas não ganhava nas prestações à LM.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  16.  # 17

    Colocado por: Praetorian1976Quem sabe um dia nos cruzamos por lá e se quiser fica a conhecer a obra. Se for o caso envie MP.


    Não tenho MP, mas o meu email é casa.bpetro do gmail
 
0.0233 seg. NEW