Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha gata ultimamente está com o hábito de lamber a boca (como quando acaba de comer), mas sem ter comido. Já tiveram alguma experiência semelhante com os vossos animais?
    • size
    • 18 março 2022

     # 2

    Vetenerário...
    Poderá sentir qualquer incómodo por possível infeção na boca.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MPereira2017
  2.  # 3

    Costuma dar restos alimentares à gata ou ela tem acesso à rua?

    Os meus fazem isso quando tem alguma espinha, ou outra coisa, que possa estar presa na garganta.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MPereira2017
    • Diii
    • 18 março 2022

     # 4

    Bom dia,

    Pode ter sido, por exemplo, mordida por uma abelha ou outro bicho. Quando acontece é assim que reagem pois sentem desconforto.
    Verifique se detecta algum inchaço e se ganha febre.
    Se a notar mais apática, sem comer ou beber e com febre persistente, leve ao veterinário.

    As melhoras!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MPereira2017
  3.  # 5

    Colocado por: NostradamusCostuma dar restos alimentares à gata ou ela tem acesso à rua?

    Os meus fazem isso quando tem alguma espinha, ou outra coisa, que possa estar presa na garganta.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MPereira2017


    Dou-lhe sempre ração, mas como ela anda fora de casa, não consigo controlar o que possa encontrar e comer.
    Na boca parece-me tudo normal e o apetite também não me parece muito diferente do habitual, mas nitidamente passa-se alguma coisa.
  4.  # 6

    Colocado por: MPereira2017Na boca parece-me tudo normal e o apetite também não me parece muito diferente do habitual, mas nitidamente passa-se alguma coisa.
    Está preocupada com a inflação no preço da ração, e como fica nervosa lambe-se. A minha também teve o mesmo problema e a minha esposa dizia que era falta de omega 3 e que tinha de lhe comprar comida úmida de salmão. A verdade é que ela via a lata e ainda lambia mais.
  5.  # 7

    Os gatos quando tem algum tipo de stress tem tendência a lamberem-se demasiado em determinadas zonas do corpo podendo por vezes ficar com falhas de pelo nessas zonas. Tem que ficar atento a isso, em todo o caso eu não descurava uma visita ao veterinário o quanto antes.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MPereira2017
  6.  # 8

    Perguntei à veterinária e ela não associou a qualquer doença. O estranho é que a minha gata agora mia muito mais do que o habitual e entra em compartimentos da casa, a miar, como se alguma coisa a estivesse a incomodar...
  7.  # 9

    Possivelmente é comportamental e a veterinária não detecta nada.
    Podem ser várias coisas,
    Algum ambientador novo, casas assombrada, detergentes novos.
    Presumo que esteja esterilizada.
    Pode tentar colocar um difusor da feliway em casa, ajuda nestas situações mas era importante descobrir a fonte do problema.
    Pode também pedir à veterinária para tirar sangue e fazer um perfil geral. Muitas vezes os veterinários para pouparem.os donos não utilizam os meios de diagnóstico que têm ao seu dispor e vão procurando soluções uma a uma até que resulte. Assim como pode ser apenas comportamental também pode ser um problema de saúde que não é detectável apenas numa consulta simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MPereira2017
  8.  # 10

    Entretanto deixou de lamber a boca mesmo sem ter comido, mas reparei hoje que a boca dela tem uma cor arroxeada. Em tempos, da ideia com que fiquei das vezes em que lhe dava medicação, é que era um pouco mais vermelha... além deste aspeto, o comportamento dela está diferente (já não lambe a boca estranhamente como fazia há uns dias, mas está de facto diferente). Uma vez dentro de casa, procura uma saída que não a habitual e tem miado mais do que o costume.

    Vou levá-la ainda esta semana à veterinária, porque de facto algo me está a escapar.
 
0.0154 seg. NEW