Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a pensar fazer uma proposta de compra de imóvel a uma agência imobiliária e estão a pedir-me 300€ de caução. O prazo da proposta é de 15 dias e a agência compromete-se a ser fiel depositária deste valor. Após os 15 dias da proposta, a agência será obrigada a devolver-me o valor da caução, independentemente de tudo, correto?

    Obrigado pela vossa ajuda.
  2.  # 2

    Reservar um imóvel por 300€, só se não houver mais interessados nele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  3.  # 3

    ??
    Para não falar em tecnicalidades (devolver quando e em que condições), caução para o quê, concretamente? Para apresentar proposta de compra?
    Qual é o risco que a agência imobiliária está a correr por apresentar isso ao vendedor?

    Parece-me mais uma artimanha...
  4.  # 4

    Colocado por: pguilherme??
    Para não falar em tecnicalidades (devolver quando e em que condições), caução para o quê, concretamente? Para apresentar proposta de compra?
    Qual é o risco que a agência imobiliária está a correr por apresentar isso ao vendedor?

    Parece-me mais uma artimanha...


    Disseram-me que era só para terem um maior comprometimento do comprador com o negócio. A partir do momento em que na proposta está escrito que são "fiéis depositantes" do valor, não corro nenhum risco de perder o dinheiro, certo?
  5.  # 5

    Maior compromisso por parte do comprador, antes da proposta ser apreciada pelo vendedor? Huh?

    O agente apenas tem que veicular a sua proposta ao vendedor.
    Se este aceitar, é que poderão acordar um valor de sinal para reserva por via de um CPCV.

    Se este não aceitar, o que acontece a essa "caução"? E se o vendedor entretanto vender a outro?

    Estou mesmo a imaginar...
    • xpro
    • 20 março 2022

     # 6

    Daquilo que sei as agências fazem essa caução para evitar visitadores de casas, e filtrar reais interessados. Diga que não aceita que faz a sua proposta se aceitarem avança para CPCV se não aceitarem continua a sua procura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  6.  # 7

    Não faz sentido. Quem quer apresentar proposta já visitou a casa. Ou agora para visitar é preciso pagar?
    • xpro
    • 21 março 2022

     # 8

    Foi o que me disseram em 2 agências quando acham que só andam a ver casas e a atirar valores fazem isso para não apresentar uma proposta ao vendedor e depois não se avança para CPCV porque afinal não estavam realmente interessados. Assim a pessoa fica quase obrigada a avançar, não tem legalidade nenhuma. Isto é a experiência que tenho o meu conselho é não dar caução nenhuma faz a proposta e valores só quando cpcv assinado e sinal em nome do vendedor nunca da imobiliária.
  7.  # 9

    Faça um depósito de um cheque cruzado.

    Mas que não é para depositar pela agência, se é só para demonstrar boa vontade.
 
0.0107 seg. NEW