Iniciar sessão ou registar-se
    • PAMM
    • 20 março 2022

     # 1

    Bom dia,

    Já pesquisei bastante no fórum e um pouco pela net e não encontro nenhum comparativo,nem respostas para as minhas dúvidas. Também não conheço ninguém com estes sistemas (recentes) para me poderem esclarecer.

    Estou a iniciar a construção da minha casa e bastante indeciso em relação ao sistema de aquecimento.

    A minha questão é (penso eu) bastante simples.

    Meto aquecimento central com radiadores e caldeira a pellets, com possível pre-instalação de AC, ou piso radiante com bomba de calor?

    Que consumo/gasto mensal é que posso contar, num e noutro caso, para aquecer cerca de 200m2?

    A ideia seria ter a casa á volta dos 20°.

    Agradeço desde já a vossa ajuda.
    • SrR
    • 20 março 2022

     # 2

    Veja o preço de kw/h de cada combustível, pellet, gas natural, electricidade, sabendo que a bomba de calor tem um COP associado ou seja por cada KW produzido pela maquina parte dele vais buscar ao ambiente
  1.  # 3

    Colocado por: SrRVeja o preço de kw/h de cada combustível, pellet, gas natural, electricidade, sabendo que a bomba de calor tem um COP associado ou seja por cada KW produzido pela maquina parte dele vais buscar ao ambiente
    tendo em particular atenção que quanto menor a temperatura de impulsão menor custo energético evidentemente que o piso radiante trabalhando com metade da temp dos radiadores consumira muito menos que estes últimos, podendo ainda integrar todas as energias térmicas e elétricas na equação reduzindo ainda mais a factura energetica.
    Concordam com este comentário: SrR
    • PAMM
    • 21 março 2022

     # 4

    Bom dia,

    Obrigado pela ajuda nem sabia isso do COP.
    Ao pesquisar encontrei este site onde dá para ter uma ideia dos gastos e consumos. Pode ser que sirva a outra pessoa com a mesma dúvida que eu.

    https://www.felixtermica.com/epages/felixtermica.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/Felixtermica/Categories/Informacoes/Precos_da_Energia&Locale=pt_PT
  2.  # 5

    ter em atenção que existem 2 dados que estam desactualizados pois COP de 4 é muito baixo para os bons equipamentos actuais sendo mais usual SCOP a rondar os 6 e os custos da energia subiram muito desde a publicação daquele estudo, energia cheia ronda agora os 0,26€\Kwh vazio ronda os 0,12€\Kwh.
 
0.0093 seg. NEW