Iniciar sessão ou registar-se
    • Mnel
    • 22 março 2022

     # 1

    Esta semana tivemos um apagão de energia elétrica que durou cerca de 2 horas. Como eram 14:30 da tarde e estava um sol radioso esperava que os 5 painéis fotovoltaicos que recentemente instalamos produzissem suficiente energia para ao menos podermos carregar os computadores e telemóveis e usar os monitores e assim poder continuar a trabalhar. Mas não... nem uma simples luz conseguíamos acender.
    Telefonei à Iberdrola, que foi a quem compramos a solução, e confirmaram que quando não há energia elétrica da rede o sistema não funciona.
    Isto é totalmente inaceitável e parece-me uma monstruosa falha de engenharia; Então um sistema que produz energia elétrica não funciona se não há energia elétrica do exterior?

    Os especialistas podem comentar esta situação e indicar se é sempre assim ou se é uma falhar de instalação ou, pior, uma manobra da empresa elétrica para garantir um qualquer controlo sobre o sistema? Se for assim o que podemos fazer?

    Obrigado
    • hangas
    • 22 março 2022 editado

     # 2

    Colocado por: MnelTelefonei à Iberdrola, que foi a quem compramos a solução, e confirmaram que quando não há energia elétrica da rede o sistema não funciona.
    Isto é totalmente inaceitável e parece-me uma monstruosa falha de engenharia; Então um sistema que produz energia elétrica não funciona se não há energia elétrica do exterior?


    É mesmo assim, o inverter não consegue injectar na rede quando não há energia da rede.
    Entre outros factores, porque ele tem que se sincronizar com os 50hz da rede e como tal quem que conseguir "ver" esse referencia.

    Além disso, se assim não fosse a sua energia consumida seria injetada na rede e abasteceria os seus vizinhos. Ou se se a e-redes cortasse um troço para manutenção ou devido a avaria, você estaria a injectar corrente na sua zona e que seria extremamente perigoso.


    Há no entanto sistemas que permitem ter energia num numero limitado de circuitos de emergência em caso de falta da energia da rede. Mas para isso precisa de ter esses circuitos isolados com um mecanismo (EPS) que faz a comutação entre o inversor e a rede.

    Mas isto tudo são sistemas opcionais que têm que ser projetados caso a caso. Não é uma função de um sistema solar simples.


    Colocado por: MnelOs especialistas podem comentar esta situação e indicar se é sempre assim ou se é uma falhar de instalação ou, pior, uma manobra da empresa elétrica para garantir um qualquer controlo sobre o sistema? Se for assim o que podemos fazer?


    Não sendo especialista (apenas um utilizador como muitos outros aqui no fórum que pesquisaram imenso antes de se instalar um sistema solar) posso-lhe dizer que é meramente por uma questão técnica/segurança é não por uma conspiração das empresas de fornecimento de energia.

    Além disso ninguém que faça as contas pede a um operador de energia para instalar o sistema solar. Sai muito mais em conta e fica com um sistema bem melhor se recorrer a uma empresa especializada.
    • Mnel
    • 22 março 2022

     # 3

    Colocado por: hangasAlém disso ninguém que faça as contas pede a um operador de energia para instalar o sistema solar. Sai muito mais em conta e fica com um sistema bem melhor se recorrer a uma empresa especializada.

    Sem dúvida mas não sabe o filme que foi a procura de alguém que instalasse o sistema. Recorremos a vários entre os quais os recomendados neste forum e só obtivemos um desrespeito total de todos os cerca de 15 que fomos contactando. Durante quase cerca de um ano não conseguimos nenhum que se interessasse. Cerca de metade responderam (os outros nem a tal se dignaram). Dessa metade, depois de lhes enviar a informação que pediam, só metade é que responderam e no final os 3 que confirmamos que aceitávamos as suas condições nem apareceram para fazer a instalação.
    Pelo menos as companhias elétricas não foram tão pouco profissionais e responderam a todas as dúvidas e no final vieram instalar. Não tivemos alternativa.
    Parece que em Portugal não querem trabalhar...
 
0.0100 seg. NEW