Colocado por: ClaudeSousaTenho uma Habitação de +- 190m2 ; piso radiante a água e estou a gastar +- 12m3 de gás Propano Botija . Moradia nova com parede dupla isolamento lã de rocha. Parede exterior 15 mm interior 10 mm. Localização Baixo Alentejo Beja Representa um consumo de 1200€ mensal !!!!!! Dezembro e Janeiro . Alguém que me ajude, uma vez que apenas vejo comentários que gastam 600€ anuais e para mim nem dá para 1 mês.
Alguém tem um sistema deste para ter ideia se é normal este consumos, ou será algum erro de instalação ou outro probelma.
Quero saber na realidade consumos práticos e não opiniões de instaladores que tudo prometem e afinal não é bem assim
Obrigado
Colocado por: Ricardo.mrd
Viva ClaudeSousa,
A sua informação, você está a gastar cerca de 790Kg de gás/mês o que equivale a um consumo de 12garrafas de 45Kg/mês e 1 garrafa por cada 2,5dia.
Segundo os meus cálculos, a carga térmica para a sua moradia ronda os 136Kw dia, o que dá cerca de 4080Kw/mês. No entanto, segundo os gastos que menciona, está a produzir cerca de 9480Kw/mês, ou seja 2,3 vezes do que necessita.
Contudo, esse equipamento com recurso a gás propano, para a sua moradia apura um gasto médio de 522€/mês em gás propano.
Resta saber se efectivamente os 1200€ serão gastos mensais ou se serão o resultado do mês de Dezembro e Janeiro (2 meses).
Melhores cumprimentos
Colocado por: Sergio RodriguesEspere voçe tem gas canalizado e gas propano?!?! esta a utilizar as duas para a caldeira?
joedualmar15 Dezembro 2009 reportar publicidade agradecercitar# 18
É assim eu tenho o meu piso radiante hidraulico a funcionar com uma caldeira condensação beretta HE, até ao momento acho um exagero o consumo de gás, 1 garrafa de 45 dá-me para 8 dias a 40% e só em algumas divisões, numa area de 200mt2!!!é normal este consumo??!! a caldeira está interligada com o painel solar, como o sol não tem sido muito, nao da qualquer apoio á caldeira...além disso tenho um recuperador de calor a lenha que o acendo todos os dias para ter algum calor e pela agua quente, sempre fica mais económico do que o gás e disseram-me que era possível o recuperador calor dar apoio ao piso radiante colocando uma valvula termostatica(simples ou eléctrica) no retorno do aquecimento!! Dado o deposito do recuperador estar no lado oposto ao painel e a caldeira a gás, seria necessário uma bomba circuladora??? é que no painel tem uma peça de retenção que não deixa passar a agua vinda do recuperador, como é logico. alguém me poderia dar uma ajuda, para ver se conseguia eu fazer isso, para não gastar mais dinheiro e apenas comprando o material??!!!!
obrigado
joedualmar2 Dezembro 2009 reportar publicidade agradecercitar# 10
Recentemente pedi para me acabarem a pré instalacao do piso radiante, no fundo falatava apenas a fonte de calor que optei pela mais econom caldeira de condensação gas, que nos poucos dias que liguei, na soma total em dias será de 15 dias no máximo, já foram duas garrafas de 45 kg e mais 2 de 13 kg.!!!! embora tenha painel solar interligado e recuperador de calor, disseram-me que era impossivel o recuperador auxiliar o piso radiante, devido ás elevadas temperaturas, será assim? obrigado
Colocado por: ?
não me respondeu a isto....
Colocado por: ClaudeSousaNo meu caso eu é que faço a escolha da caldeira em vez da sonda exterior. Ou seja, nos idas + frios a caldeira está mais alta 45º nos dias melhores está no mínimo que é de 38º.
Possivelmente é o trabalho da sonda exterior ?