Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Não tenho programador algum, tenho o piso sempre ligado, o problema é que a caldeira tb está sempre ligada também.
    O que me parece é que a temperatura de retorno não é suficiente para a caldeira não desligar. Qual será o motivo não sei ?
    Mesmo nos dias mais quentes eu baixo a temperatura da caldeira para o mínimo que é de 38º, o piso está sempre ligado e a caldeira também !
    Ou eu tenho algum problema !! Instalação piso radiante, perca de calor pelo isolamento !!
    Ou então na realidade quem tem piso radiante tem consumos proporcionais ás área de habitação , isto claro a ter a casa toda a +- 19º

Bem sei que uma bomba de calor ou pelletes apresenta cerca de 70% de poupança de consumo isto pelos vendedores. Também o vendedor do piso dizia que eu ria ter um consumo de 300€, e só passando frio !!!!
  2.  # 122

Quanto a chão levou as bolas ( leca) para regularizar o piso devido aos tubos e depois levou então o isolamento das placas ( esferovite ) para o piso radiante e a tela perimetral e a respectiva betomilha com o aditivo para o calor passar para cima mais facilmente.

Será que pelo tecto tenha uma perca de +- 40% ?! Seria uma óptima noticia, mas começo a ter duvidas !!

Gostava que alguém tivesse um sistema destes para comentar os consumos, uma vez que os instaladores e representantes apenas prometem na altura da venda. Depois é só desculpas e não tem explicações.
  3.  # 123

Caldeia Vulcano Mural Zsc 2-3mfk31, bem sei que existe outra de condensação mas apenas tenho um ganho de 15% no máximo. Ou seja rendimento de 109% comparando com a que tenho de 94%.

Na altura não me pareceu muito relevante ( consumos médios de 300€ de gás estimados ), uma vez que estamos a falar de 1100€ para 2200€ ( diferença de 1000 € no preço da caldeira). Claro que para os meus consumos reias já é significativo
  4.  # 124

A caldeira está ligada directamente ao piso? Ou tem algum depósito de inércia para onde a caldeira aquece a água e só daí a água segue para o piso?
    Algo de muito errado se passa aí. Claro que uma caldeira a gas propano fica muito mais caro, mas esses valores...
    Veja este link:
    http://img.pai.pt/mysite/rendermedia/43997/389181da-977f-4e06-8517-df2850fb70ec.pdf

Dá para ter uma ideia dos gastos de diversas fontes de energia para um mesmo caso.
    Pelo demonstrado naquelas contas uma instalação com uma bomba de calor gastaria cerca de 4 vezes menos por ano que a mesma instalação com gas propano... Grosso modo...

De onde é? Se for do norte eu no seu caso pedia uma ajudinha profissional ao ? (raio de nome, não quer mudar isso?), para lhe tentar diagnosticar o que para aí se passa...
  5.  # 125

Colocado por: ClaudeSousaTenho uma Habitação de +- 190m2 ; piso radiante a água e estou a gastar +- 12m3 de gás Propano Botija . Moradia nova com parede dupla isolamento lã de rocha. Parede exterior 15 mm interior 10 mm. Localização Baixo Alentejo Beja Representa um consumo de 1200€ mensal !!!!!! Dezembro e Janeiro . Alguém que me ajude, uma vez que apenas vejo comentários que gastam 600€ anuais e para mim nem dá para 1 mês.
    Alguém tem um sistema deste para ter ideia se é normal este consumos, ou será algum erro de instalação ou outro probelma.
    Quero saber na realidade consumos práticos e não opiniões de instaladores que tudo prometem e afinal não é bem assim
    Obrigado

Viva ClaudeSousa,

A sua informação, você está a gastar cerca de 790Kg de gás/mês o que equivale a um consumo de 12garrafas de 45Kg/mês e 1 garrafa por cada 2,5dia.

Segundo os meus cálculos, a carga térmica para a sua moradia ronda os 136Kw dia, o que dá cerca de 4080Kw/mês. No entanto, segundo os gastos que menciona, está a produzir cerca de 9480Kw/mês, ou seja 2,3 vezes do que necessita.

Contudo, esse equipamento com recurso a gás propano, para a sua moradia apura um gasto médio de 522€/mês em gás propano.

Resta saber se efectivamente os 1200€ serão gastos mensais ou se serão o resultado do mês de Dezembro e Janeiro (2 meses).

Melhores cumprimentos
  6.  # 126

Colocado por: Ricardo.mrd

Viva ClaudeSousa,

A sua informação, você está a gastar cerca de 790Kg de gás/mês o que equivale a um consumo de 12garrafas de 45Kg/mês e 1 garrafa por cada 2,5dia.

Segundo os meus cálculos, a carga térmica para a sua moradia ronda os 136Kw dia, o que dá cerca de 4080Kw/mês. No entanto, segundo os gastos que menciona, está a produzir cerca de 9480Kw/mês, ou seja 2,3 vezes do que necessita.

Contudo, esse equipamento com recurso a gás propano, para a sua moradia apura um gasto médio de 522€/mês em gás propano.

Resta saber se efectivamente os 1200€ serão gastos mensais ou se serão o resultado do mês de Dezembro e Janeiro (2 meses).

Melhores cumprimentos

se for 2 meses já me parece mais possivel!!! :)
  7.  # 127

Está ligada directamente ao piso. Tenho o piso radiante e águas sanitárias instantâneas pela mesma caldeira.

Para ter uma orientação, no apartamento onde estava em aguas sanitárias + cozinha, gastava +- 20€ por mês. A empresa que cola o gás é a mesma e o sistema de contagem (contador) é igual.

Os 1200€ são mensais, ma vez que eu pago na factura e vou monitorizando o consumo diário.
    Caldeira Vulcano Mural de 28 Kw, aparentemente a caldeira tem potencia a mais uma vez que apenas coloco a nivel 2 +- 45º, ( 12m3 dia 52e/dia ) agora que está muito frio temperatura casa +- 19º. Nos dias melhores nível 1 mínimo temperatura caldeira +- 38º ( 8m3 dias 35€ dia).

A marca do piso radiante termocomcept
  8.  # 128

Pode ser ajustada, mas se baixar a potência, baixa o aquecimento. Logo não vou poder ter os 19º em casa. Ou estou errado ?
    No dias melhores baixo a potência para 38º da caldeira mesmo assim temos 35€ mínimo.

Estou a falar do consumo mensal. Apenas ainda só tenho ligado o mês de Dezembro e Janeiro, pode melhorar quando o tempo estiver mias quente mas não deve ser nada comparado com o que dizia o instalador.
  9.  # 129

Isso tem de ser corrido ponta a ponta para detectar qual é efectivamente o problema...Algo está mal.

Sabe indicar como é feita a gestão de temperatura?
    Estarão os circuitos do sistema radiante afinados hidráulicamente?
    Será que a alimentação do gás propano está a ser feita correctamente, ou seja, se apenas a alimentação do gás é feita por 1 única botija ou se se estão as 2 botijas a fazer a alimentação em paralelo?

Bem, o melhor mesmo é contratar um bom técnico perto da sua área para lhe resolver o problema. Essa instalação tem que ser vista de ponta a ponta.
    Aconselho-o já em mudar a fonte de alimentação por um sistema bem mais económico. Terá sempre altos consumos se fizer recurso a Gás propano.

Cumprimentos
  10.  # 130

A gestão da temperatura é feita pelos termómetros que tenho em cada divisão, ou seja a caldeira só desliga quando todos os termómetros de casa atingem a temperatura programada de 19º. Parece-me correcto.
    A caldeira é programada para trabalhar à temperatura que eu selecciono directamente na caldeira.
    Nos dias melhores, mais quentes o mínimo da caldeira que é 38º. Nos dias mais frios é de 45º, porque se puxo mais por ela devo ter de fazer sócio da Galp !!

A alimentação da caldeira pelo que entendo é feita por 2 garrafas em paralelo mas apenas funciona 1 de cada vez, o que acontece é que estas congelam com a tiragem muito alta. no entanto como tenho contador apenas pago o gás que passa pelo contador, o que fica na botija não pago. Os tubos antes de depois do contador não apresentam alterações visíveis que possam suscitar problemas.

Inicialmente tinha o piso ligado sem regulação dos circuitos, dizem que era para retirar as bolhas de ar inicias do arranque do sistema, notava que aquecia mais umas divisões que outras.
    Agora esta afinado, sinto todas as divisões com as temperaturas equilibradas.

Apenas não consigo é equilibrara a factura
  11.  # 131

As botijas de gas estão no exterior? tente verificar se nao têm uma fuga ou algo do genero junto dos redutores de gás, é muito gas que esta a gastar, basta o simples trocar de botija para as vezes deixar uma pequena fuga sem s notar, mas no futuro tv seja melhor pensar numa fonte termica diferente.
  12.  # 132

Espere voçe tem gas canalizado e gas propano?!?! esta a utilizar as duas para a caldeira?
  13.  # 133

Estão no exterior, realmente ainda não confirmei se existe fugas de gás, no entanto se fosse este o problema tinha um cheiro a gás e não me apercebo de tal. Como tenho contador vou fechar o circuito e ver se esta anda ou está quieto.
    Caso a fuga seja antes do contador não interfere com o que eu pago, mas vou verificar.
    Pode haver qualquer fuga na caldeira quando funciona mas vou ter de colocar esta questão ao instalador da caldeira.
    OBRIGADO PELA DICA
  14.  # 134

Colocado por: Sergio RodriguesEspere voçe tem gas canalizado e gas propano?!?! esta a utilizar as duas para a caldeira?

Podia ser eu a carregar o gás, assim optei pela empresa que fornece a botija a gás fazer o carregamento. Eu pago por cada m3 de gás 4,3€ ( iva incluído)
  15.  # 135

Viva,

1 m3 de gás tem cerca2,3Kg de gás, logo, 1 botija terá cerca de 19,56m3 de gás, o que significa que paga por uma garrafa cerca de 84,10€.
    Portanto o factor de cálculo acima apresentado está correcto.

Melhores cumprimentos
  16.  # 136

joedualmar15 Dezembro 2009 reportar publicidade agradecercitar# 18
    É assim eu tenho o meu piso radiante hidraulico a funcionar com uma caldeira condensação beretta HE, até ao momento acho um exagero o consumo de gás, 1 garrafa de 45 dá-me para 8 dias a 40% e só em algumas divisões, numa area de 200mt2!!!é normal este consumo??!! a caldeira está interligada com o painel solar, como o sol não tem sido muito, nao da qualquer apoio á caldeira...além disso tenho um recuperador de calor a lenha que o acendo todos os dias para ter algum calor e pela agua quente, sempre fica mais económico do que o gás e disseram-me que era possível o recuperador calor dar apoio ao piso radiante colocando uma valvula termostatica(simples ou eléctrica) no retorno do aquecimento!! Dado o deposito do recuperador estar no lado oposto ao painel e a caldeira a gás, seria necessário uma bomba circuladora??? é que no painel tem uma peça de retenção que não deixa passar a agua vinda do recuperador, como é logico. alguém me poderia dar uma ajuda, para ver se conseguia eu fazer isso, para não gastar mais dinheiro e apenas comprando o material??!!!!
    obrigado

joedualmar2 Dezembro 2009 reportar publicidade agradecercitar# 10
    Recentemente pedi para me acabarem a pré instalacao do piso radiante, no fundo falatava apenas a fonte de calor que optei pela mais econom caldeira de condensação gas, que nos poucos dias que liguei, na soma total em dias será de 15 dias no máximo, já foram duas garrafas de 45 kg e mais 2 de 13 kg.!!!! embora tenha painel solar interligado e recuperador de calor, disseram-me que era impossivel o recuperador auxiliar o piso radiante, devido ás elevadas temperaturas, será assim? obrigado

Só para lembrar uma situação idêntica e de realçar que o recurso do gás propano não é solução para qualquer tipo de aquecimento central.

Cumprimentos
  17.  # 137

Colocado por: ?
    não me respondeu a isto....

Não tenho sonda exterior
    Para que ser esta ?
    No entanto se tiver a casa com calor a mais e não conseguir regular o calor esta pode fazer sentido. No meu caso eu é que faço a escolha da caldeira em vez da sonda exterior. Ou seja, nos idas + frios a caldeira está mais alta 45º nos dias melhores está no mínimo que é de 38º.
    Possivelmente é o trabalho da sonda exterior ?
  18.  # 138

Colocado por: ClaudeSousaNo meu caso eu é que faço a escolha da caldeira em vez da sonda exterior. Ou seja, nos idas + frios a caldeira está mais alta 45º nos dias melhores está no mínimo que é de 38º.
    Possivelmente é o trabalho da sonda exterior ?

Ora aí está uma bela explicação de sonda exterior... ;)
    Mas não será a falta desta a causar tamanho desastre. Tem de haver algo no rendimento da caldeira e/ou na regulação do piso.
    Pode tambem desde já começar a isolar a laje de tecto tb! Que diabo uns rolos de lã de vidro extendidos por cima da laje e está feito! barato e eficaz.
    • eu
    • 4 fevereiro 2011

# 139

Este é um verdadeiro caso de estudo...
  19.  # 140

Estudo....Nem as contas lá chegam. Algo vai mal muito mal...;)

Esta caldeira gasta cerca de 2,6Kg gás/hora.
    Está a gastar actualmente cerca de 107 Kg/ de gás por semana, ou seja, em 168Horas semanais(24Horasx7 dias) está em quimação 41horas.Simbolicamente ela trabalha cerca de 1,7dias para manter a sua casa quente em 7 dias. :=)lol

O grande problema é que se ela produz cerca de 31Kw/hora (2,6Kg x 12Kw) ou seja, 1271Kw/Semana, quando em circunstâncias normais precisaria cerca de 957Kw.

Resumindo, isto resulta numa carga térmica diária de 181Kw, isto é, tem uma necessidade de ter uma potência de aquecimento a rondar os 119W/m2.

Ou, tem fugas de gás, ou uma má afinação e funcionamento do equipamento.... são estas hipóteses que poderão a estar a causar brutais consumos.

Tratando-se de uma construção nova, não me quer parecer que tenha assim tantas perdas térmicas...mas....

Cumprimentos.

0.0389 seg. NEW