Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos...
    Vou instalar um sistema de Ar Condicionado Multisplit para 2 unidades interiores e já me decidi pela Daikin.

    A minha dúvida é nas unidades interiores, entre a FTXM-R Perfera e a FTXA-AW Stylish.
    Em termos de design sei bem que a Stylish é mais apelativa, mas será que em termos de eficiência são exactamente idênticas?
    Pelo que pesquisei pareceu-me que a Perfera conseguia melhores resultados de eficiência.

    Em termos de diferença de valores são mais 200€ para a Stylish, ou seja mais 100€ por cada unidade.
    Mas estou aqui num impasse, sem saber se a Stylish justifica o valor mais elevado, apenas pelo design mais agradável.
    É uma unidade bem mais estreita, será que este estrangulamento exagerado não prejudica na sua eficiência?

    Espero que os entendidos do fórum, ou proprietários destes modelos me possam dar uma ajuda na escolha, obrigado.
  2.  # 2

    Eu tenho os stylish, e nesta altura teria optado pelos Perfera.
    Como diz a nível de eficiência são idênticos, embora os Stylish esteticamente sejam mais apelativos, razão pela qual os escolhi.
    No entanto, toda a operação de ligar/desligar é mais lenta, e o seu funcionamento é bem mais ruidoso, possivelmente pelo facto se serem mais compactos, todos os barulhinhos são perceptíveis, ventoinha a rodar, as palhetas de redireccionamento de ar ouvem-se perfeitamente a movimentar tanto na horizontal como na vertical.
    E então o processo de abertura e fecho do painel frontal é muito ruidoso, nos Perferas isso não se verifica.
    Se for para colocar numa sala, Stylish sem duvida, para quartos em que alguém tenha de dormir os Perfera são a melhor escolha.

    Nota importante, deixe pelo menos 5 ou 6 metros nas linhas para a máquina exterior, senão vai ouvir perfeitamente a vibração de aceleração e desaceleração da maquina exterior nas interiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PauloSu
  3.  # 3

    É para colocar numa sala e quarto, mas pela sua descrição já ajudou muito, principalmente na lentidão das movimentações e do barulho que essas mesmas movimentações provocam.
    Sim, as unidades vão ficar a cerca de 4 a 5m da unidade exterior.

    Em relação à eficiência, sei que a marca indica valores idênticos à Perfera, mas no comparativo de Ar Condicionados da Deco Proteste a Stylish apresenta resultados um pouco abaixo da Perfera. Daí a minha dúvida em relação à eficiência ser realmente idêntica. Acho que a excessiva compactação deve prejudicar no seu desempenho.
  4.  # 4

    Colocado por: PauloSuSim, as unidades vão ficar a cerca de 4 a 5m da unidade exterior.

    Peça ao instalador para lhe deixar 1 ou 2 voltas atrás da unidade exterior, para ter 5 ou 6 metros ou mais, não se vai arrepender.

    Colocado por: PauloSumas no comparativo de Ar Condicionados da Deco Proteste a Stylish apresenta resultados um pouco abaixo da Perfera.


    Esses testes da Deco não conheço, mas tenho os Stylish e a minha irmã os Perferas, e muito honestamente, se têm divergências de eficiência, não são perceptíveis, o que é certo é que ambos gastam muito pouco ao nível do consumo face ao que estava à espera.
  5.  # 5

    Colocado por: b3dukesEsses testes da Deco não conheço

    https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results
    Penso que só os subscritores têm acesso aos resultados.
  6.  # 6

    Colocado por: b3dukesPeça ao instalador para lhe deixar 1 ou 2 voltas atrás da unidade exterior, para ter 5 ou 6 metros ou mais, não se vai arrepender.
    disparate, a máquina precisa de um mínimo de 3 Mts, acima disso não ganha nada com o assunto.
    Concordam com este comentário: PauloSu
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesdisparate, a máquina precisa de um mínimo de 3 Mts, acima disso não ganha nada com o assunto.

    O que diz no manual de instalação sim, é 3mts , já na pratica a conversa é outra, a minha mais curta foi colocada com 3mts, depois por iniciativa do instalador devido a reclamação devido ao ruído, foi aumentada para 4mts, ruído permaneceu.
    A Daikin foi activada devido a queixa por inconformidade de produto, enviaram um engenheiro interno que esteve quase 3h a fazer testes à maquina, vacuos, humidades, sonometros e mais sabe deus, no final pediu ao instalador para adicionar mais 2mts à linha mais curta, ficando com 6mts, problema resolvido.

    Por isso mais vale prevenir, que remediar, contanto que não exceda as distâncias máximas para o gás que vem por defeito, não se perde nada, e evita chatices.
  8.  # 8

    Se for para colocar numa sala, Stylish sem duvida, para quartos em que alguém tenha de dormir os Perfera são a melhor escolha.


    como é a experiência do aquecimento? é confortável??? e em termos de consumo??? claro que não se pode comparar com chão radiante alimentado com bomba de calor, mas ouvem-se tantos comentários negativos em relação ao aquecimento por AC, que gostaria de opiniões de alguém que tenha ACs de última geração.

    é que na minha situação já tenho pré-instalaçao de AC e não quero fazer obras, pelo que AC é a única opção.

    Obrigado
  9.  # 9

    Instalei , em Abril Stylish na Sala e Perfera nos quartos, estou contente



    Colocado por: rscosta1976

    como é a experiência do aquecimento? é confortável??? e em termos de consumo??? claro que não se pode comparar com chão radiante alimentado com bomba de calor, mas ouvem-se tantos comentários negativos em relação ao aquecimento por AC, que gostaria de opiniões de alguém que tenha ACs de última geração.

    é que na minha situação já tenho pré-instalaçao de AC e não quero fazer obras, pelo que AC é a única opção.

    Obrigado


    O unico aspecto negativo que encontro, e penso que seja comum a todos os AC, ou talvez ao isolamento da casa ou talvez do modo que estive a usar o calor é muito residual , ie desliga se o AC e passado 10 mn não se sente que se teve a aquecer.

    Enquanto quando usava os radiadores ( oleo e ceramicos) electricos o calor dava a sensação que se mantinha mais.


    Contudo o consumo ronda os 33% dos radiaodres a oleo/ceramicos.

    Mais detalhes é só solicitar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rscosta1976
  10.  # 10

    obrigado pela partilha da experiência.

    E explorou outras marcas como Mitsubishi ou Toyotomi por exemplo ou foi directamente para Daikin?
  11.  # 11

    Boas eu tenho 3x Perfera e os meus pais 2x Stylish. Em termos de funcionamento eu acho que os Stylish sao mais silenciosos, no entanto parece que tem mais ruidos parasitas. Dito isto são ambos super silenciosos. Em termos de consumo o aquecimento é que sai mais caro. A titulo de exemplo durante o inverno tive as 3 unidades sempre ligadas 24 horas por dia por causa da bebe, a conta ao fim do mes aumentou uns 120 euros (a casa tem uns 90 m2, virada a poente, vidros duplos).
    •  
      larkhe
    • 21 junho 2022 editado

     # 12

    Colocado por: rscosta1976obrigado pela partilha da experiência.

    E explorou outras marcas como Mitsubishi ou Toyotomi por exemplo ou foi directamente para Daikin?


    Sim , nomeadamente Mitsubishi, mas o preço acabava por ser superior e não fiquei convencido com o instalador, através do Jorge Alves encontrei um instalador 5* que me convenceu logo com os Daikin e que instalou um Multsplit exterior e 3 maquinas interiores em8 horas, deixando tudo impecavel, além da limpeza. Algo que não estou habituado.

    Acho que entre estas marcas o que acaba por ser bastante importante é o instalador.

    De salientar que os Stylish tem o efeito Oanda e os Perfera não, seja lá o que isso seja.

    Os Perfera ao pé dos stylish são uns monos do ponto de vista do tamanho, mas funcionam perfeitamente.

    Aconselho o que me aconselharam, Perfera onde estiverem mais escondidos e seja só importante o funcionamento, e Stylish onde estiverem mais expostos, isto a nivel da estética
    • Lupan
    • 21 junho 2022 editado

     # 13

    Eu tenho uns LG Artcool, UV NANO e estou bastante contente também, embora não os tenho ligado muito, porque a amplitude térmica na minha casa, para a minha vivência não é muita. Mas posso dizer, que nunca senti aquele ar "artificial"...
    Posso dizer que no total que os tenho, liguei aí 48 horas só(só tenho AC desde março), claro que é pouco, mas não tive necessidade de mais, liguei tudo para quente.
    Conclusão, leitura da empresa, SU da EDP, nem expressão teve na conta, é como se não tivessem sido ligados e são só A+ no scoop...
 
0.0181 seg. NEW