Iniciar sessão ou registar-se
    • abip
    • 24 março 2022

     # 1

    Olá,

    Estou no processo de comprar uma vivenda em construção mas no estado actual da construçao ja nao é viavel aplicar PRH e estou com bastantes duvidas em qual será a melhor soluçao de climatizaçao.

    Resumindo, o estado actual é o seguinte
    - moradia T4 (zona centro litoral)
    - AC ja tem pre-instalação e está em cima da mesa fazer a instalaçao.
    - o projecto tem paines solares para AQS
    - pretendo colocar paineis fotovoltaicos (ainda nao sei a quantidade/potencia), possivelmente so vou fazer isto mais tarde.
    - vai ter recuperador de calor a lenha na sala (preferencia pessoal)
    - isolamento paredes(blocos térmicos de 25mm e capoto de 80mm); cobertura(painel sandwich 60mm de qualidade superior devido à proximidade da orla costeira, camada de revestimento de face dupla com bolhas de ar, em alumínio e camada de revestimento de lã mineral revestida a papel Kraft)
    - Caixilharia de alumínio lacado, corte térmico, Vidro SGG duplo com baixa emissividade (PLANITHERM XN F2 6 mm, câmara de 20 mm (ar), PLANICLEAR 6 mm)
    - está em cima da mesa tambem a instalaçao de VMC duplo fluxo

    Que soluçoes de climatização recomendam na impossibilide de colocar PRH? Em termos de conforto e eficiencia.

    Acham que o AC é suficiente ou devo complementar com outra soluçao como radiadores de parede?

    É possivel ter radiadores hidraulicos com BC em vez de caldeira a gás? (Nao existe gas natural na zona e não pretendo ter nada a gas em casa)


    Obrigado e já agora, este é o meu primeiro post aqui no forum, antes vinha só ver as discussoes.
  1.  # 2

    Já estragou tudo com o painel sanduíche.. não queira nada disso!!
  2.  # 3

    KISS - keep it simple stupid.
  3.  # 4

    Colocado por: abipcobertura(painel sandwich 60mm de qualidade superior devido à proximidade da orla costeira, camada de revestimento de face dupla com bolhas de ar, em alumínio
    ui, um cancro sem garantia de durabilidade
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesui,um cancrosem garantia de durabilidade


    Mas é o mais rápido (barato) de instalar para o empreiteiro:)
    • abip
    • 24 março 2022 editado

     # 6

    Obrigado pelo feedback em relação à cobertura. Não tenho qualquer tipo de noção de quais os melhores tipos de cobertura para uma moradia de linhas direitas com cobertura plana. Todas as outra que vi usavam o mesmo tipo de cobertura e pensei que era o "normal".

    Ja sabia que era pior comparado com um telhado tradicional inclinado com telha de barro mas não sabia que era tao mau.

    O que recomendam então em termos de cobertura?
  5.  # 7

    Colocado por: abipO que recomendam então em termos de cobertura?

    Ainda para mais em zonas perto do mar?
    Substitua isso por telas asfálticas, bem mais barato e com maior garantia de uma boa execução
  6.  # 8

    Colocado por: abipAcham que o AC é suficiente ou devo complementar com outra soluçao como radiadores de parede?

    Não se deve duplicar sistemas.
    Se não tem problemas no uso dos AC dimensione isso em condições e não necessita de mais nada.
    Garanta é que o isolamento é bem feito. Ter 8cm de capoto de nada lhe serve se tiver a casa cheia de pontes termicas
  7.  # 9

    Nao podendo meter PRH, AC e pronto! Simples e eficaz embora menos confortável que o PRH pelo menos para aquecimento (frio nunca experimentei)
 
0.0133 seg. NEW