Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: tviegasa comunicação não se aplica a essa situação, não tem um arquiteto a tratar disso, vai andar a nora.


    Óbvio que vou ter que ter um arquiteto a tratar disto. Ainda não contratei nenhum porque entrei em contacto com 2 e cada um me deu uma resposta diferente, e nenhuma delas me faz sentido. Um disse-me que precisava de projetos de tudo, incluindo interiores e das especialidades todas e o outro disse-me que deveria atualizar as áreas "por legalizar" nas finanças primeiro e só depois submeter projeto de ampliação e alterações na câmara.

    No entanto, ao contrário do que o tviegas disse, não preciso atualizar primeiro na câmara e só depois nas finanças e conservatória - nas Finanças pediram-me apenas desenhos com as áreas, que não precisam de ser feitos por um técnico.

    Por isso, estou a pesquisar sozinha e vou consultar a arquiteta da câmara na próxima semana. Vou ter que fazer 500 kms para lá e outros tantos para cá mas fico esclarecida.

    Colocado por: ADROatelierProcure a planta cadastral. Pode ser que consiga encontrar o telheiro.
    Já tenho a planta cadastral e o telheiro não está lá. A planta cadastral é de 1981, penso eu, e o RGEU entra em vigor no concelho em 1988, portanto teria margem mas não consigo provar nada. A Câmara aparentemente também tem ortofotografias e até sugeriu submeter só projeto de estabilidade e depois se não conseguissem encontrar as áreas, teria que submeter o de arquitetura para legalizar a ampliação. Só que acho que assim vou andar ali para trás e para a frente...

    Depois dou novidades.
  2.  # 22

    Colocado por: ADROatelierSiga por Licenciamento. Estes projectos já vão tratar de tudo o que necessita, interior e exterior.


    Pois, eu sei. Eu não queria era ficar à espera (eternidades) por um processo de licenciamento de tudo. Os arquitetos estimaram 12 meses! Pensei que sendo só uma ampliação (para legalizar as tais áreas/telheiro), poderia ir por comunicação prévia com projeto de arquitetura e projeto de estabilidades do telhado e telheiro, submetidos em conjunto. Qual é a margem de erro? Podem não aceitar a ampliação, que é basicamente um alpendre nas traseiras junto à casa? Tendo em conta obviamente que estou a cumprir com os índices de construção.
  3.  # 23

    Colocado por: tintinae até sugeriu submeter só projeto de estabilidade e depois se não conseguissem encontrar as áreas, teria que submeter o de arquitetura para legalizar a ampliação

    Isso não faz sentido algum. Ainda por cima está executado. Quanto muito alem da arquitetura um termo de responsabilidade subscrito por eng. civil, em como garante as condições estruturais do existente.
  4.  # 24

    Colocado por: tintinae até sugeriu
    cuidado com o que as CM 'sugerem' de boca sem ser por escrito.
  5.  # 25

    Bem, novidades:

    A arquiteta da CM só pede arquitetura, para legalizar a ampliação, e projeto de estabilidade + ficha de incêndios para a substituição integral do telhado da casa e do telheiro. Não é necessário mais nenhuma especialidade visto que a ampliação é de uma área exterior (telheiro).

    Em relação ao interior, sim está isento de controlo prévio mas o que me disse é que para efeitos de pedido de licença de habitação, se houverem obras entretanto, são me pedidos os projetos todos e tem que ter gás, etc. Isto é uma grande chatice porque não quero sequer ter gás na casa, quando mais fazer uma pré-instalação de gás canalizado numa zona que nem sequer esgotos tem quanto mais gás canalizado, que só lá chegará num futuro galático. O custo, os projetos disso tudo... ridículo.

    Ora, como não há projetos da casa na CM, a própria arqta sugeriu (lá está, de boca) que declarasse o interior como o vou alterar como sendo o pré-existente. E pronto.

    Agora, o arquiteto quer que faça as obras no interior, demolições, subir paredes, instalação elétrica e de águas, antes de submeter o projeto de alteração do telhado. Percebo o lado dele, que não quer fazer falsas declarações, mas não vejo como é que isto vai correr bem se demolir paredes, em que o telhado se apoia, depois ter a casa já com paredes, betonilhas, eletricidade, toda escancarada a apanhar chuva quando o telhado for mudado no Inverno (estou a contar em submeter tudo em Out e ter alvará lá para Jan/Fev)... para além de que não encontro empreiteiros que me façam obras antes de Outubro.

    E a parte em que queria poupar tempo porque era só fazer um proj de ampliação de telheiro e de estabilidade (que a arqta até disse que podia submeter ao mesmo tempo, ainda que analisasse em separado, pois é licenciamento) vai ao ar porque tenho que esperar que as obras do interior estejam feita, pelo menos o bruto.

    Entretanto, o orçamento que me dá para levantamento top, arquitetura, estabilidade e incêndios é de 5900€ + IVA.

    Digam-me coisas que eu já tenho o cérebro a derreter, não sei se é do calor ou das voltas todas que isto já deu.
  6.  # 26

    Colocado por: tintinaDigam-me coisas que eu já tenho o cérebro a derreter,
    peça mais orçamentos, mas nao deve estar muito longe disso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tintina
  7.  # 27

    Colocado por: tintinaAgora, o arquiteto quer que faça as obras no interior, demolições, subir paredes, instalação elétrica e de águas, antes de submeter o projeto de alteração do telhado. Percebo o lado dele, que não quer fazer falsas declarações, mas não vejo como é que isto vai correr bem se demolir paredes, em que o telhado se apoia, depois ter a casa já com paredes, betonilhas, eletricidade, toda escancarada a apanhar chuva quando o telhado for mudado no Inverno (estou a contar em submeter tudo em Out e ter alvará lá para Jan/Fev)... para além de que não encontro empreiteiros que me façam obras antes de Outubro.


    E quanto a isto? Não será o primeiro telhado a ser mudado com um interior já feito, que terá que ser protegido... mas não sei. Não há lage nem nada. Como é que se protege? Ou não se protege porque é só o bruto e não faz mal molhar? Estou preocupada com esta inversão da ordem dos trabalhos... :/
  8.  # 28

    Colocado por: tintinaOu não se protege porque é só o bruto e não faz mal molhar?
    exatamente.
 
0.0169 seg. NEW