Iniciar sessão ou registar-se
    • Joao22
    • 25 março 2022 editado

# 1

Boa tarde, estou neste momento a meio de um processo de aprovação de um projeto de construção(arquitectura com aprovação camarária completa) e especialidade prontas a entregar. O metodo de construção será em lsf

Estando a arquitetura aprovada e as especialidades terminadas efetuei pedidos de orçamento a construtores dos quais tenho confiança (quer por trato ou por visita em obra) e as respostas que obtive foram em todo idênticas, os perfis de aço e a lage (neste caso maciça) que estão presentes no projeto de estabilidades encarecem em muito a obra e são neste caso e de acordo com a opinião geral desnecessários.
    Em relação ao perfil de aço, a questão é que os perfis para cobertura e pergulas que estão a ser pedidos são de um perfil indicado para servir de estrutura e receber peso o que neste caso não se coloca.

Como é obvio pedi a opinião do arquiteto responsavel pelo projeto que concordou com o acima descrito mas , e é aqui que se prende a minha questão, frisou que não era necessária qualquer alteração ao projeto de estabilidades já feito que todas essas alterações , alteração perfis, lage e até eventualmente paredes exteriores podiam ser apenas feitas em obra. Sendo que os construtores em questão recusaram-se a avançar com o projeto assim.

Embora ,como a maioria dos D.O , não seja entendido no assunto não me parece correto nem "legal" que aquilo que está presente e é entregue a câmara como estabilidades não seja o mesmo ou pelo menos o mais fiel possivel ao que é efectuado em obra.

Venho então pedir a vossa opinião de modo a que eu possa aumentar a minha argumentação para com o arquiteto e perceber de facto de que lado está a "razão" e exigir com mais credibilidade as alterações necessárias.

Obrigado
  1.  # 2

A questão é: vão fazer a obra diferente do projeto, construindo uma estrutura menos resistente ao vento e ao sismo para poupar no aço. Em caso de algo correr mal quem é que assume a responsabilidade? É você?
  2.  # 3

Colocado por: marteloescoproA questão é: vão fazer a obra diferente do projeto, construindo uma estrutura menos resistente ao vento e ao sismo para poupar no aço. Em caso de algo correr mal quem é que assume a responsabilidade? É você?

Eu não quero de todo poupar aumentando riscos, mas uma vez que o prório arquiteto concordou que o que la está é excessivo sobretudo cobertura e pergolas, estamos a falar de vários perfis de pergolas que não vão receber peso.
    Não será mais adequado efetuar já as alterações e ter um projeto de estabilidade de acordo com o que vai ser feito em obra?

Se a resposta do arquiteto tivesse sido que as alterações comprometiam a segurança e estrutura da casa ao não estaria aqui a pedir opinião
  3.  # 4

Quem lhe fez o projecto em LSF está habituado a fazer esse trabalhO?

Se puder meta aqui o tipo de perfil, o vão que vence, o espaçamento entre eles e se é cobertura, piso... talvez alguém o possa elucidar.

O mesmo para a laje aligeirada de piso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

Colocado por: dedaoQuem lhe fez o projecto em LSF está habituado a fazer esse trabalhO?

Se puder meta aqui o tipo de perfil, o vão que vence, o espaçamento entre eles e se é cobertura, piso... talvez alguém o possa elucidar.

O mesmo para a laje aligeirada de piso.

Sim tem experiência dai me surpreender o pouco as questões unanimes que recebi por parte da construção.

A informação que me foi passada seria que o perfil de 250 colocado no projeto é desnecessário que 200 ou 150 são suficientes e que a lage nao precisa ser aligeirada , lage maciça será suficiente tambem.

Queria apenas frisar que a minha questão é mais na parte de é correto o arquiteto achar que embora concorde com as alterações as mesmas nao precisam de ser refletidas no projeto, apenas em obra? porque já todos concordam com as alterações em si , o unico ponto de discórdia é a alteração ou não do projeto e dai a minha questão
  5.  # 6

Colocado por: Joao22a lage nao precisa ser aligeirada , lage maciça será suficiente

Mas a laje maciça fica mais cara que aligeirada... e também teria que ser calculada, ou o empreiteiro ia fazer essa laje a olho... sem projecto?
  6.  # 7

Lage maciça não é mais cara?

Mesmo que o Eng. altere o projecto, a ideia seria alterar para a obra OU alterar para submeter novamente à Câmara?
    É que a primeira opção não o salvaguarda a ele, pois a versão para a obra apenas será dada ao empreiteiro e a segunda opção vai demorar mais tempo, porque tem de ir outra vez à Câmara.
  7.  # 8

Colocado por: ricardo.rodrigues

Mas a laje maciça fica mais cara que aligeirada... e também teria que ser calculada, ou o empreiteiro ia fazer essa laje a olho... sem projecto?

A informação que recebi dos construtores seria que a maciça ficaria a cerca de 50% , 60% mais barata que a aligeirada.
    Volto a frisar , dos construtores em questão todos se recusaram a fazer qualquer alteração ao que está projetado. Apenas deram sugestoes de custos desnecessários . sugestoes aceites pelo arquiteto , mas que disse não ser importante alterar em projeto. Sendo este ponto que me parece duvidoso - até pq nenhum construtor , nem eu quero, vai contruir algo diferente do projetado
  8.  # 9

Colocado por: econom.pedroLage maciça não é mais cara?

Mesmo que o Eng. altere o projecto, a ideia seria alterar para a obra OU alterar para submeter novamente à Câmara?
    É que a primeira opção não o salvaguarda a ele, pois a versão para a obra apenas será dada ao empreiteiro e a segunda opção vai demorar mais tempo, porque tem de ir outra vez à Câmara.

Fui rever e de facto o que temos é lage maciça e os contrutores sugeriaram aligeirada, peço desculpa pelo lapso já editei o post inicial.

De qualquer maneira as especialidades ainda não entraram em camara , pelo que para mim o ideal será alterar antes como é obvio.
    Não sei tambem em termos de inspeções e fiscalizações o impacto que isto possa ter.
  9.  # 10

Entao mas se pudesse resolver com laje aligeirada porque razão o projetista teria feito com laje maciça?
  10.  # 11

Colocado por: DR1982Entao mas se pudesse resolver com laje aligeirada porque razão o projetista teria feito com laje maciça?

A razão não sei, mas se o projetista concordou com a alteração é porque não impacta e porque é possivel manter os mesmos padrões de qualidade e segurança com ambas as lajes. A questão é, vou colocar uma laje diferente do projetado? não, nem o construtor faz ou deverá aceitar fazer diferente do projetado certo?

É mais esta questão "legal" ou "ética" que me trás aqui
  11.  # 12

Colocado por: Joao22

A razão não sei, mas se o projetista concordou com a alteração é porque não impacta e porque é possivel manter os mesmos padrões de qualidade e segurança com ambas as lajes. A questão é, vou colocar uma laje diferente do projetado? não, nem o construtor faz ou deverá aceitar fazer diferente do projetado certo?

É mais esta questão "legal" ou "ética" que me trás aqui
    Pelo que entendi quem disse que podia fazer assim foi o arquiteto certo? Ou foi o engenheiro?
  12.  # 13

Colocado por: DR1982Pelo que entendi quem disse que podia fazer assim foi o arquiteto certo? Ou foi o engenheiro?

Arquiteto, não quis ainda falar diretamente com o engenheiro uma vez que o ponto de contacto tem sido sempre o arquiteto não quis estar a "passar por cima"
  13.  # 14

Já teve opiniões e bitaites de empreiteiros e arquiteto, só lhe falta falar com quem decide estas coisas, o projetista da estrutura.
  14.  # 15

Arquiteto, não quis ainda falar diretamente com o engenheiro uma vez que o ponto de contacto tem sido sempre o arquiteto não quis estar a "passar por cima"
    Mas o arquiteto nao pode decidir isso, é o engenheiro
  15.  # 16

Colocado por: DR1982Mas o arquiteto nao pode decidir isso, é o engenheiro

Entendo, vou então contactar o Eng. por suposição caso ele aceite a alteração a mesma tem de ser sempre retificada em projeto, calculos novos feitos etc, certo? Não vamos para obra com um projeto a dizer A e nos a construir B
  16.  # 17

Entendo, vou então contactar o Eng. por suposição caso ele aceite a alteração a mesma tem de ser sempre retificada em projeto, calculos novos feitos etc, certo? Não vamos para obra com um projeto a dizer A e nos a construir B
    Nao seria o primeiro, mas nao sera de todo o cenário ideal.
  17.  # 18

Colocado por: DR1982Nao seria o primeiro, mas nao sera de todo o cenário ideal.

Pronto é aqui que se prende a questão principial - qualquer alteração que se vá fazer em obra tem de estar refletida tambem no projeto certo? Não me faz de todo sentido e desconfio que me esteja a pôr a jeito para contratempos se for colocar estruturas diferentes das enunciadas no projeto
  18.  # 19

As câmaras mal conseguem aprovar projectos que é quase só assinar, quanto mais saber se está a por um c250 ou 200... Mas o certo é fazer uma alteração ao projeto dado que só o projetista é que sabe o que deve lá aplicar.

O projetista até pode ter feito isso de forma a preparar a cobertura para um futuro aumento de piso.

Digo eu :)
  19.  # 20

Colocado por: Joao2250% , 60% mais barata

Não se fie muito nestes números, que as lajes aligeiradas são mais baratas, mas, muito dificilmente, nessa ordem de grandeza.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira

0.0223 seg. NEW