Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: mafgod@amcsilva, quanto quer gastar nesse carregador?

querer quero gastar o mínimo possível mas acho andará na casa dos 250-350€ para um de 32A.
  2.  # 22

Ok...
    Um regulável até 16A com tomada schucko ou CEE16, ronda os 150€.
    Um regulável até 32A com tomada CEE32 (azul) monofásico, ronda os 200€
    Um regulável até 3x16A com tomada CEE16 (vermelha) trifásico, ronda os 300€ (monofásico só permite até 16A)
    Um regulável até 3x32A com tomada CEE32 (vermelha) trifásico, ronda os 400€ (monofásico permite até 32A)

Assim, é tudo uma questão de valores :-)

Qual é a necessidade diária de kms?
    Já coloquei noutra seção (dos VEs) estes dados:
    - 10h a 16A (3,7kW) carrega ~37kWh, permitindo fazer uns 200 a 250km - "obriga" bi-horário diário
    - 8h a 32A (7,4kW) carrega ~60kWh, e enche a bateria dos zero aos 100% - "obriga" bi-horário semanal e cablagem 6mm^2 entre quadro elétrico e tomada assim como potência contratada maior ou igual a 45A (10,35kVA)
    - 5h a 3x16A (11kW) carrega ~55kWh, e enche a bateria dos zero aos 100% - "obriga" bi-horário diário e instalação trifásica e potência contratada maior ou igual a 3x20A (13,8kVA)

Portanto, para o comum dos mortais, basta carregar a 16A diariamente para quase todas as necessidades.
    Se for preciso, é demorar mais tempo a carregar ou ir preparando uns dias antes :-)

Em viagem, como vai pernoitar em algum lado (contar com garagens em shoppings é para esquecer, já foi no passado), tem várias horas para carregar o carro.

O que eu aconselho é:
    - usar o cabo de origem
    - se o cabo não for suficiente, optar por um regulável de 16A
    - se pretender carregar mais energia diariamente ou o preço não for "problema" optar pelo monofásico 32A

Não aconselho o trifásico porque, do que tenho visto, em locais onde pernoito, só vejo tomadas monofásicas e de 16A.
    Usar um trifasico de 3x16A, numa instalação monofásica só me vai carregar a 16A e custa bem mais que um de 32A monofásico.
    O ideal seria o de 3x32A mas é demasiado caro para as vezes que se vai usar.

Se quiser mais info mande mensagem particular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva, dipeca
  3.  # 23

Afinal qual é a potência contratada?
  4.  # 24

Colocado por: VarejotekWh, per

Isso não interessa nada para o meu objetivo que é ter um bom cabo para ter no carro e poder carregar rapidamente em viagem em qualquer local.

Para casa basta-me um cabo de 16A monofásico e ficha azul. Durante a noite fica todo carregado.
  5.  # 25

Colocado por: mafgod....
    Um regulável até 32A com tomada CEE32 (azul) monofásico, ronda os 200€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amcsilva

Onde arranja a esse preço ? Nem no aliexpress...

Dos chineses não vale a pena mandar vir pois não ? A experiência que tenho de carregadores de tlm e outra eletrónica é que avaria passados poucos meses...
  6.  # 26

Colocado por: amcsilva

Isso não interessa nada para o meu objetivo que é ter um bom cabo para ter no carro e poder carregar rapidamente em viagem em qualquer local.

Para casa basta-me um cabo de 16A monofásico e ficha azul. Durante a noite fica todo carregado.

Julgo que citou o user errado, eu perguntei pela potência contratada, se tiver 6.9kva em mono, de pouco serve circuito a 32A.
    Concordam com este comentário: LMDuarte
  7.  # 27

Colocado por: amcsilvaOnde arranja a esse preço ? Nem no aliexpress...
    Mande-me uma mensagem privada :-)
  8.  # 28

Colocado por: amcsilvaDos chineses não vale a pena mandar vir pois não ? A experiência que tenho de carregadores de tlm e outra eletrónica é que avaria passados poucos meses...
    Vêm tudo da china :-) ... agora, uns com melhor qualidade que outros :-)
  9.  # 29

Colocado por: mafgodMande-me uma mensagem privada :-)

Pois... Como se faz isso neste fórum ?

Ando aqui às voltas com as opções e não encontro a mensagem privada.
  10.  # 30

Provavelmente ainda não tem essa possibilidade... envie-me email para o meu user no email quente (hotmail) :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  11.  # 31

Colocado por: mafgodProvavelmente ainda não tem essa possibilidade... envie-me email para o meu user no email quente (hotmail) :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amcsilva

Já enviei email. Recebeu ?
  12.  # 32

Vi e respondi agora, estava no lixo :-)
    • Iko
    • 3 novembro 2024

# 33

Boas!

Devo adquirir um eléctrico para breve (assim espero).

Moro num 2º andar, tenho arrecadação no -2 e o lugar de garagem a 25mt.
    O que tenho de electricidade é 6.9kw penso que só está licenciado para essa potência e nem deve permitir mais (nem é preciso, acho eu).

O que tenho no quadro é isto:

1º foto - Disjuntor C20 com cabo de 4mm que vai para a arrecadação.

2º foto - Tenho um interruptor de carga 32A que alimenta um Disjuntor 16A e um Disjuntor de tomada e 10A Luz.

O que preciso para deixar preparado para o meu lugar de estacionamento para carregar o veiculo?

- Basta passar os 25mt de cabo 4mm, e colocar num novo disjuntor de 16A, e mais tarde se optar por colocar uma wallbox está mais ou menos ok?
      IMG_1246 Large.jpeg
  13.  # 34

O ideal (mínimo), ese quiser mais tarde colocar wallbox (7,4kVa), deve colocar cabo de 6mm deste quadro principal até quadro garagem.
  14.  # 35

Colocado por: ARAS79O ideal (mínimo), ese quiser mais tarde colocar wallbox (7,4kVa), deve colocar cabo de 6mm deste quadro principal até quadro garagem.

Se tem 6.9kva para tudo, vai colocar Wallbox 7.4kw para?
  15.  # 36

tem box ou é um lugar de estacionamento aberto?
  16.  # 37

Colocado por: Bigmousetem box ou é um lugar de estacionamento aberto?

Pelo que se percebe tem arrecadação e um lugar de parqueamento aberto a 25m da arrecadação.
  17.  # 38

Isso só em cabo…?
    • Iko
    • 3 novembro 2024

# 39

Sim é isso mesmo!

Penso que o cabo que vai do quadro de casa até á arrecadação é de 4mm. E depois até ao lugar de garagem tenho que passar cabo (+ ou - 25 metros), e será muito fácil passar o cabo. Tem calhas de metálicas de tecto.

Colocado por: Varejote

Pelo que se percebe tem arrecadação e um lugar de parqueamento aberto a 25m da arrecadação.
  18.  # 40

Com o que está, deve ser capaz de passar fio de 4mm2 desde a arrecadação até ao lugar de parque, claro protegido por um disjuntor novo.

Dadas as distâncias, eu diria que dificilmente consegue mais de 16A para o carregamento. O que em princípio é suficiente para todos os dias normais. Não vale a pena pensar em potências maiores, não vai precisar delas no dia a dia e não precisa de investimentos avultados.
    No lugar de carregamento coloque uma wallbox ou outro qualquer "carregador" ligado numa tomada CEE ou de preferência diretamente ao quadro, limitado a 16A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko

0.0236 seg. NEW