Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Após alguma pesquisa cheguei á conclusão que, no meu caso, a melhor solução para carregar o veículo elétrico que irei receber em Maio será uma tomada azul CEE de 16A.

    A minha ideia é substituir uma tomada tradicional da minha garagem por uma dessas tomadas azuis industriais que têm como vantagem carregar a 16A durante várias horas sem risco de aquecer e queimar.

    Tenho visto vários modelos à venda e a minha questão é qual a que será a melhor substituta em termos de medidas para a medida da tomada tradicional.
      277462390_10217812923629802_6907611340741342203_n.jpg
      15.jpg
      3.jpeg
  2.  # 2

    Colocado por: amcsilvaApós alguma pesquisa cheguei á conclusão que, no meu caso, a melhor solução para carregar o veículo elétrico que irei receber em Maio será uma tomada azul CEE de 16A.
    Boas decisões :)
    Qual o VE?

    Colocado por: amcsilvaTenho visto vários modelos à venda e a minha questão é qual a que será a melhor substituta em termos de medidas para a medida da tomada tradicional.
    É uma questão de escolha... a primeira é exterior, as outras duas são interiores mas, não sei se a caixa que tem atualmente para a tomada schucko é compatível com essas.
  3.  # 3

    as tomadas PCE de embeber não cabem nas caixas normais da restante aparelhagem além disso obrigam a circuito directo
  4.  # 4

    As tomadas CE 2P+T, não são do tipo schuko como tem na segunda foto.
    Se a ficha do carregador é schuko(normais), não vale a pena andar a inventar.
      Tomada-industrial-PCE-2PT-16A-IP44-PCE313-6-1.jpg
  5.  # 5

    Vai ser um Ioniq 5.

    Alguém que tenha sustituído de tomada para uma azul pode tirar uma foto a ver como fica ? Há quem já tenha feito mas não estou a perceber como e com que modelo de ficha.
  6.  # 6

    O carro irá trazer um cabo de carregamento ICCB (in-cable control box; liga tomada schuko) e um cabo Tipo 2 (para wallbox/postos publicos).

    Outra possibilidade é uma tomada reforçada Green Up. Se calhar com essa a substituição é mais simples.
  7.  # 7

    Para Green Up tem de ter circuito direto ao quadro elétrico só para essa tomada, se esse circuito tem mais tomadas, mais vale estar quieto.
  8.  # 8

    Pelo que vi no Renault é habitual colocarem um íman na ficha para não comprarem essa green up
  9.  # 9

    Colocado por: Varejoter circuito direto ao quadro elétrico só para essa tomada, se e


    E isso dá para fazer sem andar com fios fora das paredes, dentro de calhas técnicas ?

    A ficha CEE azul já não necessita a ligação direta ao quadro ?
  10.  # 10

    Colocado por: P@rAdiS3Pelo que vi no Renault é habitual colocarem um íman na ficha para não comprarem essa green up


    Como funciona isso ?
  11.  # 11

    A green up é estupidamente cara.
    A tomada azul CEE é mais que suficiente e custa menos de 10% da green up.

    A questão do iman só funciona para os cabos portáteis que suportem, basicamente, o iman "diz" ao cabo que a tomada é segura para carregar acima de 10A e o cabo, se "ouvir" (creio que apenas os do ZOE originais) permite carregar acima de 10A. Creio que passa a carregra a 12A..

    Sendo que vai adquirir o Ioniq5, informe-se quais as potências que o cabo permite carregar.
    Se este permitir apenas até 12/13A, utilize a tomada atual desde que esteja em condições.
    Se permitir a 16A, pondere se realmente vai carregar sempre a 16A.
    Se não for sempre mas apenas esporadicamente, utilize a mesma tomada que tem.
    Se a ideia é carregar a 16A sempre, opte por essa CEE16 e um carregador portátil com ficha CEE, não use adaptadores.
  12.  # 12

    Também já li que a Green Up ou uma wallbox necessitam de ligação exclusiva ao quadro e a tomada CEE não, pode ser trocada diretamente por uma tomada tradicional. É mesmo assim ? E depois em termos de velocidade de carregamento, será comparável à Green Up da Legrand ?

    Haverá vantagem em usar uma CEE de 32A ao invés da de 16A ?

    Em relação à questão dos adaptadores, o que tenho lido é que são usados na situação das fichas CEE. Porque diz para não usar ? Perde eficácia ? Em princípio se for uma marca boa estará preparado para trabalhar com tomada industrial (CEE) sem problema, ou não ?

    Também me falaram de uma tomada normal com o miolo cerâmico. Que dizem ?
  13.  # 13

    Colocado por: amcsilvaTambém já li que a Green Up ou uma wallbox necessitam de ligação exclusiva ao quadro e a tomada CEE não, pode ser trocada diretamente por uma tomada tradicional. É mesmo assim ? E depois em termos de velocidade de carregamento, será comparável à Green Up da Legrand ?

    Haverá vantagem em usar uma CEE de 32A ao invés da de 16A ?

    Em relação à questão dos adaptadores, o que tenho lido é que são usados na situação das fichas CEE. Porque diz para não usar ? Perde eficácia ? Em princípio se for uma marca boa estará preparado para trabalhar com tomada industrial (CEE) sem problema, ou não ?

    Também me falaram de uma tomada normal com o miolo cerâmico. Que dizem ?

    Atenção que não pode substituir uma tomada normal por uma tomada CEE de 32A. Os condutores (e o disjuntor de proteção do circuito de tomadas) não são os adequados para um circuito de 32A (até porque o disjuntor de um circuito de tomadas normal é de 16A e por isso nunca conseguiria usar os 32A). Se quiser utilizar uma tomada CEE de 32A (e mesmo para a tomada CEE de 16A deveria fazer o mesmo) tem que criar um circuito independente com a respetiva proteção. Poderá inclusive acontecer de nem o quadro ter capacidade para fornecer os 32A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  14.  # 14

    Pretendo comprar um segundo cabo tipo 2 de 32A e tenho as seguintes dúvidas:

    -todas as tomadas Mennekes são anti-roubo ? pergunto porque algumas têm um clip em cima e outras não. Não é isso que prende ao carro quando ele está trancado ?

    -a ficha azul (monofásica) do carregador encaixa numa tomada vermelha (trifásica) ? ou necessita adaptador ?

    -é mais útil comprar um carregador com ficha azul ou vermelha ? que tomadas se encontram mais em postos, hóteis, etc ?

    -já agora, que outros cabos, adaptadores, extensões costumam trazer no carro para qualquer eventualidade ?
  15.  # 15

    O que as tomadas Mennekes do lado do carro têm é uns buraquinhos para o carro prendê-la quando está ligada.
    As fichas azuis não encaixam nas vermelhas. As azuis têm três pinos e as vermelhas têm 5 (algumas de outro tipo têm 4). É sempre preciso um adaptador.
    Quanto a escolher um carregador com ficha vermelha ou azul, se é para o Ioniq 5 deve escolher um carregador trifásico (ficha vermelha). Depois com um adaptador pode facilmente carregar em monofásico numa tomada azul. Se escolher um carregador monofásico, com adaptador consegue na mesma carregar em tomadas vermelhas trifásicas, mas vai carregar mais devagar pois só aproveita uma fase.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  16.  # 16

    está a fazer confusão, existe tomadas tipo Schuko de 16A e tomadas tipo CEE de 16A, e depois trifásicas de 16A, 32A e por ai fora..
    Não é a tomada que limita o carregamento mas sim a instalação elétrica que têm na sua casa, uma tomada/ficha apenas é um adaptador que têm que ser escolhido em função da potência que vai passar nela.

    Veja quais as necessidades do carro que pretende comprar e veja com um eletricista o que é possível colocar na sua casa
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro_Moreiraestá a fazer confusão, existe tomadas tipo Schuko de 16A e tomadas tipo CEE de 16A, e depois trifásicas de 16A, 32A e por ai fora..
    Não é a tomada que limita o carregamento mas sim a instalação elétrica que têm na sua casa, uma tomada/ficha apenas é um adaptador que têm que ser escolhido em função da potência que vai passar nela.

    Veja quais as necessidades do carro que pretende comprar e veja com um eletricista o que é possível colocar na sua casa


    Este cabo será para andar no carro e ligar quando houver oportunidade. Tipo hoteis ou alguns postos de carregamento.

    Pretendo que seja o mais polivalente possível de modo a ter mais hipóteses de carregamento.
  18.  # 18

    vocÊ precisa de uma extensão macho/femea e não vai ser facil comprar a ficha femea que encaixa no carro, por isso que as marcas vendem isso como extra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  19.  # 19

    o mais comum é haver tomadas normais a disposição, compre uma ficha de borracha tipo Schuko de 16A de boa qualidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  20.  # 20

    @amcsilva, quanto quer gastar nesse carregador?
 
0.0205 seg. NEW