Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: fpacardosoO carregador móvel da Tesla, não sei se o teu traz, carrega até 32A mas acho que recomendam 16A para carregamentos em casa.
    Creio que nos novos Teslas são extra.
    Para carregar a 16A ou até 32A são precisos dois adaptadores, uma para até 16A e um outro para até 32A.
    Custam, creio 48€ cada um.

Se alguém precisar de um carregador oficial Tesla com adaptador 16A e schucko a um preço mais simpático (na loja são 200 + 48 = 248€) mandem mensagem privada.

Colocado por: RUIOLINo dia a dia carrego a 5A.
    Tendo em conta as perdas, carregar a 5A pouco colocas na bateria, preferível a 13 ou mesmo a 16A.
  2.  # 2

Colocado por: mafgodTendo em conta as perdas, carregar a 5A pouco colocas na bateria, preferível a 13 ou mesmo a 16A.

Em termos de perdas difere carregar a 13A ou 5A?
  3.  # 3

Têm razão, podia ter sido mais especifico.
    O carregador móvel da Tesla carrega a máximo de: 13A com adaptador schuko (tomada normal), 16A com adaptador azul mais pequeno (diâmetro 42 mm) e 32A com o adaptador azul maior (diâmetro 56 mm).
    Neste momento estou a carregar a 13A e tenho perdas de 10%.

RUIOLI e mafgod, utilizam tomada schuko ou CEE? Se CEE que disjuntor têm a proteger a mesma? 16A de um polo chega?
  4.  # 4

10% de perdas no carregamento? Isso é enorme, absurdo até...
  5.  # 5

Colocado por: fpacardosoRUIOLI e mafgod, utilizam tomada schuko ou CEE? Se CEE que disjuntor têm a proteger a mesma? 16A de um polo chega?
    Carrego tanto em schuko como numa tomada CEE de 16A. Proteção normal de tomada, ou seja, disjuntor de C20 creio (de um polo) e depois o diferencial para as tomadas da garagem.
  6.  # 6

Colocado por: pcspinheiro10% de perdas no carregamento? Isso é enorme, absurdo até...
    Se fossem apenas 10% era óptimo :-)

Sobre o carregar a 5A, o problema é que, nos Teslas por exemplo, podem ter consumos elevados em standby e carregando a 5A podes estar apenas a eliminar esse consumo e pouco ou nada para a bateria.
    Basta ter o sentry mode ligado que verás o consumo em standby ser elevado.

Regra geral, quanto maior for a potência de carregamento menores são as perdas.
  7.  # 7

É mesmo como o mafgod disse, 10% é muito bom, as perdas andam sempre entre os 10% e 20%.
    Tens perdas por todos o lado, é na rede elétrica, nos FV, faz parte.
  8.  # 8

Boa tarde Caríssimos.

Actualmente tenho um Leaf 40 kw mas já encomendei o novo Tesla Model Y.

Como tinha à algum tempo a ideia de trocar de VE aproveitei um muito bom negócio numa Wallbox e coloquei uma zona de carregamento na garagem.

Não vou precisar de tudo ao mesmo tempo, até porque a Wallbox é neste momento a única a ser utilizada, mas como fiz uma instalação de raiz deixei já tudo preparado para o futuro.

Além da ligação da Wallbox ficou também uma tomada CEE 32A instalada e uma tomada Green Up que me tinha sido oferecida à cerca de 2 anos e nunca tinha sido instalada.

Coloquei uma linha 3X6mm directamente do quadro principal (com disjuntor próprio) até este quadro da garagem e aí um disjuntor para cada ligação.

Tenho 5.75 kw (25A) contratados e como a Wallbox tem balanceamento de carga está configurada para esse potência máxima.

Passei a carregar ao dobro da potência e velocidade que o fazia no carregador original do Leaf,se bem que nunca tive problemas com o carregador original porque sempre o carreguei à noite durante o período de vazio do bi-horario, no entanto com a chegada do Tesla aí sim, vai haver grande diferença.

Na publicação seguinte vou tentar dar a minha opinião relativamente à perda no carregamento.
      IMG_20250214_143405.jpg
  9.  # 9

Em relação à perda no carregamento, como podem ver na imagem do post anterior tenho uma Wallbox que uso para o carregamento do meu Leaf, e no quadro além do disjuntor normal tenho igualmente um disjuntor Wi-Fi que me permite ligar e desligar onde estiver e faz igualmente a medicação da energia que passa nesse disjuntor.

Nas imagens que coloco podem ver a diferença entre o que passou no disjuntor e o que efectivamente entrou no carro (parto do principio que o valor indicado na Wallbox é o que entrou no carro).

Pelos números ficou acima dos 10% a velocidades de carregamento em média de 5kwh.

Sempre li que quanto mais baixa for o carregamento mais perdas existem mas no entanto não tenho dados que possam confirmar porque carrego sempre no máximo disponível.
      Screenshot_2025-03-08-12-11-15-957_com.tuya.smartlife.jpg
      Screenshot_2025-03-08-12-12-41-276_com.v2charge.app.jpg
    • hangas
    • 8 março 2025 editado

# 10

Colocado por: I am the law(parto do principio que o valor indicado na Wallbox é o que entrou no carro)

O que a wallbox marca é efectivamente o que entrou no carro, mas não necessariamente o que entrou na bateria.

Essa diferença está principalmente nos sistemas activos de gestão da bateria, nomeadamente a refrigeração da mesma. Esses sistemas acabam por ter um consumo relativamente constante, pelo que quanto mais tempo demorar o carro a carregar maior será esse “desperdício”.

Mas pode comparar o valor medido pela wallbox com o valor indicado pelo carro, que geralmente vem do BMS, e mais perto do valor da bateria.

Btw, tenho uma wallbox igual a essa. Não precisa de usar o disjuntor Wi-Fi para gerir a carga, a própria wallbox faz isso, permite agendar, etc.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: I am the law
    • hangas
    • 8 março 2025 editado

# 11

Comparativo do último carregamento.

Valor da wallbox vs valor do carro (EQA) num carregamento de 10H.
    A velocidade de carregamento deve ter oscilado entre os 2,5 e os 3kW. - gestão de carga dinâmica durante a noite a dividir os 4.6kVA entre o carro e os ACs do quartos, BC etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: I am the law
      IMG_0526.jpeg
      IMG_0527.jpeg
  10.  # 12

Colocado por: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:I am the law

Eu apenas uso o disjuntor Wi-Fi para ligar ou desligar a Wallbox à distância, não uso para programar carregamento ou afins, isso é na V2C que programo.

0.0208 seg. NEW