Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Antes de mais agradeço qualquer tipo de resposta construtiva.

    Eu e a minha namorada estamos a pensar comprar casa, em princípio compraremos a casa dos pais dela. A casa tem uma avaliação acima dos 200.000€ e nos pretendemos comprar na casa dos 150.000€ Ou seja, iríamos escriturar por cerca de 165.000/170.000. Sei que iremos pagar mais impostos mas tirando isso e a questão das mais valias (que não existe).

    Há algum problema nisto? O banco pede comprovativo dos 10%? Ou comprovativo da transferência do sinal entregue no CPCV (sinal este que seria fictício)

    Obrigado
  2.  # 2

    O "banco" estará presente no dia da escritura...
  3.  # 3

    No dia da escritura tem de aparecer o valor da escritura.
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesO "banco" estará presente no dia da escritura...
    Sim, mas o meu sogro é quem vai vender o imóvel irá dizer que sim recebeu os 10% no CPCV
  5.  # 5

    Colocado por: moreira8125Sim, mas o meu sogro é quem vai vender o imóvel irá dizer que sim recebeu os 10% no CPCV
    Tem de existir prova, cheque ou compravativo de transferência
  6.  # 6

    Fazem uma transferência dos 10% para o seu sogro e no dia da escritura apresentam esse comprovativo, porque esse comprovativo tem de constar na escritura.
    Posteriormente o seu sogro devolve-lhe essa importância.
    Concordam com este comentário: Varejote, callinas
  7.  # 7

    Colocado por: sognimFazem uma transferência dos 10% para o seu sogro e no dia da escritura apresentam esse comprovativo, porque esse comprovativo tem de constar na escritura.
    Posteriormente o seu sogro devolve-lhe essa importância.
    Poderá ser uma hipótese! Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: sognimFazem uma transferência dos 10% para o seu sogro e no dia da escritura apresentam esse comprovativo, porque esse comprovativo tem de constar na escritura.
    Posteriormente o seu sogro devolve-lhe essa importância.

    O banco empresta XX % do valor da escritura, o restante tem ou teve que lá estar na conta, se não estiver como justifica o cheque do sinal? Na minha opinião não será assim tão fácil, mas posso estar enganado obviamente...
  9.  # 9

    Colocado por: Vítor Magalhães
    O banco empresta XX % do valor da escritura, o restante tem ou teve que lá estar na conta, se não estiver como justifica o cheque do sinal? Na minha opinião não será assim tão fácil, mas posso estar enganado obviamente...
    Entao mas o dinheiro nesse caso teve de estar na conta.
    Aquando do CPCV trabsferem 10% para a conta do vendedor e ficam com o comprovativo, no dia da escritura apresentam o comprovativo da transferência dos 10% e o cheque com os 90% restantes.
    • RCF
    • 28 março 2022

     # 10

    Colocado por: moreira8125Boa tarde a todos,

    Antes de mais agradeço qualquer tipo de resposta construtiva.

    Eu e a minha namorada estamos a pensar comprar casa, em princípio compraremos a casa dos pais dela. A casa tem uma avaliação acima dos 200.000€ e nos pretendemos comprar na casa dos 150.000€ Ou seja, iríamos escriturar por cerca de 165.000/170.000. Sei que iremos pagar mais impostos mas tirando isso e a questão das mais valias (que não existe).

    Há algum problema nisto? O banco pede comprovativo dos 10%? Ou comprovativo da transferência do sinal entregue no CPCV (sinal este que seria fictício)

    Obrigado

    É simples.
    Passa um cheque aos pais da sua namorada, que eles nunca chegarão a depositar.
    No ato da escritura, mostram esse cheque, isto é, pagam a casa com o valor emprestado pelo Banco e com o valor desse cheque. Tanto podem entregar esse cheque no ato da escritura, como entregar antes, a título de sinal e no ato do CPCV, e na escritura mostram cópia desse cheque.
  10.  # 11

    Nesse caso não seria melhor fazer a transferência da totalidade e depois reaver o valor "pago a mais"?
    Muito sinceramente não estou a ver um banco a deixar-se levar por uma venda entre familiares.
    • DR1982
    • 28 março 2022 editado

     # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesNesse caso não seria melhor fazer a transferência da totalidade e depois reaver o valor "pago a mais"?
    Muito sinceramente não estou a ver um banco a deixar-se levar por uma venda entre familiares.
    E se nao houverem os 10% ? Pois
    Isso costuma se fazer para o banco pagar a totalidade da casa
  11.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesMuito sinceramente não estou a ver um banco a deixar-se levar por uma venda entre familiares.
    Mas não se está a deixar levar. Existe uma venda escriturada por um valor X. O banco empresta 90% de X. O vendedor diz que já recebeu 10% de X, apresentado prova de pagamento (transferência/cheque) e a avaliação da casa feita por entidade independente comprova que o valor comercial da casa supera o valor escriturado. Parece-me que está tudo bem.

    Se o vendedor, uma vez consumado o negócio quiser oferecer à filha o equivalente a 10% do valor que fez para ajudar a mobilar a casa, não é problema para o banco. Pode contudo ser para as finanças (imposto devido).

    Tem é de existir prova do pagamento dos 10% aquando da escritura.
  12.  # 14

    Colocado por: DR1982E se nao houverem os 10% ? Pois
    Isso costuma se fazer para o banco pagar a totalidade da casa


    Precisamente. E isto pode ser motivado por duas razões:

    1) - O comprador tem os 10% / 20% mais o valor para as despesas com a abertura de processo, registos, avaliações, escritura, etc... e não quer perder liquidez;

    2) - O comprador não tem a verba do ponto anterior e assim é mais difícil provar o "pagamento" do sinal.
  13.  # 15

    Façam a escritura pelo valor certo.

    O seu sogro é que lhe tem de emprestar os 10% primeiro, já que vocês não têm para adiantar.
  14.  # 16

    Colocado por: ricardo.rodriguesFaçam a escritura pelo valor certo.

    O seu sogro é que lhe tem de emprestar os 10% primeiro, já que vocês não têm para adiantar.
    E o sogro por ter uma casa tambem é obrigado a ter os 10% ou a emprestar ? 😀
  15.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesMuito sinceramente não estou a ver um banco a deixar-se levar por uma venda entre familiares.


    Alguns não aceitam de todo fazer CH assim, já cheguei a fazer essa questão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 18

    Colocado por: moreira8125Boa tarde a todos,

    e a questão das mais valias (que não existe).



    Quando diz que os seus sogros não estarão sujeitos ao pagamento de mais valias, está a considerar a avaliação do banco, o valor patrimonial das Finanças ou o valor da compra inicial pelos seus sogros, actualizado à data de hoje?
  17.  # 19

    Colocado por: nocas1

    Quando diz que os seus sogros não estarão sujeitos ao pagamento de mais valias, está a considerar a avaliação do banco, o valor patrimonial das Finanças ou o valor da compra inicial pelos seus sogros, actualizado à data de hoje?


    O valor de compra inicial será igual ou semelhante ao valor de venda
    Concordam com este comentário: nocas1
  18.  # 20

    Colocado por: rui.fern

    Alguns não aceitam de todo fazer CH assim, já cheguei a fazer essa questão.


    Não fazia ideia disso, até porque na minha cabeça não me faz sentido, porque razão não pode haver uma venda entre familiares se estiver tudo conforme a legalidade?
 
0.0176 seg. NEW