Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Situação a resolver: instalar wallbox máx 7,4kw regulavel 6-32A, na garagem.

    Situação atual
    Potencia contratada monofásica 6,9.
    Quadro Geral com:
    Interruptor de corte 64A
    Disjuntor 20A para quadro parcial
    Interruptor diferencial 40A 30mA
    Quadro Parcial com:
    Interruptor diferencial 25A 30mA

    O que pretendo saber é se posso alterar o disjuntor de 20A por um de 32A no QG e alterar fio para 6mm2 que vai até ao quadro parcial?
    Depois qual o disjuntor que devo por no QP para a Wallbox e qual a espessura do cabo que vai do disjuntor do QP até á tomada da wallbox.

    Muito obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Sim pode alterar.

    Colocado por: pmvalenteO que pretendo saber é se posso alterar o disjuntor de 20A por um de 32A no QG e alterar fio para 6mm2 que vai até ao quadro parcial?


    Questões: qual a wallbox que irá instalar? que tipo de tomada tem (tipo 2)?

    Deverá instalar no quadro parcial a seguinte:
    Disjuntor de 2P-25A 6kA (sé quiser ter 32A, tem que alterar o disjunto no QG para 40A e respetivo cabo).
    Interruptor diferencial de 2P-40A/30mA Tipo A
    Cabo XV 3G6mm2

    Como tem no quadro parcial um interruptor diferencial como corte geral, tem de instalar um interruptor de corte geral que recebe a alimentação do Quadro geral, para depois repartir para o interruptor diferencial existente e para o novo interrutor diferencial da wall box

    Colocado por: pmvalenteDepois qual o disjuntor que devo por no QP para a Wallbox e qual a espessura do cabo que vai do disjuntor do QP até á tomada da wallbox.
  3.  # 3

    Boas, obrigado pela ajuda.
    Wallbox: veltium Lite Zero.
    Tomada tipo 2.
  4.  # 4

    Quem lhe irá executar o trabalho o que recomedá?
  5.  # 5

    Então se eu quiser usar 32A no Quadro Parcial, substituo o de 20A no quadro geral por um de 40A, e no quadro parcial coloco um interruptor de corte geral de 2P-25 6kA, mais o diferencial 2P-40A/30mA, alterando também o fio do QG até ao parcial por 6mm2.
    Correto?
  6.  # 6

    Colocado por: BigmouseQuem lhe irá executar o trabalho o que recomedá?
    ainda ninguém, talvez faça eu
  7.  # 7

    Mais ou menos isso assim...

    mas o cabo de alimentação para um disjuntor de 40A não sei se cumpre a legislação...

    Necessita mesmo de ter uma saída para o Posto de Carregamento de 32A? o VE permite carga com a que potencia?

    Colocado por: pmvalenteEntão se eu quiser usar 32A no Quadro Parcial, substituo o de 20A no quadro geral por um de 40A, e no quadro parcial coloco um interruptor de corte geral de 2P-25 6kA, mais o diferencial 2P-40A/30mA, alterando também o fio do QG até ao parcial por 6mm2.
    Correto?
      Captura de ecrã 2022-04-01 172831.jpg
      Captura de ecrã 2022-04-01 172852.jpg
  8.  # 8

    O VE permite 6,6Kw. os 32A fica folgado, mas fica preparado para o futuro.
 
0.0128 seg. NEW