Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Comprei, em Junho do ano passado, em Leiria, um apartamento novo e vendido como alta qualidade e isolamento xpto (e até será, mas não no seu todo), que inclui um pequeno espaço de arrumos (arrecadação) no piso -1. Ora que, apesar de ser uma construção nova, em Novembro já tinha o tecto da arrecadação com manchas de humidade. Reportei ao construtor, que alterou a disposição das grelhas de ventilação e limpou o tecto prontamente. De novo em Fevereiro 2022, voltaram a aparecer as manchas, que voltaram a ser limpas. Em virtude da ausência de ventilação natural no espaço em que estão todas as arrecadações do prédio e com reclamações sobre o cheiro sentido, o construtor colocou também nessa altura uma VMC no corredor desse espaço, comum a todos. Sucede que não vejo qualquer impacto da VMC na humidade da minha arrecadação e temo que muito em breve voltem as manchas. Recentemente, a média de humidade naquele espaço rondava os 84%. De notar, que outros vizinhos não se queixaram deste problema, sendo que na primeira visita o construtor indicou que o meu tecto era de pladur e daí a possível diferença. Tendo reportado ao construtor que não vi qualquer efeito até aqui, indicaram que aumentaram a velocidade/intensidade da VMC. Estou esta semana a registar os níveis de humidade mas, até aqui, parece tudo igual.

    Naturalmente que posso colocar lá um desumidificador, porém, não creio que resolva o problema definitivamente e tal seria descartar a responsabilidade do construtor, sendo que não era esta a expectativa que tinha para uma construção nova.

    Assim, algumas questões:
    - não parecendo haver muita vontade em resolver de vez o problema pelo construtor (responderam que o objetivo da VMC nunca foi fazer da arrecadação espaço de habitação - obviamente!), a quem devo recorrer para efeitos de garantia? Na Ficha Técnica de Habitação fala em "fabricante", mas o que se entende neste caso como tal? Quem fez o projeto de especialidade de isolamento térmico ou quem é responsável pela ventilação?
    - alguém que tenha feito uma perícia técnica? Pode utilizar-se como prova para aplicar legalmente a garantia da habitação?
    - recomendam algum advogado, idealmente na zona Centro, que possa representar-me? Vale a pena, para quem já tenha passado pelo mesmo?

    Obrigada desde já!
      pic1.jpg
      pic3.jpg
      pic4.jpg
  2.  # 2

    Se é só no seu espaço, parece-me um problema de infiltração, o que existe por cima da sua arrecadação?, pode ser uma canalização ou esgoto furados ou mal executados quando da construção, o facto de ter pladur no tecto não quer dizer nada, não é por isso que têm humidade, eu abriria o tecto para ver como é que está o tecto por cima do pladur, possivelmente colocaram paldur para não ver a burrada do que estava á vista. Não têm janelas nem nenhuma tubagem para fazer ventilação forçada? as portas têm grelhas de ventilação para ajudar a circular o ar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Micax84
  3.  # 3

    Em que zona de Leiria, poss9 saber?
  4.  # 4

    @Robim: obrigada. Por cima existem apartamentos. O que tem de grelhas de ventilação é só o que se mostra na foto.

    @Tiagonvs29: Quinta do Taborda. Tem alguma sugestão para as minhas perguntas? Obrigada.
 
0.0098 seg. NEW