Iniciar sessão ou registar-se
    • TMQ
    • 28 março 2022 editado

# 1

Boa tarde,

Encontro-me neste momento em processo de compra de terreno.
    Para fazer o loteamento está a ser exigida a área de implantação.
    A arquitecta indica que a área de implantação não pode ultrapassar os limites em anexo e que só permite geminada, daí tentar geminar apenas pela garagem. Já estive a rever o PDM e não encontro referência à limitação de 18m de comprimento nem sobre a obrigatoriedade de geminar ( as moradias nesta rua são todas isoladas c/ 2 pisos ), apenas encontro a que diz respeito à limitação de 60% da área do terreno, sendo que este tem +/- 700m2. Peço ajuda neste ponto caso achem que o meu esboço poderia beneficiar de um comprimento maior. Caso contrário, e tendo em conta a escalada de preços, sou quase que obrigado a reduzir de 180m2 que tinha idealizado inicialmente, para 156m2.

Dou primazia à área social ( a mesa da cozinha é bilhar/jantar), bbq, ligação com o área exterior, conforto térmico e exposição solar ( anexo tb print com orientação - entrada pela rua sem saída )
    Peço a v/ opinião no que melhorariam, quais os erros que me estão a escapar e se este esboço já é suficiente para avançar com o processo e delinear a àrea de implantação.
    Ignorem as áreas assinaladas nos duches, considerem apenas as do WC e as janelas internas são portas de correr ( limitação do sw )
      1o_esboço_imp_Lote4_arq.jpg
      Captura de ecrã 2022-03-28 204453.jpg
      Captura de ecrã 2022-03-28 204351.jpg
    • TMQ
    • 28 março 2022

# 2

Exposição Solar
      suncalc.jpg
  1.  # 3

Colocado por: TMQPeço a v/ opinião no que melhorariam, quais os erros que me estão a escapar e se este esboço já é suficiente para avançar com o processo e delinear a àrea de implantação.

Parece-me que alguém está a ser nabo... ;) não sei se quem está a fazer isso, ou se o TMQ está a explicar mal a situação...

Na elaboração da operação de loteamento, é definido na planta síntese um poligono máximo de implantação para cada lote, depois haverá um limite de Area de implantação e de construção. Nessa planta constará um quadro síntese com todos os dados urbanimétricos necessários.

Essa Arquiecta, já alguma vez executou uma operação de loteamento? é que pela imagem apresentada, isso não é assim que se faz. Também não entendo as cores diferenciadas em cada lote.. isso não se trata de nenhuma operação de destaque...
  2.  # 4

Relativamente ao projecto da edificação, não me irei pronunciar muito...
    Acho que precisa de muito trabalho e de assentarem ideias.
    Talvez uma implantação dentro deste conceito fosse bem mais interessante. é uma ideia.
    Boa sorte.
      Captura de ecrã 2022-03-28 214351.jpg
    • TMQ
    • 29 março 2022

# 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Parece-me que alguém está a ser nabo... ;) não sei se quem está a fazer isso, ou se o TMQ está a explicar mal a situação...

Na elaboração da operação de loteamento, é definido na planta síntese um poligonomáximode implantação para cada lote, depois haverá um limite de Area de implantação e de construção. Nessa planta constará um quadro síntese com todos os dados urbanimétricos necessários.

Essa Arquiecta, já alguma vez executou uma operação de loteamento? é que pela imagem apresentada, isso não é assim que se faz. Também não entendo as cores diferenciadas em cada lote.. isso não se trata de nenhuma operação de destaque...

Bom Dia Sr. Pedro,

Há efectivamente 1 destaque. A imagem com os 2 lotes é uma operação de loteamento antiga e que pretendemos alterar.
    O documento elaborado pela arquitecta é o que o Sr. Pedro actualizou a azul.
    A sua sugestão passa por alterar a implantação para a área assinalada a azul, certo?
    Se sim, geminar totalmente uma fachada está fora de questão para mim.

O quadrado em branco, representa a área de lazer exterior? Consegue enquadrar essa decisão no que à exposição solar diz respeito? Essa não teria ligação directa com a traseira que é jardim e esse é outro factor indispensável para mim.

Quanto a ser nabo, reconheço a minha quota parte :), daí estar a pedir ajuda e assim minimizar o risco de arrependimento num investimento desta magnitude.
  3.  # 6

Colocado por: TMQA sua sugestão passa por alterar a implantação para a área assinalada a azul, certo?
    Se sim, geminar totalmente uma fachada está fora de questão para mim.

Era uma proposta para implantação do edifício.O poligono de implantação do lote pode ser maior que o projecto a propor.

acho que está a pensar mal. face as dimensões desse lote e orientação é benéfico para si ser geminado ao limite Norte.

Colocado por: TMQO quadrado em branco, representa a área de lazer exterior? Consegue enquadrar essa decisão no que à exposição solar diz respeito? Essa não teria ligação directa com a traseira que é jardim e esse é outro factor indispensável para mim.

De lazer, de fruição.. pode ser o principal ou não. permite ter uma boa exposição solar e todos os compartimentos com luz e ventilação natural. esqueça a organização funcional que tem sob o poligono azul.
    Não precisa nem tem nada de prescindir da ligação com a traseira. A minha ideia, é realizável. Mas tem é de meter a sua arquitecta a trabalhar nisso e a organizar os espaços interiores e a interrelacionar com as zonas exteriores.

Sinceramente considero um erro seu, dar como premissa à colega, que não querer encostar à extrema do lote.

boa sorte.

PS: eu pensava que o desenho do loteamento estivesse agora a ser feito... é que aquilo não tem pés nem cabeça.
    • TMQ
    • 29 março 2022

# 7

Refere "dimensões" por achar o terreno pequeno ou pelas limitações?
    Não consigo ter um espaço funcional sem geminar? Damos mt valor à privacidade, todos os fins de semana temos a casa cheia de familia e amigos, mais as datas festivas que são mts ( familia numerosa ), basicamente não somos vizinhos pra quem gosta de paz e silêncio, tenho receio que geminando possa por em cheque o descanso de quem construir no outro lote.

Tem algum comentário a fazer sob a limitação que referi dos 18m de comprimento?

O meu esboço está totalmente errado ou consegue-se aproveitar alguma coisa?
  4.  # 8

Colocado por: TMQNão consigo ter um espaço funcional sem geminar? Damos mt valor à privacidade, todos os fins de semana temos a casa cheia de familia e amigos, mais as datas festivas que são mts ( familia numerosa ), basicamente não somos vizinhos pra quem gosta de paz e silêncio, tenho receio que geminando possa por em cheque o descanso de quem construir no outro lote.

Onde é que o geminado, hipoteca isso tudo que descreve!? antes pelo contrario!

Colocado por: TMQTem algum comentário a fazer sob a limitação que referi dos 18m de comprimento?

Não. quem tem de comentar é o autor do projecto.

Colocado por: TMQO meu esboço está totalmente errado ou consegue-se aproveitar alguma coisa?

Esqueça.

Colocado por: TMQRefere "dimensões" por achar o terreno pequeno ou pelas limitações?

O terreno é grandote, as proporções é que são chatas. De resto não é nada difícil fazer aí uma coisa decente.

Por ultimo e não leve a mal, anda a teimar numa implantação que acaba por não ser benéfica para si. Ainda por cima sobre falsos "pretextos".
    Boa sorte
  5.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasRelativamente ao projecto da edificação, não me irei pronunciar muito...

MAs já agora... Quem é que propõe uma IS de serviço no meio da zona social!? longe dos quartos que irá servir!?
    só aqui demonstra o calibre da coisa...
    Sinceramente dúvido que esta proposta tenha sido feita por colega de profissão.
    • TMQ
    • 29 março 2022 editado

# 10

MAs já agora... Quem é que propõe uma IS de serviço no meio da zona social!? longe dos quartos que irá servir!?
    só aqui demonstra o calibre da coisa...
    Sinceramente dúvido que esta proposta tenha sido feita por colega de profissão.

Mas foi. Tb achei completamente descabido e foi por isso que tentei desenhar alguma coisa que fosse de encontro ao que procuro. Mas pelos vistos não fiz melhor.
    Em sua defesa, a proposta chegou-me com o intuito de definir o polígono implantação. Isto porque me afirma que, neste momento, ao definir o mesmo este terá que ser utilizado na sua totalidade. Desconhecia este ponto e o Sr. Pedro refere anteriormente o contrário e que me parece o correcto, mas leis é outra área que não domino.
    • TMQ
    • 29 março 2022 editado

# 11

Onde é que o geminado, hipoteca isso tudo que descreve!? antes pelo contrario!

A ser geminado, ao fazer barulho não se vai ouvir na divisão contígua?
    • TMQ
    • 29 março 2022

# 12

Colocado por: TMQO meu esboço está totalmente errado ou consegue-se aproveitar alguma coisa?
    Esqueça.

Bem, é assim tão mau??? :)

Colocado por: TMQ
    Por ultimo e não leve a mal, anda a teimar numa implantação que acaba por não ser benéfica para si. Ainda por cima sobre falsos "pretextos".
    Boa sorte

Não levo nada a mal, antes pelo contrário, só tenho a agradecer. Todos os pontos de vista e ajuda são bem vindos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 13

Colocado por: TMQA ser geminado, ao fazer barulho não se vai ouvir na divisão contígua?

Imagine que essa parede tem requisitos de exterior. São bastante a nivel de requisito acustico minimo, agora imagine que são DUAS paredes com requisitos de exterior ( a sua e do vizinho que ai encostar - obviamente que pode ser acautelado o modo como poderá ser feito esses "encosto"). E imagine que os seus projectistas fazem um bom trabalho e ainda tem em atenção um reforço dos requisitos acústicos nessa parede confinante com o vizinho.

Parece-me a mim que quem o conduz no projecto, também não aborda o assunto, ou não sabe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMQ
  7.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasEssa Arquiecta, já alguma vez executou uma operação de loteamento? é que pela imagem apresentada, isso não é assim que se faz. Também não entendo as cores diferenciadas em cada lote.. isso não se trata de nenhuma operação de destaque...
    imagino que deve ainda estar em fase de estudo. pelo que faz assim esses bonecos para simplificar as conversas com o DO

no entanto agora para o TMQ. tal como explicado pelo Pedro, a colega apenas tem de definir o poligono máximo. nao têm de fazer projectos das casas. depois dentro das regras definidas pelo PDM e pelo alvará do loteamanto cada qual faz o que quer dentro desse poligono. nao tem de o usar na sua totalidade.
    • TMQ
    • 29 março 2022

# 15

Colocado por: antonylemosimagino que deve ainda estar em fase de estudo. pelo que faz assim esses bonecos para simplificar as conversas com o DO

no entanto agora para o TMQ. tal como explicado pelo Pedro, a colega apenas tem de definir o poligono máximo. nao têm de fazer projectos das casas. depois dentro das regras definidas pelo PDM e pelo alvará do loteamanto cada qual faz o que quer dentro desse poligono. nao tem de o usar na sua totalidade.

Boa tarde Sr. Antony,

Então é 100% confirmado que o poligono pode ser esticado ao máximo e depois construir-se menos? Ou há alguma excepção em que obrigue a definir a implantação final agora?
    reforço que já havia um loteamento ( mt antigo )
  8.  # 16

Colocado por: TMQ

Boa tarde Sr. Antony,

Então é 100% confirmado que o poligono pode ser esticado ao máximo e depois construir-se menos? Ou há alguma excepção em que obrigue a definir a implantação final agora?
    reforço que já havia um loteamento ( mt antigo )

O polígono representa máximo uso... Imagine eu que comprei um lote com um polígono de 300m2, estava bem lixado...
  9.  # 17

Colocado por: TMQEntão é 100% confirmado que o poligono pode ser esticado ao máximo e depois construir-se menos?

Certo. Se andam com esse tipo de dúvidas...nesta altura do campeonato...

Meto aqui um exemplo de uma operação de loteamento que realizei. Na verdade foi uma alteração global a um Loteamento que já se encontrava concluído há alguns anos (2003), mas sem poderem vender os lotes. Ficou finalmente desbloqueado, novo lev. top., alterou-se indices, usos, poligonos, etc.. E ainda refiz as contas todas face o PDM que entretanto entrou em vigor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
      Captura de ecrã 2022-03-29 154050.jpg
  10.  # 18

Colocado por: TMQEntão é 100% confirmado que o poligono pode ser esticado ao máximo e depois construir-se menos?
    sim. aliás são os próprios técnicos da CM aqui que dizem que está mal feito quando nao é assim. Porque depois obriga-nos muitas vezes a ter de fazer alterações aos loteamentos o que significa custos adicionais aos clientes.

Colocado por: TMQOu há alguma excepção em que obrigue a definir a implantação final agora?
    nenhuma, nao faz qq sentido defininir agora o poligono de implantação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • TMQ
    • 30 março 2022

# 19

Um dos pontos que arq frisou foi que teria que geminar totalmente ou teria que se tentar a garagem. Isto só fica definido quando submetermos o projecto ou há alguma documentação que possa consultar e que me elucide neste ponto?
  11.  # 20

TMQ, não sei que regras poderá ter ou não a camara em questão. cada caso é um caso. pelo que a sua arquitecta, deverá ter uma ou mais reuniões com tecnico que analisará o processo, ddiscussão das opções, por forma a terem uma solução coordenada que seja aceite.

0.0242 seg. NEW