Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    A minha casa de r/c e 1° andar tem um vão de telhado em frente a janela da sala. Estou interessado em fazer um terraço (3,25*6,25) mas estou a ficar atolado em burocracia e em dificuldades que me parecem desnecessárias.
    Percebo que estando as plantas originais ainda em papel que tenham de ser informatizada, mas qualquer um com alguma experiência em AutoCAD as copia demorando 1 ou 2 dias... Já falei com 2 arquitetos diferentes e ambos querem ou necessitam de um topógrafo para medir a casa!! Será que a casa cresceu ou mudou de sítio nestes 34 anos.
    Posso perceber que algumas leis possam ter mudado nós últimos 30 anos mas eu apenas quero retirar as telhas colocar chão construir um parapeito à volta e uma janela até ao chão. Não percebo o perigo pois estou a retirar peso à casa e os parapeitos ficam por cima de paredes do r/c.

    Alguém me pode indicar as diretrizes para este tipo de obras e confirmar se é necessário tanta burocracia. Pois já estou quase a desistir do projeco
  2.  # 2

    É necessário a burocracia.
    Trata-se um projecto de alterações que necessita ser instruído com um processo de licenciamento, com todos os elementos instrutórios exigíveis.
    Em principio o lev. top será necessário para instruir a planta de implantação. Poderão ser recuperados os desenhos em papel através de digitalização e desenhado as alterações e proposta sobre os mesmos (já o fiz), mas no final, não sei o que dará mais trabalho, se refazer o desenho em CAD, se andar com digitalizações limpezas de desenhos, é que teremos desenhos de osbreposição e os finais, etc..

    Boa sorte.

    PS: se realmente acha complicado, dispendioso. Se o esforço não vale a mais valia que deseja.Esqueça essa ideia.
  3.  # 3

    Va a camara e veja se isso se pode enquadrar como obras de escassa relevância urbanística e o que será necessário para licenciar esse tipo de obras, parece-me que para esse caso um levantamento topográfico seja exagerado, mas também depende da qualidade dos desenhos que tiver e se existiram alterações aos mesmos.
  4.  # 4

    Colocado por: tviegasVa a camara e veja se isso se pode enquadrar como obras de escassa relevância urbanística

    É obvio que não se enquadra...
  5.  # 5

    Colocado por: tviegasparece-me que para esse caso um levantamento topográfico seja exagerado

    É só um dos elementos que a não ser entregue é motivo de indeferimento do projeto.

    Colocado por: tviegasVa a camara e veja se isso se pode enquadrar como obras de escassa relevânci

    A menos que a câmara não esteja a cumprir a lei geral, é um obra que obrigatoriamente tem que ter projeto.
  6.  # 6

    Obrigado a todos pelas opiniões.

    Já falei com a Câmara e efetivamente tenho de entregar projeto. Não percebo é porque o arquiteto tem de fazer medições à casa já que as plantas têm todas as medidas em papel. No meu entender, e sentido prático, bastava alterar os cortes da casa e a respetiva planta do 1º andar já em modelo informático.

    Cheira-me apenas a uma jogada de economia circular (nós trabalhamos mas o dinheiro volta sempre para a máquina do estado...).

    Também me informaram que o IMI vai aumentar devido a ter um terraço! porquê? será que um terraço conta como área útil da casa? será que me vão descontar a proporção dos meses em que chove e eu não posso usufruir do dito terraço.

    São todas estas dificuldades que fomentam as construções ilegais e as fugas aos impostos, porque depois de pagar 2500€ ou mais em projeto e licenciamento vou ter arranjar um construtor que não me cobre IVA e por sua vez ele terá de arranjar trabalhadores ilegais... Enfim é o Portugal 2020 que temos.

    Ainda assim, alguém me sabe dizer onde posso consultar o PDM e/ou legislação de área de construção vs área de terreno. Já vi num outro post que existe uma formula para isso mas não a consigo encontrar.

    Cumprimentos a todos...
  7.  # 7

    Colocado por: Bilro.dbpAinda assim, alguém me sabe dizer onde posso consultar o PDM

    Está concerteza no site da sua câmara.

    Olhe, em vez de se chatear e gastar a massa, guarde-a ( vêm aí tempos complicados), deixe-se estar sossegado ;) Não dê a ganhar nem um cêntimo a esses fulanos das obras, e dos projectos e muito menos ao Estado.
 
0.0136 seg. NEW