Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma casa e remodelei a cozinha.

    A casa é antiga e só tem um espaço para um tubo com ligação à chaminé, comprei um esquentador ventilado e fiz uma ligação em Y como tubo do exaustor como se pode ver na imagem.

    Para evitar o refluxo de gas do esquentador ventilado quando o exaustor está a funcionar o tubo do esquentador continua por dentro do Y e vai até à chaminé e o tudo de exaustor termina no y, seguindo o ar pelo espaço vazio entre o tubo do esquentador e o tubo que entra no buraco da chaminé.

    Fiz um teste e os gases de exaustão do esquentador entram em casa pelo exaustor, mesmo sendo um esquentador ventilado e tendo o exaustor uma válvula de não retorno. Isso acontece só quando trabalha o esquentador, quando o exaustor está em funcionamento não existe retorno de gas.

    A solução sugerida pelo técnico do gas foi de colocar uma grelha de ventilação na janela pois quando se abre ligeiramente a janela os gases sobem pela chaminé e não entram na cozinha.

    A minha questão será se existe outra solução visto que ainda não consegui encontrar ninguém na minha zona (Évora) que instale a ventilação na janela, dizem que a solução será uma nova janela.

    A casa fica no 1° e último andar do prédio, tendo a chaminé cerca 1,60 de altura, o tubo do exaustor está quase 1 m dentro do buraco da chaminé. O problema é que o ar desce pela chaminé em vez de subir.

    Será que existe outra solução?
      20220321_184733.jpg
  2.  # 2

    Tem caixa de estore na janela da cozinha? se tiver é aplicar a grelha na tampa da caixa de estore, para ter admissão de ar.
    De resto isso como es´ta não cumpre a legislação. teria sempre de ter dois tubos a entrar na chaminé.
    Como é o ultimo piso, veja se consegue abirir um burco maior e fazer as coisas em condições.
  3.  # 3

    A caixa do estore fica por fora, por cima da janela. A chaminé não tem espaço para os 2 tubos.
  4.  # 4

    A instalação está ilegal de acordo com as normas. Tem tiver inspeção de gás não é aprovada, se tiver algum acidente o seguro não paga.
  5.  # 5

    Aparentemente dá para colocar 2 tubos a entrar no buraco da chaminé.
    Se der, problema resolvido. Só precisa fechar a parte de baixo.
 
0.0084 seg. NEW