Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PedroNunes24Já passei pelo processo e só consideram os 70.000.

Aquilo que a autoridade tributária usa para confirmar o valor reinvestido é o que constar na escritura como o valor dado de entrada para o imóvel. Qualquer outro valor, seja IMT, IS, avaliação do imóvel, despesas com escritura, etc, não são considerados reinvestimento.

O mesmo se aplica a amortizações antecipadas, caso as faça. Mesmo dentro do prazo dos 3 anos que tem para reinvestir, não são consideradas como revinestimento.

Agradeço a resposta.

A questão é que já obtive a informação contrária também, e online também parece tudo contraditório. Na AT disseram-me que se mantém a isenção e um contabilista disse-me que não. Mas a única coisa que ainda não consegui foi um documento que dissesse isto explicitamente...
  2.  # 2

Ainda não consegui saber o que acontece se indicar na dec. IRS que vai fazer reinvestimento e depois por algum motivo não o reinvestir, já la vão 6 anos e ainda não fui notificado, tambem não fui lá perguntar nada.
  3.  # 3

Até prescrever há tempo para cobrança, com juros...
  4.  # 4

Prescreve ao fim de 4.... Ou melhor caduca
  5.  # 5

As despesas com a aquisição da casa acho que são dedutíveis numa nova venda, mas não sei até que prazo.
  6.  # 6

Colocado por: NTORIONPrescreve ao fim de 4.... Ou melhor caduca

Então quer dizer que o melhor será não fazer nada e há a possibilidade de não pagarmos imposto?
  7.  # 7

Colocado por: canario12Ainda não consegui saber o que acontece se indicar na dec. IRS que vai fazer reinvestimento e depois por algum motivo não o reinvestir, já la vão 6 anos e ainda não fui notificado, tambem não fui lá perguntar nada.

Eu substitui a declaração..
  8.  # 8

Colocado por: Bragas VEu substitui a declaração..

isso não, paga-se multa, imposto e juros. Mais vale esperar pela notificação ou prescrição (a escritura de venda foi em 2019).
  9.  # 9

Isso não?

Só cumpri. Isó estou a cumprir com a minha obrigação.

Esperar é incumprir.. parece-me a mim..
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  10.  # 10

Tem ideia que tipo de planos/prazos prestacionais a AT aceitaria para valores na ordem dos 25k?
  11.  # 11

Colocado por: Bragas V

Eu substitui a declaração..

BragasV , em que ano substituiu essa declaração e qual era o ano da declaração?
    Posso-lhe perguntar quanto pagou de "multa"? É só para ter uma ideia já que possivelmente também vou ter de rectificar uma declaração
  12.  # 12

A declaração era de 2021.. substitui agora..
    Estou à espera..

Mas li algures que se fosse a primeira vez a AT não cobrava a multa..

Então eu estou a fazer uma declaração pra lhe entregar 25k e ainda me vão multar.. ? 😀
  13.  # 13

Colocado por: Bragas VA declaração era de 2021.. substitui agora..
    Estou à espera..

Então eu estou a fazer uma declaração pra lhe entregar 25k e ainda me vão multar.. ? 😀

Olhe, que eu uma vez entreguei uma declaração dentro do prazo, mas como estava na dúvida se colocava uma factura de farmácia ou não, fiz a substituição da declaração, e acabei a pagar uma multa de 25€ pela substituição ter entrado já fora do prazo 1 ou 2 dias e foi para beneficiar as finanças, por isso já não digo nada.
    Depois quando souber a resposta se poder venha cá informar como ficou.
  14.  # 14

Combinado..

Se for 25€ não fico muito chateado..
  15.  # 15

Colocado por: canario12
    isso não, paga-se multa, imposto e juros. Mais vale esperar pela notificação ou prescrição (a escritura de venda foi em 2019).

Em dezembro do ano passado emtreguei uma declaração de substituição porque não reinvesti as mais valias e não paguei multa, só juros (10% do valor que tinha a pagar).
    Faltava cerca de 15 dias para o final do prazo de reinvestimento.
  16.  # 16

10%????

Ao ano??
  17.  # 17

Colocado por: Bragas VA declaração era de 2021.. substitui agora..
    Estou à espera..

Esse valor é o que lhe faltou reinvestir ou é a proporção de imposto relativamente ao que faltou reinvestir?
  18.  # 18

Colocado por: Bragas V10%????

Ao ano??

Não, foi 10% ao fim dos 3 anos no meu caso.

Acho que a taxa de juro é definida anualmente (penso que pelo Banco ee Portugal), depois as finanças pegam na taxa de cada ano e aplicam aos dias que tem em atraso. Corrigam-me se estiver errado.

O melhor é mal saibam que não vão reinvestir a tempo entreguem a declaração de substituição para não contar mais juros e não pagarem multa. Na altura fiz uma questão sobre quando devia entregar às finanças e esta foi a resposta:
    "
    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

Caro contribuinte, tendo em conta a situação que ora nos apresenta e ainda, por uma questão de poder beneficiar, junto da AT, de valores mais baixos a pagar, tanto em sede de juros, como em sede de coima, aconselhamos a substituir (portanto, no Portal das Finanças), logo que tenha oportunidade, a sua Declaração de Rendimentos "IRS/Mod.3-2021", em cujo Anexo G [e no que respeita à alienação imobiliária, ora em questão (naturalmente)], apenas deverá manter preenchido, o respetivo Quadro 4 ("Alienação Onerosa de Direitos Reais Sobre Bens Imóveis"), o que significa que deverá retirar / apagar, quaisquer valores que possam surgir pré-preenchidos, no respetivo "Anx.G/Qd.5A" ("Reinvestimento do Valor de Realização de Imóvel Destinado a Habitação Própria e Permanente").
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"

No meu caso tinha quase 4k a pagar e paguei 4390. Mas ainda compensou ter retido o dinheiro, os 4k nos 3 anos renderam mais do que os juros que paguei, pouco mas renderam.

Agora se a ideia é não pagar nada é deixar andar, pode ser que tenha sorte como o outro user.
  19.  # 19

Colocado por: jpmassena

Esse valor é o que lhe faltou reinvestir ou é a proporção de imposto relativamente ao que faltou reinvestir?

É já o imposto a pagar..

0.0262 seg. NEW