Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, eu tenho um apartamento que estou a alugar e o que mais odeio é as janelas e portas de correr em alumínio. Estou a pensar em modernizar e colocar janelas e portas de correr em PVC. Eu sei que é um investimento caro por volta de 10000 euros. No entanto acredito que talvez consiga melhorar a eficiência energética e aumente o valor da casa pois fica mais "moderna". A minha questão é a nível de impostos. Acham que consigo colocar como despesas para o IRS para reduzir o imposto que pago por alugar a casa?

    Até estava a pensar modernizar as janelas este ano e para o ano modernizar as portas de correr para conseguir maximizar a redução do imposto de IRS.
  2.  # 2

    Começo por dizer que não sou contabilista, mas talvez possa começar a discussão.

    A obra que está a descrever é uma obra de valorização do imóvel e como tal, não é considerada uma despesa dedutível. Contudo, se considerar que é uma obra de conservação (manifestamente mentira mas enfim) pode deduzir o valor ao seu IRS deste ano e, quem sabe, talvez ninguém o chateie. Pode inclusive optar por englobar o valor da renda no seu IRS (em vez de usar a taxa liberatória) e deduzir a despesa ao longo dos próximos anos.

    Atacando o problema de outra forma: porquê deixar os seus amores e ódios pessoais contagiarem a sua actividade como senhorio? Deduzindo ou não no IRS, vai demorar uma década a ver o retorno desse investimento. Se a casa estiver bem alugada, vai gastar o dinheiro para quê? É chatice e despesa desnecessária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marosato
  3.  # 3

    Colocado por: zemvpferreiraComeço por dizer que não sou contabilista, mas talvez possa começar a discussão.

    A obra que está a descrever é uma obra de valorização do imóvel e como tal, não é considerada uma despesa dedutível. Contudo, se considerar que é uma obra de conservação (manifestamente mentira mas enfim) pode deduzir o valor ao seu IRS deste ano e, quem sabe, talvez ninguém o chateie. Pode inclusive optar por englobar o valor da renda no seu IRS (em vez de usar a taxa liberatória) e deduzir a despesa ao longo dos próximos anos.

    Atacando o problema de outra forma: porquê deixar os seus amores e ódios pessoais contagiarem a sua actividade como senhorio? Deduzindo ou não no IRS, vai demorar uma década a ver o retorno desse investimento. Se a casa estiver bem alugada, vai gastar o dinheiro para quê? É chatice e despesa desnecessária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marosato


    Desde já obrigado pela resposta. Neste caso o facto de remodelar as janelas e portas é para aumentar a eficiência energética. Eu tenciono ir para lá morar em 3 anos e queria aproveitar abater nos impostos com a remodelação.
  4.  # 4

    Olhe que não era a primeira vez que as finanças embirravam com uma situação dessas. Ao fazer uma dedução tão grande o expectável é que a casa se mantenha em arrendamento até fazer sentido financeiro. Não quer dizer que não avance mas prepare-se para a possibilidade de re-pagar o imposto e levar com uma inspecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
 
0.0106 seg. NEW