Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho algumas dúvidas que gostaría de exclarecer. Primeiro vou explicar o mais breve possível o meu caso.

    Tenho um apartamento na Maia que comprei em 2005 juntamente com o meu namorado (agora marido).
    Em 2008 devido ao falecimento do meu sogro mudamo-nos para a casa da minha sogra e decidimos arrendar o nosso apartamento (pelo valor de €500,00/mês), para tentar rentabilizá-lo uma vez que o mercado de compra e venda está um bocado em baixo e nunca nos dariam o valor do imóvel (avaliado em 120.000,00€ em 2005, ainda não pedimos a actualização), (sei já fui angariadora imobiliária), mas temos tido algum azar com os inquilinos; o primeiro ficou só 4 meses e depois disse que tinha de efectuar muitas deslocações a Lisboa e não lhe compensava estar a pagar um arrendamento (não acreditámos, mas resolvemos não colocar problemas).

    O actual, entrou em Setembro de 2009 e tem vindo sistematicamente a atrasar-se no pagamento das rendas (está acordado no contrato que é até ao dia 1 do mês a que precede), e só acaba por dar o dinheiro depois de muito termos insistido e de ter gasto alguns € em chamadas para ele e quase sempre na última semana do mês (p. ex. Janeiro só pagou a 23 de Dezembro).

    Já estamos bastante fartos por isso em relação a estes atrasos vamos deixar de telefonar e este mês (esta semana para ser mais exacta) vamos enviar uma carta a pedir 50% do valor da renda de indemnização;
    mas este não é o único problema, ele não tem sido muito coerente no que diz, primeiro sempre que ligamos diz que vai fazer o pagamento "amanhã" que nunca é verdade, depois disse ao meu marido que gosta muito do imóvel e que estaria interessado em comprar e pediu que lhe dessemos um valor (demos €130.000,00 com base na avaliação anterior, nos melhoramentos que fizemos e no aumento de acessos que entretanto houve), depois veio com a história que tinha de ir para Lisboa agora em Janeiro (neste ponto dissemo que aceitavamos, mas ele teria de cumprir o que tinha sido estipulado no contrato - carta de aviso registada com 90 dias de antecedência (que nunca recebemos) e a instalação de 2 aparelhos de ar condicionado que ele, como técnico a trabalhar para a LG se propôs colocar mediante na redução da renda para €450,00/mês), a última versão dele é que como tem cá o filho e precisa de ter um local para poder estar com ele nos fins de semana dele cá no norte continua interessado em comprar o apartamento, mas desde meados de Dezembro ainda não disse mais nada sobre o que vai fazer, nem carta para sair, nem decisão se vai comprar.

    No entanto, acabamos por concordar que talvez fosse melhor vender, para podermos avançar com as obras de remodelação na casa da minha sogra (precisamos de a aumentar e modernizar com aquecimento e isolamento) uma vez que não podemos continuar a contar com o dinheiro da renda com inquilino que não cumpre e por causa desta situação estamos em suspenso, para entrarmos com uma acção de despejo ele tem de 3 meses em atraso, se quisermos continuar a arrendar estamos a perder dinheiro por culpa dele, pois sabemos que há um casal interessado em arrendar e ele ainda não facilitou uma visita (isto com base no que ele disse de querer sair), não atende as nossas chamadas de imediato é preciso insistir muito, e em relação à venda ele tem preferência mas disse ainda nada, será que posso colocar o imóvel à venda mesmo assim?

    Confeço que tudo isto me deixou desanimada e com mais vontade de vender o imóvel :(
    •  
      FD
    • 11 janeiro 2010

     # 2

    Colocado por: Sandra Meloserá que posso colocar o imóvel à venda mesmo assim?

    Pode.
    Você pode inspeccionar o imóvel, a lei dá-lhe esse direito. Quando e em que condições é que não diz... (isto para poder mostrar a casa a potenciais compradores)
    Mas, uma casa arrendada é muito desvalorizada em relação a uma casa devoluta (desocupada) por isso não sei até que ponto lhe será interessante anunciar um imóvel para venda nessas condições.
    O arrendatário só tem direito de preferência se estiver na casa há mais de 3 anos.

    Em relação ao resto não percebi muito bem se quer mais ajuda...
    Mas, na minha opinião, é-se diplomata/tolerante até 3 vezes, a partir daí, uma relação cordial, escrita e nada mais. Atrasou-se? Paga indemnização e mais nada, você nada tem a ver com os problemas dos outros já que eles também não querem saber dos seus, correcto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sandra Melo
 
0.0093 seg. NEW