Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O banco pode decidir fazer o crédito, mas com esse relatório em caso de auditoria pelo BP incumpriu na concessão de crédito hipotecário
  2.  # 22

    Colocado por: RCFbasta que uma casa não tenha um simples lava loiça, que quaisquer €50 compram, para o Banco recusar um empréstimo para HPP

    Sim basta, porque basta essa falta para o avaliador considerar que o imóvel não tem condições de habitabilidade.
  3.  # 23

    Colocado por: RCF
    E, portanto, basta que uma casa não tenha um simples lava loiça, que quaisquer €50 compram, para o Banco recusar um empréstimo para HPP, a um bom cliente com histórico de mais de 20 anos, cumpridor, e cujo empréstimo não representa mais do que uns 20% da sua taxa de esforço... se isto Vos parece razoável, quem sou eu para o contradizer


    Exatamente o que pensei... Sendo que hoje em dia já é possivel comprar uma cozinha em minutos. Louças de wc ainda entendia mas agora lava-loiças...
  4.  # 24

    Colocado por: vncfp
    Exatamente o que pensei... Sendo que hoje em dia já é possivel comprar uma cozinha em minutos. Louças de wc ainda entendia mas agora lava-loiças...


    E se for ao pormenor lava-louça e pelo menos 60cm de bancada contigua.
    • RCF
    • 8 abril 2022

     # 25

    Colocado por: MS_11

    E se for ao pormenor ainda mais radical lava-louça e pelo menos 60cm de bancada contigua.
  5.  # 26

    Pode ser radicalismo, é o que é.

    São normas, nós é que não gostamos muito de cumprir.

    Também entendo que é irritante imaginar estas situações e depois analisar Berardos e afins, mas quando perdemos muito tempo a guardar as formigas os elefantes passam...
    • RCF
    • 8 abril 2022

     # 27

    Colocado por: MS_11São normas

    qual é a norma que diz, expressamente isto?
    Colocado por: MS_11basta para tal não haver lava-loiça,

    Colocado por: MS_11lava-louça e pelo menos 60cm de bancada contigua.

    Continuo a crer que essa (sua) conclusão não passa de um entendimento radical das regras.
    Se calhar, perante um mau cliente, excecionalmente, o Banco até se pode valer desse tipo de argumentos para não conceder o crédito. Mas, não mais que isso...
  6.  # 28

    Só podem ser concedidos crédito habitação para imóveis com condições de habitabilidade comprovada.

    Não há volta a dar ao tema. Se o perito no local atestar que estas não estão reunidas a única forma do banco conceder é CH é fazer um crédito para obras em conjunto (semelhante ao que faria para auto-construção +/-).

    De outra forma está a incumprir perante o banco de Portugal, e em auditoria à carteira de créditos quando solicitados os respetivos relatórios dá chatice.
  7.  # 29

    Colocado por: MS_11Só podem ser concedidos crédito habitação para imóveis com condições de habitabilidade comprovada.


    o problema é a definição de "condições de habitabilidade comprovada" um avaliador mais bonzinho pode fechar aos olhos a uma coisa ou outra e outro mais rigoroso pode implicar, por exemplo, com a falta de um lava-loiça.

    no entanto pergunto, onde está definido que uma cozinha precisa de um lava-loiça? ainda me lembro das pessoas lavarem a loiça em alguidares de plástico. onde está definido que um wc precisa de um chuveiro? ainda me lembro das pessoas tomarem banho numa tina de latão. onde está definido que uma cozinha precisa de um fogão a gás/electricidade? ainda me lembro das pessoas fazerem o comer na lareira a lenha.

    se implicam com estas coisas, então impliquem tb pelo fato do quarto ter que ter uma cama, porque as pessoas não podem dormir no chão. ou a cozinha ter que ter uma mesa, porque as pessoas não podem comer com o prato na mão. se uma casa nova tem que ter pelo menos certificação energética B-, então não deixem morar pessoas em casas com certificações inferiores.

    concordo quem uma casa tem que ter condições de habitabilidade, mas penso que essas condições deviam ser claras para todos.
    Concordam com este comentário: RCF, N.Pires, vncfp
    • RCF
    • 8 abril 2022

     # 30

    Colocado por: MS_11Só podem ser concedidos crédito habitação para imóveis com condições de habitabilidade comprovada.

    pois... mas não respondeu à minha pergunta
    Colocado por: RCFqual é a norma que diz, expressamente isto?

    concluir que uma casa não tem condições de habitabilidade e por isso não conceder crédito à habitação, apenas porque não existe um lava loiça ou uma bancada com pelo menos 60cm, continuo a crer não passar de uma conclusão radical e que, por regra, nem sequer defende os interesses do Banco.

    Em 2020 comprei um apartamento devoluto que, seguramente não era habitado há mais de 10 anos. Teve de levar uma renovação completa após a aquisição, com substituição de cozinha, WC, carpintarias, caixilharia, canalização, etc... e o Banco não viu problemas em conceder-me crédito HPP.
    Por acaso, depois, fiz crédito para obras, mas foi depois e em momento algum me colocaram esse obstáculo.
  8.  # 31

    Nem sou eu que tenho de lhe responder...

    Que há bancos a saltar por cima se o cliente interessar diria que sim, também os havia a validar garantias fraudulentas de alguns empresários encostados ao pode político e não achei bem...
  9.  # 32

    Colocado por: pauloagsantoso problema é a definição de "condições de habitabilidade comprovada" um avaliador mais bonzinho pode fechar aos olhos a uma coisa ou outra e outro mais rigoroso pode implicar, por exemplo, com a falta de um lava-loiça.

    Não é uma questão de ser bonzinho ou mauzinho, é uma questão de ter rigor na avaliação de factos objetivos.


    Colocado por: pauloagsantosse implicam com estas coisas, então impliquem tb pelo fato do quarto ter que ter uma cama, porque as pessoas não podem dormir no chão. ou a cozinha ter que ter uma mesa, porque as pessoas não podem comer com o prato na mão.

    Não confundir partes do imóvel com mobiliário.



    Colocado por: pauloagsantosconcordo quem uma casa tem que ter condições de habitabilidade, mas penso que essas condições deviam ser claras para todos.

    O artigo 84º do RGEU é claríssimo.
  10.  # 33

    Colocado por: RCFEm 2020 comprei um apartamento devoluto que, seguramente não era habitado há mais de 10 anos. Teve de levar uma renovação completa após a aquisição, com substituição de cozinha, WC, carpintarias, caixilharia, canalização, etc... e o Banco não viu problemas em conceder-me crédito HPP.

    Não estar habitado há anos não significa que não tenha condições de habitabilidade. Se você conseguiu o crédito só para aquisição é porque no relatório do avaliador não estava lá nada a afirmar a falta de condições de habitabilidade.
  11.  # 34

    Colocado por: pauloagsantos

    o problema é a definição de "condições de habitabilidade comprovada" um avaliador mais bonzinho pode fechar aos olhos a uma coisa ou outra e outro mais rigoroso pode implicar, por exemplo, com a falta de um lava-loiça.

    no entanto pergunto, onde está definido que uma cozinha precisa de um lava-loiça? ainda me lembro das pessoas lavarem a loiça em alguidares de plástico. onde está definido que um wc precisa de um chuveiro? ainda me lembro das pessoas tomarem banho numa tina de latão. onde está definido que uma cozinha precisa de um fogão a gás/electricidade? ainda me lembro das pessoas fazerem o comer na lareira a lenha.

    se implicam com estas coisas, então impliquem tb pelo fato do quarto ter que ter uma cama, porque as pessoas não podem dormir no chão. ou a cozinha ter que ter uma mesa, porque as pessoas não podem comer com o prato na mão. se uma casa nova tem que ter pelo menos certificação energética B-, então não deixem morar pessoas em casas com certificações inferiores.

    concordo quem uma casa tem que ter condições de habitabilidade, mas penso que essas condições deviam ser claras para todos.
    Concordam com este comentário:RCF

    No meu caso que vou pedir emprestimo para obras em principio será assim, a minha "casa" não tem bancada de cozinha ,vou arranjar uma bancada de cozinha no olx e vou montar para disfarçar a coisa,quando ao wc tambem deve dar para arranjar umas loiças.A agua está cortada ja ha algum tempo por isso o avaliador nao vai mexer nas torneiras.
  12.  # 35

    Colocado por: N.PiresNo meu caso que vou pedir emprestimo para obras

    Se vai pedir crédito para aquisição e obras, a casa não precisa de ter condições de habitabilidade, só as precisa de ter no fim das obras.
    Concordam com este comentário: N.Pires
  13.  # 36

    Colocado por: J.Fernandes
    Se vai pedir crédito para aquisição e obras, a casa não precisa de ter condições de habitabilidade, só as precisa de ter no fim das obras.
    Concordam com este comentário:N.Pires

    No meu caso será só empréstimo para obras,os moveis serão para o avaliador dar mais qualquer coisa.
    Obrigado na mesma pelo esclarecimento.
    • Mena
    • 7 janeiro 2024

     # 37

    Colocado por: RCF
    E, portanto, basta que uma casa não tenha um simples lava loiça, que quaisquer €50 compram, para o Banco recusar um empréstimo para HPP, a um bom cliente com histórico de mais de 20 anos, cumpridor, e cujo empréstimo não representa mais do que uns 20% da sua taxa de esforço... se isto Vos parece razoável, quem sou eu para o contradizer



    Boa tarde , aproveito este tópico para colocar a minha questão , já que estou numa situação parecida .
    Encontrei uma casa de campo em mau estado mas a um preço razoável e também não tem wc nem cozinha . Contudo já tem esgotos à porta , eletricidade também e água de rede . A nossa preocupação é com o crédito habitação . Teremos de a fazer parecer habitável, colocando
    As tais loiças do wc e uma bancada com lava loiça e saída de esgoto .
    Dado que a construção é de 1937 não necessita de licença de habitabilidade.
    No máximo perco o dinheiro da avaliação e um negócio se o
    Avaliador decidir que não tem condições , certo ?
    Temos de tentar a sorte , já que crédito com obras não será aprovado devido à taxa de esforço .
  14.  # 38

    Colocado por: Mena
    (...)Teremos de a fazer parecer habitável, colocando
    As tais loiças do wc e uma bancada com lava loiça e saída de esgoto .
    Dado que a construção é de 1937 não necessita de licença de habitabilidade.

    (...)

    Não necessita se não tiver alterações. Se tiver, já necessita. Atenção a isso.
  15.  # 39

    Mena, não me parece que seja tão simples.
    O facto da construção ser anterior a 51 não significa que seja carta verde.

    "não necessita de licença de habitabilidade" mas o vendedor tem de ja ter, ou ir à Câmara remeter uma dispensa de licença.

    Essa dispensa se ainda não tiver sido tirada, pode implicar visita ao local antes de ser emitida. E nessa visita ficam identificadas as condições actuais do imóvel.

    Vou partilhar consigo o que aconteceu no nosso caso, em que também comprámos uma casa de campo.
    Apareceu a dispensa de licença,⁹ mas em que a mesma cita uma alteração ao imóvel, só que não diz qual.
    Essa autorização não acompanhou nenhum projecto/planta ou documentação extra. Ainda consultamos a Câmara por sugestão da advogada que contratámos para análise dos documentos de venda, mas não havia mais info.

    Comprámos a casa porque tínhamos o valor disponível, porque só este desencontrar de informação, já teria impedido um crédito.

    Agora há aqui uma questão que não consegui seguir:

    . pondera gastar dinheiro/fazer obras, antes de pedir o crédito? ou seja, antes do imóvel ser seu?
    • Mena
    • 10 janeiro 2024

     # 40

    Colocado por: marizepondera gastar dinheiro/fazer obras, antes de pedir o crédito? ou seja, antes do imóvel ser seu?


    Obrigada pelas vossas respostas .

    Pois o meu marido foi ao banco hoje e outra coisa que não referi por lapso mas que é muito importante , é o facto de ser necessário refazer o telhado pois está a ceder nalgumas zonas e foi exatamente essa questão pra a qual o adverteram porque a casa necessitaria dessa intervenção prévia , caso contrário não emprestam para habitação (Mais a questão das loiças do wc).
    teríamos de fazer essa obra sem a casa ser nossa , com o nosso dinheiro (que já é contadinho para o valor de entrada + despesas bancárias e escritura quanto mais para obra a fundo ) mas com essa questão da licença de habitabilidade à baila já torna tudo mais arriscado .

    Custa tanto encontrar bons negócios mas que por melhores que sejam nunca vão para a frente por falta de capital próprio… é muito triste o estado em que o nosso poder de compra chegou .

    Já agora a título de curiosidade , quanto custa refazer um telhado ? Sai mais caro reaproveitar as telhas naturais ou fazer de novo ?
    A casa tem 138m2 .
 
0.0294 seg. NEW