Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estamos a pensar reconstruir a casa da minha sogra (que habitamos), mas queremos ter uma ideia dos primeiros passos a dar e os custos, antes de chegar à parte do crédito habitação e/ou escritura.
    Portanto, daquilo que entendo, caso a minha sogra não tenha Caderneta Predial com ela, é ir à Câmara Municipal pedir uma. Qual é o valor que costumam cobrar por isso? A partir daqui não sei bem o que se segue. Conseguem ajudar-me?
    Obrigada
  2.  # 2

    A caderneta predial é tirada nas finanças. Se tiver senha entra no portal das finanças e imprime sem nenhum custo .

    É preciso saber se a casa tem licença de habitabilidade. Se não alterar a estrutura da casa não precisa de projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorboletaBranca
  3.  # 3

    Colocado por: BorboletaBrancaé ir à Câmara Municipal pedir uma.
    a caderneta predial é emitida pela Autoridade Tributária e não pela CM

    o seu primeiro passo é falar com um arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorboletaBranca
  4.  # 4

    Colocado por: Olga pintoA caderneta predial é tirada nas finanças. Se tiver senha entra no portal das finanças e imprime sem nenhum custo .

    É preciso saber se a casa tem licença de habitabilidade. Se não alterar a estrutura da casa não precisa de projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorboletaBranca


    Obrigada Olga. Refere licença de habitabilidade, mas nós estamos a habitar na casa que queremos reconstruir. Então, não é preciso fazer nada em relação a isso?
    Nós queremos alterar a fachada (janelas, etc), portanto, vai ser preciso projeto.
    Mas o projeto só pode ser feito quando a casa estiver em nosso nome, certo?
  5.  # 5

    Colocado por: BorboletaBrancaalterar a fachada (janelas, etc), portanto, vai ser preciso projeto.
    alterar a fachada quer dizer abrir/fechar janelas e portas ou subir telhados ou fachadas por exemplo... se apenas quer substituir janelas e portas por outras isso nao requer projecto

    Colocado por: BorboletaBrancaMas o projeto só pode ser feito quando a casa estiver em nosso nome, certo?
    o projecto pode ser feito antes ou enquanto trata disso, quando for submetido, caso faça falta é que tem de estar no vosso nome.

    mas antes de sofrer por antecipação com o que pode ou nao fazer fale com um arqº para vos orientar. pode nem ser necessário licenciar isso e apenas ser uma comunicação de isenção de comunicação prévia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorboletaBranca
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosa caderneta predial é emitida pela Autoridade Tributária e não pela CM

    o seu primeiro passo é falar com um arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorboletaBranca


    Obrigada Antony.
    Devo ter feito confusão e escrevi Câmara Municipal.
    Em relação a falar com um arquiteto, falaremos, mas queremos tentar perceber primeiro que documentos precisamos e custo dos mesml, antes de avançarmos com um arquiteto.
  7.  # 7

    Colocado por: BorboletaBrancaEm relação a falar com um arquiteto, falaremos, mas queremos tentar perceber primeiro que documentos precisamos e custo dos mesml, antes de avançarmos com um arquiteto.
    o arquitecto nao é apenas para fazer projectos mas sim para vos orientar melhor sobre a papelada que precisa e onde a arranjar por exemplo.. entre outras coisa. tem a certeza que precisa de projectos? quem vos disse? um arqº? ou um 'entendido'?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemosalterar a fachada quer dizer abrir/fechar janelas e portas ou subir telhados ou fachadas por exemplo... se apenas quer substituir janelas e portas por outras isso nao requer projecto

    o projecto pode ser feito antes ou enquanto trata disso, quando for submetido, caso faça falta é que tem de estar no vosso nome.

    mas antes de sofrer por antecipação com o que pode ou nao fazer fale com um arqº para vos orientar. pode nem ser necessário licenciar isso e apenas ser uma comunicação de isenção de comunicação prévia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorboletaBranca


    Nós queremos abrir/fechar janelas, mexer em telhados, portas, etc.
    Muito obrigada
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    Colocado por: BorboletaBranca

    Obrigada Olga. Refere licença de habitabilidade, mas nós estamos a habitar na casa que queremos reconstruir. Então, não é preciso fazer nada em relação a isso?
    Nós queremos alterar a fachada (janelas, etc), portanto, vai ser preciso projeto.
    Mas o projeto só pode ser feito quando a casa estiver em nosso nome, certo?


    Eu falei em licença de habitabilidade porque estou mais ou menos na sua situação e na câmara perguntaram logo pela licença, coisa que não tenho porque a casa é muito antiga e na altura não era preciso. No entanto antigamente fazia se muita "trafulha" e muito boa gente não tirava a licença de habitabilidade... Tem de perceber se a casa que mora se tem licença/ se precisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorboletaBranca
  10.  # 10

    Se tiverem de licenciar a obra, além das alterações que querem, licenciam/legalizam logo tudo o que não estiver conforme, e for passível de legalização. Não precisam da licença de habitablilidade para instruir o processo. No fim da obra terão a licença.
    A casa não tem de estar em vosso nome. O processo de licenciamento é que tem de estar em nome do proprietário ou de alguém por ele mandatado.
    Se fizerem obras com o vosso dinheiro, deverão precaver-se em relação à propriedade final (para salvaguardar quezílias com parentes)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorboletaBranca, Olga pinto
  11.  # 11

    Colocado por: Olga pinto

    Eu falei em licença de habitabilidade porque estou mais ou menos na sua situação e na câmara perguntaram logo pela licença, coisa que não tenho porque a casa é muito antiga e na altura não era preciso. No entanto antigamente fazia se muita "trafulha" e muito boa gente não tirava a licença de habitabilidade... Tem de perceber se a casa que mora se tem licença/ se precisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorboletaBranca


    Muito obrigada, por abordar este assunto.
    Tem uma ideia do que se gasta, no geral, só em papeladas/documentos, antes de sequer passarmos ao crédito habitação?
  12.  # 12

    Não me parece que o vosso problema seja o custo das papeladas. isso ficará pelos 4 a 8% do investimento. O vosso problema é o custo da obra, em função do projeto. Não podem fujir do suto de construção que se praticar na altura d apobra, mas podem ter um projeto que fique 20% abaixo ou 100% acima dessa média.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0155 seg. NEW