Iniciar sessão ou registar-se
    • ibyt
    • 10 abril 2022

# 21

Colocado por: antonylemosqq terreno pode ser rentável. o que nao se deve fazer é insistir sempre nos mesmos métodos e culturas (obviamente nao rentáveis) à espera que os resultados mudem

Um familiar tem um terreno com cerca de 200 m2. Que métodos e culturas é que deverá usar para obter um rendimento por hora que esteja próximo do salário mínimo (€5/hora)?
    •  
      aacc
    • 10 abril 2022

# 22

Colocado por: antonylemosCapra hircus. com todas as garantias de nunca mais ter de comprar herbicidas ou pegar numa máquina roçadeira

e no verão quando os pastos secam como é?
  1.  # 23

Colocado por: ibytQue métodos e culturas é que deverá usar para obter um rendimento por hora que esteja próximo do salário mínimo (€5/hora)?
    em toda a minha vida esta é a primeira vez em que vejo alguem referir à agricultura em termos de rendimento/hr. Isso nao existe
  2.  # 24

Colocado por: aacce no verão quando os pastos secam como é?
    o terreno é grande? há sempre que comer, estamos a falar de cabras, nao de ovelhas. caso faça falta emprestam-se aos vizinhos

mas diga antes assim, tenho preguiça nao me apetece, prefiro usar quimicos e venenos por ser mais fácil (mesmo que nao o seja)
    •  
      aacc
    • 10 abril 2022 editado

# 25

preguiça é o que eu tenho mais
  3.  # 26

Colocado por: antonylemose mais .. eles não olham a dosagens. enquanto os produtos alimentarews nos supermercados são periodicamente testados para níveis de quimicos no agricultor/feiras usam as doses que quiserem. se o indicado é uma rolhinha por cada 5L eles metem meio frasco.

é por isso que nunca compra nada aos meus vizinhos, quando acaba os produtos de casa vou ao supermercado. as herbicidas que as comam eles.
    Ate no vinho é as carradas de solução alguns
    • ibyt
    • 10 abril 2022

# 27

Colocado por: antonylemosem toda a minha vida esta é a primeira vez em que vejo alguem referir à agricultura em termos de rendimento/hr. Isso nao existe

Imaginemos um cenário onde é preciso investir 1000 horas ao longo de um ano para produzir uma cultura que no fim é vendida por €10000. Descontando os custos de €3000 com fertilizantes, electricidade, gasóleo, chega-se a um rendimento de €7/hora.

Continuo curioso, e por isso insisto: para um terreno de 200 m2, que métodos e culturas é que devemos usar para obter um rendimento por hora que esteja próximo do salário mínimo (€5/hora)?
  4.  # 28

Colocado por: ibyt
    Imaginemos um cenário onde é preciso investir 1000 horas ao longo de um ano para produzir uma cultura que no fim é vendida por €10000. Descontando os custos de €3000 com fertilizantes, electricidade, gasóleo, chega-se a um rendimento de €7/hora.

Continuo curioso, e por isso insisto: para um terreno de 200 m2, que métodos e culturas é que devemos usar para obter um rendimento por hora que esteja próximo do salário mínimo (€5/hora)?
    Canabis
    • ibyt
    • 10 abril 2022

# 29

Não me ocorreu que é necessário indicar que os métodos e culturas sejam legais.
  5.  # 30

Colocado por: ibyt

200m2 , culturas há várias , rabanete , nabo, salsa , coentros , rúcula , e muitas ervas aromáticas , a questão é se consegue vender para ter rotatividade suficiente para ganhar um ordenado mínimo por mês em 200m2 ... Estas culturas requerem muito poucas horas de mão de obra e gerem muito dinheiro .
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacc
  6.  # 31

Cada vez é mais importante a consciencialização dos riscos do uso indiscriminado de herbicidas e pesticidas. Também ouço relatos de pequenos agricultores de bradar aos céus. E vendem os seus produtos, e vendem sem dificuldade nenhuma. Aliás, têm clientes de vários anos. Vivo no Ribatejo (por enquanto só ao fds) e a vulgaridade do uso destes químicos é assustadora. Os grande produtores são controlados, mas os que vendem à beira da estrada...

Quem faz investimento para produzir batata, por exemplo, não vai arriscar perder tudo para o escaravelho ou produzir batatinhas pequenas que não fazem peso. Querem rentabilizar e para isso carrega-se nas garantias. Como disse o Antonylemos, se uma tampinha de fertilizante ajuda qualquer coisa, porque não multiplicar a ajuda por, sei lá, 5 ou 6 vezes?!
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 32

Mas também notamos o aumento das explorações que aderiram aos métodos de cultivo mais saudáveis. É um bom sinal e com o tempo a terra e a água poderá recuperar das agressões que sofreram.

Ainda nas batatas, e para quem perguntava sobre os 200 m2, há vários anos que não preciso comprar e nunca mas nunca usei um produto químico. Se só derem das pequenas pois metem-se mais na panela a cada refeição. Dá muito trabalho, mas o prazer de comer batatas nossas não tem preço. Sobretudo por causa do uso indiscriminados dos agrotóxicos.
  8.  # 33

Colocado por: NostradamusQuem tem áreas grandes precisa obrigatoriamente de um tractor com capinadeira e restantes acessórios
    Pois o problema é que isso ainda é mais caro que o herbicida.

Mas a bem a verdade, seleccionei 100 m2, que não vão ser cultivados, para testar os herbicidas, e já apliquei 3 vezes garlon + rondupp, e as silvas dizem que é adubo.

portanto tarde ou cedo terei de investir numa maquina lavradora.
  9.  # 34

Colocado por: antonylemosCapra hircus. com todas as garantias de nunca mais ter de comprar herbicidas ou pegar numa máquina roçadeira
    Na minha zona, como não estou lá diariamente, se la deixo a capra hircus, passado um dia ou dois é convertida em Chanfanus calientis e eu nem provar consigo.

Mas sim, essa é a solução que eu quero, tenho é de convencer a sogra a la ir abrir e fechar a porta do abrigo.
  10.  # 35

Colocado por: Casa da HortaComo disse o Antonylemos, se uma tampinha de fertilizante ajuda qualquer coisa, porque não multiplicar a ajuda por, sei lá, 5 ou 6 vezes?!
    Isso é verdade, até hoje ainda não conheci um agricultor, lá na minha aldeia de origem, que soubesse fazer uma diluição. O senhor da drogaria fala em Nº de tampinhas, e o agricultor, +ara garantir ainda mete "um cheirinho" a mais.

Um dia por curiosidade calculei a quantidade que o meu avô punha de herbicida, e a solução era de facto 2-3x mais concentrada que o recomendado.

Quanto ás batatas sem adubos nem químicos tenho uma história engraçada com a minha sogra. Há dois anos semeou 2 baldes da tinta de batatas, quando as tirou, conseguiu exatamente os mesmos dois baldes. Na altura ainda insistir que abdicando do adubo deveria usar pelo menos estrume. Mas ela isistiu que a terra tinha todos os nutrientes necessários :)

Os meus pais não abdicam do adubo na altura de as semear, mas não me recordo de algum dia terem usado mais químicos além desse.
  11.  # 36

Colocado por: HAL_9000Pois o problema é que isso ainda é mais caro que o herbicida.

Mas a bem a verdade, seleccionei 100 m2, que não vão ser cultivados, para testar os herbicidas, e já apliquei 3 vezes garlon + rondupp, e as silvas dizem que é adubo.

portanto tarde ou cedo terei de investir numa maquina lavradora.

O problema é que herbicida que usa nos 100 m2 acaba nos lenções freáticos que abastecem o seu poço. E se usar essa água para regar a horta (o que é o normal), acaba por introduzir os químicos na sua alimentação na mesma. Não é só aquele espaço que fica contaminado.

Percebo-o bem na questão dos preços das máquinas. Lembro-me muitas vezes de si quando vejo anúncios no fb. Aparece cada sucata a preço louco! Mas é ir tentando. Nem sei se não preferia comprar um novo de 25 cv, nem que fosse chinês... Para pouco uso serve perfeitamente.
  12.  # 37

Colocado por: Casa da HortaO problema é que herbicida que usa nos 100 m2 acaba nos lenções freáticos que abastecem o seu poço. E se usar essa água para regar a horta (o que é o normal), acaba por introduzir os químicos na sua alimentação na mesma. Não é só aquele espaço que fica contaminado.
    Eu tenho perfeita noção disso. Mas não ia aplicar logo no terreno todo. Se o Casa algum dia tiver a oportunidade de visitar o meu terreno, vai perceber que se recorri aos herbicidas foi mesmo por desespero de causa.

Mas já abortei missão, não vale a pena, e depois eu fico a pensar nisso portanto... Talvez consiga convencer a sogra a guardar a cabrinha até ter dinheiro para o trator. Ou apareça algum negócio de oportunidade.
  13.  # 38

Veja no localidade se existem pessoas dedicadas a limpar terrenos. Há quem o faça a 40 euros à hora e como têm tratores potentes e bons trituradores de martelos, nem gasta muito dinheiro. Não arrancam as raízes mas aguenta uns meses...

Silvas não tenho nem nunca tive, felizmente, mas lembro-me de garoto ir com o meu pai roçá-las e queimá-las.
  14.  # 39

Colocado por: Casa da Hortaqueimá-las.

Isto.
  15.  # 40

Silvas é roçar e trabalhar a terra , uma charrua resolve o problema á medida que a terra fica fofa é ir retirando as raízes , não tem muitos anos eu postei no coisas da terra um terreno que limpei , roçadora e charrua em um motocultivador ... Se dá trabalho dá mas fica limpo de uma vez caso se trabalhe o terreno .

0.0250 seg. NEW