Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: ibytImaginemos um cenário onde é preciso investir 1000 horas ao longo de um ano para produzir uma cultura que no fim é vendida por €10000

Colocado por: ibytque métodos e culturas é que devemos usar para obter um rendimento por hora
    já lhe expliquei, isso nao existe
  2.  # 82

Colocado por: ibytNão me ocorreu que é necessário indicar que os métodos e culturas sejam legais.
    por acaso é legal
    • ibyt
    • 12 abril 2022

# 83

Colocado por: antonylemosjá lhe expliquei, isso nao existe

Existe pois! É o equivalente a um consultor imobiliário que trabalha durante vários meses até conseguir arranjar um comprador para um imóvel e só no fim recebe uma comissão. Recebeu x euros, tendo trabalhado y horas, ou seja, tem um rendimento equivalente a x/y euros por hora!
  3.  # 84

Colocado por: aaccA visão deste folheto vai causar enjoos a muita boa gente

O grande problema, é que essas pessoas não têm terra, e se tiverem é um bocadito, também não sou apologista dos herbicidas, onde há outras soluções, uso apenas em Silvas/Fetos, ou onde o trator não vai, e são terras que não levam qualquer cultivo (tirando algumas o olival), mas ou é assim, ou ficam abandonadas, não moro lá, não tenho tempo para tudo... Muita dessa gente que é contra mas silvas, grama, entre outros, quando vai ao supermercado a comida está lá sem recurso a eles? A farinha, as hortaliças.. pois! Na teoria é tudo muito fácil o problema é o resto.
    Concordam com este comentário: aacc
  4.  # 85

Colocado por: ktm333
    O grande problema, é que essas pessoas não têm terra, e se tiverem é um bocadito, também não sou apologista dos herbicidas, onde há outras soluções, uso apenas em Silvas/Fetos, ou onde o trator não vai, e são terras que não levam qualquer cultivo (tirando algumas o olival), mas ou é assim, ou ficam abandonadas, não moro lá, não tenho tempo para tudo... Muita dessa gente que é contra mas silvas, grama, entre outros, quando vai ao supermercado a comida está lá sem recurso a eles? A farinha, as hortaliças.. pois! Na teoria é tudo muito fácil o problema é o resto.

Quando não somos apologistas dos herbicidas não usamos herbicidas. Tão simples quanto isto.
    No meu bocadito de terra havia grama com mais de 40 anos de crescimento. Abrir um buraco com a pá para plantar uma árvore era um castigo, por causa das raízes que pareciam troncos! Acha que me faltaram soluções prescritas pelos vizinhos de como lidar com o problema? Não era tão fácil pegar no pulverizador e em menos de nada acabar com o problema? Pois.

Comprei uma charrua e um escarificador só para esse efeito. Muita fresa e trabalho manual. E passado um ano já consigo ter horta à vontade. De cada vez que vejo uma pontinha a crescer arranco-a. Tudo sem químicos nocivos.
  5.  # 86

Colocado por: ibytExiste pois!
    não, não existe, nao é assim (€/Hr) que se quantifica o trabalho agrícola.
  6.  # 87

Colocado por: antonylemosnão, não existe, nao é assim (€/Hr) que se quantifica o trabalho agrícola.
    é tudo uma questão de matemática , é óbvio que existe , neste campo pode ser aplicado .
  7.  # 88

Colocado por: ktm333mas ou é assim, ou ficam abandonadas, não moro lá, não tenho tempo para tudo.
    é uma ideia falsa essa de 'ficam abandonadas'.. essas silvas e afins são necessárias. fazem parte do ecosistema, são fonde alimentar e de abrigo para muitas espécies... o uso de quimicos nao só afeta as silvas e fetos como também os animais que delas dependem para sobreviver.
  8.  # 89

Colocado por: rafaelisidoroneste campo pode ser aplicado .
    pode ser aplicado em qualquer campo, até de um jogador de ténis.. mas nao é assim que se quantifica o rendimento agrícola. até porque há tantas condicionantes a esse valor que torna isso impossível de calcular.
  9.  # 90

Colocado por: antonylemospode ser aplicado em qualquer campo, até de um jogador de ténis.. mas nao é assim que se quantifica o rendimento agrícola. até porque há tantas condicionantes a esse valor que torna isso impossível de calcular.
    não sei porquê , é só uma questão de contas ... Nao vejo qual é o problema , se o user quer saber se 200m2 dá um ordenado mínimo em horas trabalhadas tem este direito ... Não vejo qual é o problema .
  10.  # 91

Colocado por: rafaelisidorose o user quer saber se 200m2 dá um ordenado mínimo em horas trabalhadas tem este direito
    hahahaha.. tem o direito de perguntar. no entanto de chover muito são x-y€/hr, se fizer muito sol serão x-n€/hr, se vier uma geada em maio vão ser x-x+1€/hr, se o terreno precisar de ser retificado no ph serão x-3n€/hr, se usar adubos quimicos serão .. se for árvores de fruto que só irão dar fruto após 4/5 anos serão ... etc. nao é assim que se calcula o rendimento de um terreno. mas quem sou eu para dizer isso

leve lá a bicicleta, trabalhar no campo não é trabalhar num escritório
  11.  # 92

Colocado por: antonylemoshahahaha.. tem o direito de perguntar. no entanto de chover muito são x-y€/hr, se fizer muito sol serão x-n€/hr, se vier uma geada em maio vão ser x-x+1€/hr ... etc. nao é assim que se calcula o rendimento de um terreno. mas quem sou eu para dizer isso

leve lá a bicicleta
    pode incluir uma estufa e tem todo o ano ...😂
  12.  # 93

Colocado por: rafaelisidoropode incluir uma estufa e tem todo o ano ...😂
    e vem uma tempestade que leva tudo , ou vem uma seca e não há água.. enfim as variantes são tantas que esse calculo €/hr cai por terra à 1a tentativa.

por norma a agricultura calcula-se em peso/quantidade do produto/ha .. depois o preço a que o produtor consegue vender esse produto depende da capacidade de negociar do produtor e dos preços de mercado nesse ano..

eu neste momento se tivesse um ou dois hectares de terreno disponíveis apostava na cannábis.
    • ibyt
    • 12 abril 2022

# 94

É obvio que o rendimento final está dependente de muitos factores que estão fora do controlo do agricultor. Mas este pode e deve fazer uma previsão do que irá acontecer com alta probabilidade. Se nem uma previsão relativamente optimista consegue ser superior ao salário mínimo, mais vale ir fazer outra coisa qualquer.

Não estou a pedir que dê uma solução que garanta determinado rendimento, mas sim uma solução que permite chegar a esse rendimento com alta probabilidade.
  13.  # 95

Colocado por: ibytSe nem uma previsão relativamente optimista consegue ser superior ao salário mínimo
    como sabes? temos dois agricultores vivem lado a lado, ambos com os mesmos m2 de terreno. um trabalha muito num terreno mais fraco outro é preguiçoso num terreno melhor.. ambos tiram rigorosamente a mesma quantidade de produto final das suas terras.. como calcula vc um rendimento disso em €/hr..

vc é teimoso. vc sabe o ph das suas terras por exemplo? eu nao sei, no entanto vc quer que alguém num fórum lhe diga qual o cultivo que garanta o rendimento mínimo... sei lá! nem dá para calcular tal coisa. no entanto se a agricultura nao fosse rentável vc nao teria o que comer, a civilização já teria caído por terra e os agricultores e seus filhos teriam morrido todos à fome depois de terem de ir morar para debaixo da ponte.

no entanto se quer saber qual o cultivo que neste momento dá o maior rendimento por ha (rendimento/ha é diferente de €/hr) eu apostava na canábis.
  14.  # 96

Colocado por: rafaelisidoroé só uma questão de contas

Porque é mais complexo que isso. Nao deve ser contabilizado como um simples trabalho manual €/h. Isso funciona para o Zé que vende tremoços na feira ao sábado.
    Muitas vezes os preços ja estao pré estabelecidos antes de terem semeado a primeira alface. "Culpa" da grande distribuição.

Depois há colheitas que tem uma espécie de bolsa de valores, como maior parte dos cereais. De nada me adianta pensar que vou vender trigo a 500€/T se o mercado diz que vale 200€/T. Aqui os subsídios da União Europeia jogam uma parte vital. Tal como na produção de leite. Mas para ter estes apoios, não é com terrenos de 10 ou 20 hectares... multipliquem por 10x.

A grande distribuição faz jogo sujo, não paga como deve, e se a maior parte da agricultura não fosse subsidiada pela UE, andávamos todos a comer terra. Os agricultores não andam de ku para o ar por misericórdia.

Um exemplo para o Rafael, a batata, das culturas com maior rendimento de por hectare, as contas seriam: 20 000 (kg por hectare) X Área em hectares X preço de venda.

Depois subtrair o tal tempo, este tempo é salário, que custa dinheiro, entre todos os outros custos fixos.

E nem vale a pena falar no factor escaravelho ou furacão. O Rafael nos Açores, ja levou com uns quantos temporais que o deixaram a "borrar-se" todo com medo de perder as culturas, nestas ultimas semanas.

Moral da historia, o agricultor, esse desgraçado, trabalha que se abrasa, e mal colhe os frutos do seu trabalho.
  15.  # 97

primeiro de tudo , e porque nem todos os terrenos são iguais tem de saber o que realmente tem, só depois pode tentar saber o que melhor se adequa ao que tem.
  16.  # 98

Oh malta é tudo uma questão de contas até até com margem para dar torto e não receber nada , tudo é matemática desde o custo + previsão do tempo + escolha das hortícolas + vendas etc etc ... No fim é só meter o valor que se precisa para se ter um ordenado x ... Não percebo a encrenca .
  17.  # 99

Colocado por: NostradamusMoral da historia, o agricultor, esse desgraçado, trabalha que se abrasa, e mal colhe os frutos do seu trabalho.
    no entanto vive, paga contas, cria filhos vai ao tasco e vive como qq outra pessoa. trabalho duro é verdade, mas se nao desse para viver nao o fazia.
  18.  # 100

Quanto aos herbícidas até ha uma treta qualquer que é preciso para os comprar, mas mais uma vez a ideia nao foi má, mas na pratica é
    Mais uma fantochada.
    O curso a que obrigaram deveria ser para ensinar a dosear, e sensibilizar para os perigos do mau uso dos herbicidas.
    Em vez disso é uma fantochada onde os que la vao passam todos, ou ate se recebe o cartao em casa, basta pagar

0.0293 seg. NEW