Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A questão do uso de químicos é muito relativa , por um lado existe quem ache que usar químicos é grave por outro como dizem e bem é mais grave não respeitar a recomendação obrigatória sobre os mesmos , os herbicidas são um grave problema para a saúde mas não é tudo assim , existe produtos feitos na base de produtos naturais , produtos que respeitam o biológico tecnicamente falando e depois existe o que não é nem uma coisa nem outra que é o seguinte " os outros é que vão comer isso " , isso é grave . Nós lá em casa tratamos tudo utilizando o mais próximo do melhor para a saúde , não há herbicidas , sulfatos enquanto há de contacto portanto biológicos , insecticidas biológicos , adubos biológicos mas isso tudo tem um preço , é impossível competir com a indústria e fazer chegar um produto ao consumidor final a baixo custo sem utilizar produtos químicos , se no mínimo os produtores industriais ( e eles fazem muita **** que ninguém imagina mesmo com fiscalizações ) fossem respeitadores de todos detalhes principalmente o tempo de espera para se poder vender o produto ... Uma vez num bate boca com um eng agrónomo fiscal aqui dos serviços agrários dizia ele que depois destas formações todas aos produtores isso tava tudo que era um luxo ( mentira ) isso aqui é pequeno e sabe-se tudo , foram ao mercado fazer um teste surpresa sem intensão de multar só para verem se tinham aprendido alguma coisa e ficaram aterrorizados com os resultados dos produtos a venda ... Mas ia no bate boca e então disse-lhe o seguinte , graças as estufas temos feijão verde todo o ano cá , se entrar uma praga ( é o que não falta ) na estufa numa altura em que estaremos a fazer a colheita pela primeira vez como é que se pode tratar a praga ( rosca , lagarta , pulgão , etc etc ) e respeitar o intervalo de segurança se o que há no mercado para tratar é de 15 dias e a apanha do feijão é de 2 em 2 no máximo ??? Ou seja o produtor trata e não vende ? O produtor não trata e perde tudo ? O produtor trata e vende na mesma ? Se o produtor tratar e não vender o feijão ficará duro e não tem venda , se ele tratar e vender 3 ou 4 dias depois o prejuízo é menor e os outros é que comem , ele no meio do bate boca disse-me: foi logo feijão verde ... Existe químicos que são precisos para se produzir em modo indústria ou em grande quantidade , também pelo motivo de serem muito mais baratos e isso equilibrar a disparidade dos preços dos produtos BIOS que muitos são são BIOS porque respeitam os rótulos de muitos químicos , sim a produção biológica já tem x% de químicos introduzidos na sua produção com limite mas têm , ficam com resíduos muitos baixos ou até sem nenhuns porque respeitam as regras ... Bom e é isso .
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    •  
      aacc
    • 11 abril 2022

     # 2

    Colocado por: Casa da HortaNem sei se não preferia comprar um novo de 25 cv, nem que fosse chinês...

    25 cavalos 25 mil euros
    •  
      aacc
    • 11 abril 2022

     # 3

    Colocado por: Casa da HortaHá quem o faça a 40 euros à hora

    40 euros á hora vezes 1 He igual a 200 euros
  2.  # 4

    Colocado por: aacc
    25 cavalos 25 mil euros

    Credo! Não! Por 25 mil já comprava um Kioti de 50 cv que é uma maravilha de trator!

    Colocado por: aacc
    40 euros á hora vezes 1 He igual a 200 euros

    O Hal não deve ter silvas nos 10 mil m2, presumo...
    Concordam com este comentário: aacc
  3.  # 5

    Colocado por: aacc
    25 cavalos 25 mil euros
    tem o Solís que em campanha ronda os 11000 com algumas alfaias .
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacc
  4.  # 6

    Colocado por: Casa da HortaMas também notamos o aumento das explorações que aderiram aos métodos de cultivo mais saudáveis. É um bom sinal e com o tempo a terra e a água poderá recuperar das agressões que sofreram.

    Ainda nas batatas, e para quem perguntava sobre os 200 m2, há vários anos que não preciso comprar e nunca mas nunca usei um produto químico. Se só derem das pequenas pois metem-se mais na panela a cada refeição. Dá muito trabalho, mas o prazer de comer batatas nossas não tem preço. Sobretudo por causa do uso indiscriminados dos agrotóxicos.


    Isso é muito bonito de dizer, mas já todos reparamos que você faz isto por hobby, se der porreiro, se não der volta-se a tentar. Muito ou pouco é tudo bom e não se olha a custos.
    Quem faz disto vida, não pode encarar as coisas assim. É triste, mas é a realidade.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Nostradamus, Casa da Horta, HAL_9000
  5.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoroNós lá em casa tratamos tudo utilizando o mais próximo do melhor para a saúde , não há herbicidas , sulfatos enquanto há de contacto portanto biológicos , insecticidas biológicos , adubos biológicos


    Curiosidade minha que não percebo nada... esses produtos biológicos são fáceis de encontrar? Onde compra os químicos também vendem estes biológicos?
    Conto num futuro próximo ter uma pequena horta mas com essa premissa, sem químicos!
  6.  # 8

    Colocado por: mfa17

    Curiosidade minha que não percebo nada... esses produtos biológicos são fáceis de encontrar? Onde compra os químicos também vendem estes biológicos?
    Conto num futuro próximo ter uma pequena horta mas com essa premissa, sem químicos!
    sim normalmente tem , mas existe marcas que se dedicam a isso mesmo , umas visitas pela net também se retira muita informação .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  7.  # 9

    Colocado por: HAL_9000Os meus pais não abdicam do adubo na altura de as semear, mas não me recordo de algum dia terem usado mais químicos além desse.


    Os adubos nas sementeiras não têm mal nenhum, são nutrientes de síntese química que as plantas precisam para se desenvolver. O maior problema é quando são aplicados muito perto da colheita para dar aquele boost para maximizar as vendas. O que se deve evitar ao máximo são os produtos que terminam em *cidas.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  8.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaIsso é muito bonito de dizer, mas já todos reparamos que você faz isto por hobby, se der porreiro, se não der volta-se a tentar. Muito ou pouco é tudo bom e não se olha a custos.
    Quem faz disto vida, não pode encarar as coisas assim. É triste, mas é a realidade.


    Eu acho que mais do que o hobby, é também para comer algo saudável, em termos de custo ainda nos fica mais caro produzir do que comprar, pelo q se for para usar químicos igual, mais vale comprar.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  9.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    Os adubos nas sementeiras não têm mal nenhum, são nutrientes de síntese química que as plantas precisam para se desenvolver. O maior problema é quando são aplicados muito perto da colheita para dar aquele boost para maximizar as vendas. O que se deve evitar ao máximo são os produtos que terminam em *cidas.
    não é não tem problema , são químicos ... Agora em quantidade certa não não são tão ruins , o pior mesmo é que é mau para a qualidade do produto , o que não cresce de forma natural a nível de qualidade já não é igual , o paladar , a Textura , a água do fruto tudo isso muda ... Uma planta criada na base abusiva dos químicos não tem resistência nenhum e quando colhida é para se comer na hora ou no dia ...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  10.  # 12

    Muitos devem ter visto o programa, mas pra quem não viu aqui fica
    https://www.rtp.pt/play/p9874/e607985/linha-da-frente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Casa da Horta, Nostradamus
  11.  # 13

    Colocado por: mfa17

    Curiosidade minha que não percebo nada... esses produtos biológicos são fáceis de encontrar? Onde compra os químicos também vendem estes biológicos?
    Conto num futuro próximo ter uma pequena horta mas com essa premissa, sem químicos!

    https://www.lojaagropecuaria.pt/438-01011462
    Tem de tudo.

    Colocado por: NTORION

    Eu acho que mais do que o hobby, é também para comer algo saudável, em termos de custo ainda nos fica mais caro produzir do que comprar, pelo q se for para usar químicos igual, mais vale comprar.

    Totalmente de acordo. E mesmo pelos custos. Já viram a como está o tomate nos hiper? A 3 euros o kg o chucha para cozinhar. 3 euros! Com ma carteirinha de 1 euros e paciência colhem-se tomates para encher uma arca congeladora!
  12.  # 14

    Colocado por: NostradamusIsto.
    Ja fiz 3 anos seguidos, mas ou se e queima o terreno completo, e isso eu não sei fazer. Ou aquilo volta a nascer. As silvas são uma praga. Silvas e uma outra planta com espinhos que lá tenho e não sei o nome.
  13.  # 15

    Colocado por: rjmsilva

    Os adubos nas sementeiras não têm mal nenhum, são nutrientes de síntese química que as plantas precisam para se desenvolver. O maior problema é quando são aplicados muito perto da colheita para dar aquele boost para maximizar as vendas. O que se deve evitar ao máximo são os produtos que terminam em *cidas.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

    Tem razão, mas há maneiras mais ecológicas de azotar a terra, por exemplo. Os adubos de síntese não têm nada a ver com herbicidas ou pesticidas, mas continuam proibidos na agricultura biológica. Alguma razão deve haver.

    Para dar azoto gosto muito de encher o campo com tremoçilha ali nas primeiras chuvas de novembro. Ah, e dou sempre sulfato de fero simples nos citrinos.
  14.  # 16

    Colocado por: Casa da Horta
    O Hal não deve ter silvas nos 10 mil m2, presumo...
    Só não tenho onde está a casa, e porque a terra já foi remexida várias vezes. Aqui antes da subida do gasóleo andavam a 1 euro ao minuto, portanto 60 euros à hora. Mas pelo menos o que me limpou o terreno andava em lentas, lentas lentas...Economicamente é um arrombo.
  15.  # 17

    Colocado por: rafaelisidoronão é não tem problema , são químicos ...


    Tudo é químico. Há fundamentalistas que se o vissem a despejar um pote com H2O escrito na horta, iam acusá-lo de estar a envenenar a horta.

    Fornecer potássio, azoto, etc às plantas, quando elas precisam não tem problema nenhum.
  16.  # 18

    Colocado por: Casa da Horta
    Totalmente de acordo. E mesmo pelos custos. Já viram a como está o tomate nos hiper? A 3 euros o kg o chucha para cozinhar. 3 euros! Com ma carteirinha de 1 euros e paciência colhem-se tomates para encher uma arca congeladora!


    Agora entre nas contas com o custo do terreno, trator, material de rega, eletricidade, gasóleo, manutenções, etc e veja quanto lhe custou a arca de tomates.
  17.  # 19

    Colocado por: rjmsilva

    Agora entre nas contas com o custo do terreno, trator, material de rega, eletricidade, gasóleo, manutenções, etc e veja quanto lhe custou a arca de tomates.

    O Silva gosta tanto como eu de horta, de plantar, cuidar e colher. Sabe bem que não olhamos muito ao que gastamos para ter aquele tomate que nos delicia e nos faz tão bem. Ali por final de junho e julho devo andar a apanhar cada barrigada de coração de boi que mete medo! :-P

    Sei bem que compreende que quando falo numa carteirinha de sementes e amor não estou a leste dos custos e complicações. Só que não é o mais importante ;-)

    E as barrigadas de alface que o Silva tem apanhado com a sua horta de nome fino? Há lá coisa melhor? :-)
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • ibyt
    • 11 abril 2022

     # 20

    Os produtores recebem entre 30% a 60% do valor que é cobrado nos supermercados.
 
0.0272 seg. NEW