Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Numa obra de remodelação, o DO pretende aplicar telha plana (CS Plasma) - Eu concordo com a ideia até porque existe um água com 50graus de inclinação que iria ficar estranha com telha marsleha. Inicialmente o tlehado estava feito com placas asfálticas (que o DO não quer manter)

    Acontece que o empreiteiro que vai fazer a obra aconselha a usarmos outra telha que não a plana porque diz que esta é escorregadia e que isso que complica a montagem de painéis solares.

    Eu não acho um argumento muito válido, mas não tenho experiência com a Plasma.

    Alguém pode esclarecer melhor este tema?
  2.  # 2

    O empreiteiro que use linhas de vida. E os painéis solares não tem que ficar complanares com a telha, tem que ficar com orientação prevista em projeto
    Concordam com este comentário: lumpre
  3.  # 3

    Que é capaz de complicar é... mas é para isso que se usa um profissional e não um sapateiro para construir uma casa. As telhas vão lá estar 50 anos com alguma sorte, se o DO fica mais feliz justificam plenamente uma semana de trabalho mais complexo. De qualquer modo não estamos a falar de ir à lua, é uma complicação menor.
  4.  # 4

    1. Não vejo porque fique mal um telhado com telha Marselha com essa inclinação. Julgo que ainda está nos limites de inclinação para essa telha.


    2. O empreiteiro não tem muito a achar, tem de fazer o que lhe contrataram e o DO gostar. A telha plana é bem mais cara, por isso se for ele a fornecer a telha, já se percebe porque não quer colocar telha plana.

    3. Quem instala painéis solares num telhado com 50 graus de inclinação tem que ter cuidado, quer seja telha plana ou Marselha.

    4. É bom que os painéis solares sejam pousados nesse telhado, porque se está a pensa numa inclinação inferior ao do telhado e/ou noutra orientação, não se vislumbra grande coisa.

    Usando a telha plana pode instalar os módulos solares que ficam embutidos no telhado.

    Aproveite para perguntar se o telhado não leva umas telhas de ventilação, passadeira de ventilação.
  5.  # 5

    A água onde se instalarão os paineis tem uma inclinação mais normal e está orientada a sul. A inclinação maior é apenas numa das águas.
      vistas.jpg
  6.  # 6

    Eu não vejo com bons olhos uma telha com o desenho da marselha num contexto destes. Mesmo a plana não será o ideal, mas acho muito mais preferível devido à inlcinação estranha da água nascente.
  7.  # 7

    Ficava gira só com 2 águas e revestimento a zinco também na vertical, mas os €€...
    Concordam com este comentário: sousa80
  8.  # 8

    Colocado por: nunogouveia.
      vistas.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaEu não vejo com bons olhos uma telha com o desenho da marselha num contexto destes.

    É uma questão de gostos, os arquitetos que se pronunciem.
    Tecnicamente é possível.
      IMG_20220404_081913.jpg
  10.  # 10

    Realmente em preto deixa de ter a leitura tradicional, e já não me faz tanta espécie.
  11.  # 11

    Nuno, esse tipo de abordagem arquitectónica, é sempre tramada...
    resolver um corpo tipo "caixote" encaixado numa cobertura do tipo inclinada tradicional. Normalmente resulta numa situação forçada e descontextualizada.
    Acho que independentemente do tipo de telha, a coisa necessita de algum refinamento de forma a minimizar o que expliquei.É a sensação que o projecto também me desperta.

    Colocado por: nunogouveiaA água onde se instalarão os paineis tem uma inclinação mais normal e está orientada a sul. A inclinação maior é apenas numa das águas.
  12.  # 12

    Mandei em preto, mas pode ser laranja.
    Depende do projecto.

    A telha plana também não é para qualquer projecto.


    Eu por exemplo não gosto da abordagem, quis-se dar uma abordagem tipo modernaça a algo tradicional.
 
0.0163 seg. NEW