Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho um terreno plano com aproximadamente 1000 metros quadrados. A maior parte dessa área está coberta com ervas daninhas e 2-3x por ano, uso uma roçadora para não ficar com mau aspeto. Tenho vindo, aos poucos, a espetar relva de santo agostinho à mão ao longo dos últimos anos. Cerca de 20% da área já está atualmente dominada pelo relvado, que depois de fechado, é muito mais resistente a estas ervas (pelo menos não ganham tanta altura).


    Mas gostava de um jardim mais cuidado e ando à procura de um corta-relvas para manter as ervas daninhas controladas ao longo do ano (sem arrancar tudo à mão). Com os avanços dos corta relvas a baterias, estou na dúvida se poderá ser uma boa opção porque:
    - não preciso de ir à bomba buscar gasolina (cara)
    - não precisam de manutenção, basta carregar as baterias (enquanto durarem)
    - não me faz confusão ter de cortar meio jardim num dia e a outra metade noutro
    - sem ruído nem cheiros (menos relevanta, mas também ajuda)

    Por outro lado, como o jardim ainda é bastante grande, penso que deveria ter no mínimo um corta relvas com 46cm de corte. Idealmente 50cm para cima. A nível de potência, terá de ser o equivalente ou ligeiramente abaixo dos que existem a gasolina. O que me deixa com opções limitadas:
    - Greenworks 80v 51cm por cerca de 900€ na Amazon
    - Ego LM2120E-SP por 999€ (https://www.verdasca.pt/wp-content/uploads/2020/06/CP.EGO.200622_-_EGO_-_Gama_de_Produtos_2020.pdf)
    - Makita DLM530Z, à volta dos mesmos valores na Amazon
    - Einhell GE-CM 36/47 S HW Li (4X4.0Ah). 649€ Bricomarché. Potencialmente mais barato noutras lojas.


    Vi estes 3 conforme as reviews na internet, que são bastante positivas. Que vos parece? Pela conveniência de não ter de ir às bombas e potencialmente carregar as baterias em casa com paineis solares, ao fim de quantos anos verei a diferença para um corta relvas a gasolina equivalente? Os de gasolina bons que tenho visto também rondam 500€ para cima. Alguma recomendação?

    Muito obrigado! :)
  2.  # 2

    Eu compraria a gasolina, esses equipamentos de uso esporádico a bateria dura muito menos e quando quiser usar pode não ter carga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimpinho
  3.  # 3

    E um robot?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimpinho
  4.  # 4

    STIHL
    https://www.stihl.pt/

    Outils WOLF
    https://motojardim.pt/Ficheiros/Catalogue-OW-2022-PT-web.pdf

    GARDENA
    https://www.gardena.com/pt/
    Mas a versão electrica COM fio.( é que se usa aqui em casa, cerca de 600m2 de grama, a maquina já tem mais de 15 anos... Há peças, há assitencia, há consumiveis.)

    Para a grama, precisa de maquina robusta. Robots não dá... e os as bateria. tenho as minhas duvidas.


    Também concordo, electrico é um descanso.
    Como não é profissional, não precisa de lamina assim tão grande a rondar > 50cm. demora mais tempo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimpinho
  5.  # 5

    1000m2 a empurrar um maquina de relva é capaz de levar meio fim de semana :S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimpinho
  6.  # 6

    Colocado por: DR19821000m2 a empurrar um maquina de relva é capaz de levar meio fim de semana :S

    É comprar uma dotada de tracção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimpinho
  7.  # 7

    Em casa dos meus pais, tem cerca de 1000m2 de grama brasileira. O terreno como não é bem compactado há várias ondulações e desníveis. Normalmente corto primeiro o perímetro, e à volta das árvores e canteiros com uma máquina mais pequena eléctrica e depois corto o grosso com a máquina a gasolina. A parte chata é que devido a todas os desníveis ( depressões e lombas) do terreno, ao cortar com a máquina no nível mais baixo ela muitas vezes afunda e fica presa. Em suma, de um modo geral sou mais eu a empurrar a máquina do que a tração da máquina a puxar eheh.
    Sim, eu levo à vontade uma tarde só para cortar a relva. Aparar beiras, e tudo mais leva bem um fim de semana.
    Acredito que se o terreno fosse plano e fosse relva, com a maquina a gasolina, era rapidinho.
    Nesta época do ano, aqui no norte terei de a cortar pelo menos de 15 em 15 dias para não crescer demasiado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimpinho
  8.  # 8

    Colocado por: chris50ddEm casa dos meus pais, tem cerca de 1000m2 de grama brasileira. O terreno como não é bem compactado há várias ondulações e desníveis. Normalmente corto primeiro o perímetro, e à volta das árvores e canteiros com uma máquina mais pequena eléctrica e depois corto o grosso com a máquina a gasolina. A parte chata é que devido a todas os desníveis ( depressões e lombas) do terreno, ao cortar com a máquina no nível mais baixo ela muitas vezes afunda e fica presa. Em suma, de um modo geral sou mais eu a empurrar a máquina do que a tração da máquina a puxar eheh.
    Sim, eu levo à vontade uma tarde só para cortar a relva. Aparar beiras, e tudo mais leva bem um fim de semana.
    Acredito que se o terreno fosse plano e fosse relva, com a maquina a gasolina, era rapidinho.
    Nesta época do ano, aqui no norte terei de a cortar pelo menos de 15 em 15 dias para não crescer demasiado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruimpinho
    Passar metade dos fins de semana nessa vida é dose, mais vale meter erva e comprar uma cabra :)
  9.  # 9

    Colocado por: DR1982Passar metade dos fins de semana nessa vida é dose, mais vale meter erva e comprar uma cabra :)

    Actualmente.... aqui, já não se faz, manda-se fazer. e entretanto foi-se reduzindo as areas de grama, pela manutenção e também pela poupança de água. Ao invés da grama, fomos fazendo areas com brita e suculentas, com casca de pinheiro e vivazes... Fica bonito, é barato, pouco trabalhoso e não impermeabiliza o solo.
  10.  # 10

    Por aqui usa-se prado para áreas maiores onde naonse queira grande manutenção
  11.  # 11

    Colocado por: DR1982Por aqui usa-se prado para áreas maiores onde naonse queira grande manutenção

    Sim é outra boa opção. Depende do que se pretenda do jardim e das condições edafoclimáticas.
  12.  # 12

    Dá trabalho, mas também da gozo chegar ao fim e ver aquilo tudo cortadinho e bonito eheh 😄
  13.  # 13

    Colocado por: chris50ddDá trabalho, mas também da gozo chegar ao fim e ver aquilo tudo cortadinho e bonito eheh 😄
    Acredito, sao gostos 😃 eu sou mais fã de robots ou coisa parecida...
  14.  # 14

    1000 m2 se não for um quintal que seja um pinhal.
  15.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhães1000 m2 se não for um quintal que seja um pinhal.


    Ou um pomar.
  16.  # 16

    Colocado por: rjmsilva

    Ou um pomar.

    Ia sugerir um pomar também, mas exige uma manutenção maior mesmo sabendo que se pode rentabilizar a produção.
  17.  # 17

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Ia sugerir um pomar também, mas exige uma manutenção maior mesmo sabendo que se pode rentabilizar a produção.
    E tambem precisa de tratar do chao do pomar
  18.  # 18

    Colocado por: DR1982Por aqui usa-se prado para áreas maiores onde naonse queira grande manutenção


    Eu neste momento tenho um Prado... Pensava eu que por esta altura já estaria a arrancar, mas parece que ainda vou ter de gastar algum. € na limpeza, acho que as cabras não gostam daquilo..
  19.  # 19

    Colocado por: P@rAdiS3acho que as cabras não gostam daquilo..

    Ovelhas é melhor.
  20.  # 20

    Com aquelas Silvas todas essas nem pegam :)
 
0.0220 seg. NEW