Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal do forum da casa,
    Tenho uma divisão (quarto onde durmo) a norte da casa, que apenas tem uma pequena janela de 1x1m. Apanha pouco sol, aproximadamente 1:30 a 2 horas por dia pois a janela fica num corredor entre a casa principal e a casa do vizinho, portanto só quando o sol bate nesse espaço é que tem luz solar.
    O quarto é muito humido, chegando a ter humidades relativas a 85%.
    Não tem ventilação, apenas quando abro a janela durante o dia.
    Quando ligo o aquecedor (um pouco à noite) o ar parece saturado para se respirar bem (penso que devido à humidade existente no ar).

    1 - Estava a pensar instalar grelhas de ventilação. Isso funciona? Vale a pena gastar dinheiro a fazer buraco na parede e no teto para aplicar as grelhas? Aplicar grelhas de entrada de ar e de saída ou só de entrada?

    2 - O que posso fazer para baixar a humidade existente?


    Já tentei fazer pesquisa por vários sítios para informar sobre esta situação mas não consigo chegar a conclusão.

    Desde já obrigado a todos!
  2.  # 2

    Compre um desumidificador, e vá renovando o ar da divisão.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado, marize
  3.  # 3

    Boa tarde, estou com o mesmo problema. Por acaso já conseguiu resolver o seu problema? Qual a opção que tomou? Desde já obrigado
  4.  # 4

    deve colocar grelhas de admissão de ar autoreguláveis, nos quartos e sala.
    e extracção nas casas de banho.
    o ideal seria calcular isso para os caudais corretos
  5.  # 5

    Colocado por: fernandoFerreiradeve colocar grelhas de admissão de ar autoreguláveis, nos quartos e sala.
    e extracção nas casas de banho.
    o ideal seria calcular isso para os caudais corretos


    isso é muito bonito, mas em termos acústicos é uma caca...
  6.  # 6

    Colocado por: manelvcisso é muito bonito, mas em termos acústicos é uma caca...


    Nesse caso mete uma VMC de fluxos cruzados
  7.  # 7

    Colocado por: manelvc

    isso é muito bonito, mas em termos acústicos é uma caca...


    Ouve-se muito por essas auto regulaveis?
  8.  # 8

    Colocado por: paulosOuve-se muito por essas auto regulaveis?
    Eu tenho e nao se ouve grande coisa. Nos testes acústicos o técnico até ficou admirado com o isolamento sonoro, tendo em conta a existência das grelhas de ventilação e da existência de janelas de correr na divisão em causa.

    Nota: A casa é em meio rural e dista 15 m da estrada. Talvez em meio urbano a existência das grelhas possa fazer diferença.
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000Eu tenho e nao se ouve grande coisa. Nos testes acústicos o técnico até ficou admirado com o isolamento sonoro, tendo em conta a existência das grelhas de ventilação e da existência de janelas de correr na divisão em causa.

    Nota: A casa é em meio rural e dista 15 m da estrada. Talvez em meio urbano a existência das grelhas possa fazer diferença.

    Quais sao?
  10.  # 10

    Colocado por: paulosQuais sao?
    são deste tipo, com isolamento acústico:

    https://euroventil.pt/wp-content/uploads/2020/03/Entradas-de-ar-hidro-regul%C3%A1veis-2020.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  11.  # 11

    Nunca percebi esse isolamento acústico tendo em conta a autoestrada dentro->fora
  12.  # 12

    Colocado por: HAL_9000são deste tipo, com isolamento acústico:

    https://euroventil.pt/wp-content/uploads/2020/03/Entradas-de-ar-hidro-regul%C3%A1veis-2020.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos


    Tem fotos de como fica o efeito visual nos quartos?
    •  
      Dom
    • 8 março 2024

     # 13

    Colocado por: HAL_9000
    Nota: A casa é em meio rural e dista 15 m da estrada. Talvez em meio urbano a existência das grelhas possa fazer diferença.

    Eu tenho dessas num apartamento num meio urbano e realmente, deixam passar muito barulho da estrada que fica a uns 30m.
  13.  # 14

    Pode colocar uma solução de ventilação descentralizada, faz um buraco na parede e insere este ventilador, para otimizar pode colocar um segundo dependendo do tamanho do espaço onde tem humidade. Estes ventiladores normalmente rondam os 400€ a 600€ depois necessita um pedreiro e ou instala vc mesmo ou chama empresa de AC que normalmente vendem estas soluções.
 
0.0168 seg. NEW