Iniciar sessão ou registar-se
    • HFR
    • 8 abril 2022

     # 1

    Bom dia,
    O terreno em questão tem algumas "vedações", mas está incompleto e parece-me impreciso também relativamente aos terrenos contíguos.
    A quem legalmente se pode pedir para que faça uma marcação do terreno segundo as plantas e/ou segundo as coordenadas de topografia?

    Obrigado
  1.  # 2

    Ao(s) legitimo(s) proprietário(s)
    • HFR
    • 8 abril 2022

     # 3

    Certo. Eu tenho que tratar disso aos legítimos proprietários! Não sei qual a entidade a quem devo requisitar este serviço.
  2.  # 4

    Se tiver um levantamento topográfico georreferenciado apenas um topografo lhe consegue marcar os limites do terreno, mas não existe nenhum requisito legal, o proprietário é que tem de indicar os limites do terreno ao topografo e este marca conforme lhe foi indicado. A responsabilidade é sempre do proprietário.
    • HFR
    • 8 abril 2022 editado

     # 5

    Talvez o fornecimento da planta com imagem aérea seja o suficiente para o topógrafo fazer o seu trabalho ?
    O terreno tem algumas irregularidades no seu desenho, pelo que nâo é apenas um "rectangulo" ou parecido !
  3.  # 6

    Sem coordenadas ele vai marcar a olho, se não tem o levantamento tem que pedir um e depois indicar os pontos da estrema para o topografo marcar.
    • HFR
    • 8 abril 2022

     # 7

    Os lotes estão já fraccionados e tenho um desenho nas plantas de localização do município (do PDM). São ortofotomapas cedidos pela direcção do território, com sistema Portugal-TM06/ETRS89, Elipsoide de referência: GRS80.

    Só que no local, apenas uma parte da àrea está marcada com uma vedação em mau estado e o resto não. Nem marcos, nem vedação.

    A minha questão é que saber a quem devo requisitar (e que tenha autoridade para o fazer) para com base nas plantas ir lá marcar aquilo tudo e podermos assim colocar uma vedação.

    Obrigado
  4.  # 8

    para marcar limites de terrenos, se nao houver certezas desses limites há que consultar os proprietários dos terrenos contíguos, nao existe autoridade maior quanto a isso.. portanto a primeira resposta estava corretíssima porque vc nao deu nenhuma indicação de se tratar de um loteamento.

    no caso de um loteamento se tem as plantas de implantação georeferênciadas pode chamar um topógrafo credenciado para implantar os limites segundo esses documentos. mas atenção que o que nao falta são trapalhadas onde os lotes ficam mal implantados e depois dá imensas dores de cabeça futuras. portanto ao fazê-lo deveria também consultar os proprietários contíguos.
  5.  # 9

    Mas cruze bem o que os outros proprietários lhe dizem, com as plantas do loteamento, porque já lemos aqui histórias de pessoas que foram implantando os seus lotes e o ultimo do lote foi a ver e tinha um lote com menos 3m de largura (ora um rouba 50cm, ora outro rouba 50cm e chega ao fim, já nada bate certo na largura de um lote)
    • HFR
    • 11 abril 2022

     # 10

    Bom dia,
    Obrigado pela vossas sugestões.É uma matéria que desconheço por completo.
    Sendo assim, o ideal será, juntamente com os restantes proprietários das outras fracções (ou o maior numero deles), fazer as marcações, de forma a que mais tarde não existam queixas.
    Levo as plantas a um topógrafo e ele procede ao trabalho.
  6.  # 11

    Colocado por: HFRLevo as plantas a um topógrafo e ele procede ao trabalho.

    Não.
    Contacte um topografo, explique a situação e veja com ele o que será aconselhado efectuar face os documentos existentes, ou a arranjar, bem como analisar a situação real do local.
  7.  # 12

    Colocado por: HFRBom dia,
    Obrigado pela vossas sugestões.É uma matéria que desconheço por completo.
    Sendo assim, o ideal será, juntamente com os restantes proprietários das outras fracções (ou o maior numero deles), fazer as marcações, de forma a que mais tarde não existam queixas.
    Levo as plantas a um topógrafo e ele procede ao trabalho.


    Eu diria que não precisa de falar com a maior parte dos proprietários, apenas aqueles que confrontam directamente consigo (de um lado, do outro e, possivelmente, de trás)
    • HFR
    • 13 abril 2022

     # 13

    Obrigado a todos pelas opiniões.
  8.  # 14

    como já referiram, tem de cruzar várias informações
    por exemplo deve existir uma certidão da conservatória com a área do lote, um alvará de loteamento com a área do lote, a planta do loteamento,...depois o topografo faz o levantamento topografico e com a sua indicação verificam por onde andam as extremas, depois analiza-se se há descripancias entre os documentos que mencionei antes, depois em caso de grandes duvidas ou descrepancias deve-se falar com os vizinhos adjacentes, enfim digamos que pode não ser algo linear tipo chegar e andar.
    • HFR
    • 18 abril 2022

     # 15

    Sim, a minha ideia é essa. Tenho as plantas, imagens aéreas, certidões, as àreas, tudo o que penso ser relevante.
    Vou contactar uma equipa de topógrafos e solicitar a marcação das àreas, atendendo que não existem grandes dúvidas quanto aos pontos extremos, como refere e contíguos com os terrenos adjacentes.
    Obrigado mais uma vez.
 
0.0183 seg. NEW