Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Sou novo no fórum portanto se possível tenham um pouco de paciência comigo 😜.

Ontem vieram mudar o contador de electricidade lá de casa e lá foi o meu velhinho de museu de 1960 ainda instalado pelos serviços camarários.
    O problema é que agora não consigo ligar mais do que televisores e algumas lâmpadas depois tento ligar a máquina de lavar roupa ou loiça ou fervedor e Pumba o contador desliga-se até experimentei com todos os dijuntores desligados e só o do forno ligado e mesmo assim vai abaixo sei que só tenho 3.45kva mas pelo menos um destes devia funcionar ou não?
    Obrigado.
  2.  # 2

3.45kVA corresponde a ~15A.

É bem possível que o forno, mais o frigorífico e o restante consumo de fundo da casa (luzes, TV, etc) passem os 15A e o limitador de potência corta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias nuno
  3.  # 3

Colocado por: hangas3.45kVA corresponde a ~15A.

É bem possível que o forno, mais o frigorífico e o restante consumo de fundo da casa (luzes, TV, etc) passem os 15A e o limitador de potência corta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias nuno

Sim também concordo já fiz um pedido de aumento de potência para 4.6 kVA, mas o estranho é desligar todos os dijuntores excepto o da máquina de lavar loiça e mesmo assim o contador faz corte.
  4.  # 4

Atenção que o novo contador também deve fazer proteção diferencial. Se calhar o defeito está mesmo na máquina de lavar...
  5.  # 5

Colocado por: ClioIIAtenção que o novo contador também deve fazer proteção diferencial. Se calhar o defeito está mesmo na máquina de lavar...

Também já experimentei com outros electrodomésticos tipo forno ou fervedor e também estes sozinhos com tudo desligado faz disparar o contador. No entanto posso ligar todas as lâmpadas 3 televisores 1 frigorífico 2 arcas congeladoras e aguenta-se mesmo ligando ao mesmo tempo o microondas.
    Nota:
    Antes da mudança do contador tudo funcionava bem.
  6.  # 6

Pode-se dar o caso de o contador não ser sido configurado com a potencia contratada correcta.
    Acho que já vi por aqui, ou noutro forum relatos disso. O contador pode estar configurado para 1.15kVA por engana, ou por não ter sido de todo parameterizado durante a instalação.

Tente ver no seu na sua conta no site da E-Redes o que que lá está.
    De qualquer forma se já pediu 4.60kVA esse valor vai enventualmente ser carregado para o contador.

Nos menus do contador será possivel ver o valor que está configurado, e quando ele corta por esse motivo deverá aparecer no visor esse motivo.

Tanto quando sei, os contadores não fazem qq protecção diferencial, apenas acumulam a função do DCP que raramente era diferencial.
  7.  # 7

Colocado por: hangasPode-se dar o caso de o contador não ser sido configurado com a potencia contratada correcta.
    Acho que já vi por aqui, ou noutro forum relatos disso. O contador pode estar configurado para 1.15kVA por engana, ou por não ter sido de todo parameterizado durante a instalação.

Tente ver no seu na sua conta no site da E-Redes o que que lá está.
    De qualquer forma se já pediu 4.60kVA esse valor vai enventualmente ser carregado para o contador.

Nos menus do contador será possivel ver o valor que está configurado, e quando ele corta por esse motivo deverá aparecer no visor esse motivo.

Tanto quando sei, os contadores não fazem qq protecção diferencial, apenas acumulam a função do DCP que raramente era diferencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias nuno

Por acaso também pensei nisso mas 2.30kva porque consigo ligar muita coisa só as que puxam mais é que fazem disparar.
    No site da e-redes não consigo aceder aos dados do contador a não ser que pague 14€ por isso o melhor é esperar que venham fazer a alteração de potência e experimentar logo para ficar a saber se fica resolvido.
    Obrigado.
  8.  # 8

No contador poderá ver qual a potência contratada, valores instantâneos de tensão, corrente, potência.
    Se quiser por verificar qual a potência consumida por cada equipamento
  9.  # 9

Nao precisa de pagar os 14eur. Isso é para aceder à porta HAN.

Se o contador estiver ligado à rede inteligente, o que será bastante provável dada a troca do contador, consegue aceder a todos os dados do seu contrato, consumos e picos de de consumo máximo, gratuitamente no site.

Sim como o BigMouse disse, consegue também ver dados de consumo e potências nos menus do próprio contador.

https://www.e-redes.pt/sites/eredes/files/2022-02/Manual_INSTALACAO_EMI.pdf

No menu 1.6.10 vai ver qual a potência máxima atingida. Por aí pode tirar algumas conclusões.
  10.  # 10

Está resolvido o embroglio o antigo contador era trifásico e sem limite de potência o novo também foi colocado trifásico mas com limite o que dava 5a por fase e fazia disparar o limitador de potência, foi transformado para monofásico e aparentemente ficou resolvido.
    Obrigado pelas ajudas.👌👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  11.  # 11

Colocado por: Dias nunonovo também foi colocado trifásico mas com limite o que dava 5a

É esse um dos problemas do trifásico, a potencia contratada é dividida pelas 3 fases, o que dá quase nada em cada uma.
    Não se percebe o porquê de haver sequer trifásico para uso residencial.

Há consumidores que até acham que por ser trifásico têm mais potencia, quando na realidade e por causa do que descreveu até têm menos disponível para um só equipamento.
  12.  # 12

Colocado por: Dias nunoEstá resolvido o embroglio o antigo contador era trifásico e sem limite de potência o novo também foi colocado trifásico mas com limite o que dava 5a por fase e fazia disparar o limitador de potência, foi transformado para monofásico e aparentemente ficou resolvido.
    Obrigado pelas ajudas.👌👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas

Passo pelo mesmo. Deixe me perguntar quem pagou a mudança de quadro. Foi o Dias Nuno?

É que parece me uma aventura para o caro. Então se os fios ficarem curtos e ter que passar fio novo é que fica caro.

Estava a pensar pedir aumentar a amperagem. Alguém sabe se tem custos esta alteração?
  13.  # 13

Colocado por: Dacepa

Passo pelo mesmo. Deixe me perguntar quem pagou a mudança de quadro. Foi o Dias Nuno?

É que parece me uma aventura para o caro. Então se os fios ficarem curtos e ter que passar fio novo é que fica caro.

Estava a pensar pedir aumentar a amperagem. Alguém sabe se tem custos esta alteração?

Por acaso não paguei a ninguém foi o técnico que desligou lá fora 2 fases substituio o contador trifásico por um monofásico depois foi só desligar as 2 fases que vinham lá de fora e distribuir a fase, que ficou ligada, no diferencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa

0.0176 seg. NEW