Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    tenho um quadro eletrico antigo (monofásico) em que chegam 3 fases e um neutro do contador.
    Tenho um interruptor diferencial de 4 polos, e pretendia simplificar o quadro eletrico, alterando o ID25 para não ter a (salgalhada) que lá está.
    A potência contratada é de 4,6kw e todos os disjuntores são de 16A
    A questão prende se em como posso alterar 4 polos para 2.
  2.  # 2

    Se tem contratado monofásico então apenas 1 dessas fases deve ter realmente tensão. Confirma?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neneclix
  3.  # 3

    Colocado por: elfo106Se tem contratado monofásico então apenas 1 dessas fases deve ter realmente tensão. Confirma?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:neneclix

    obrigado desde já,
    tenho contrato monofásico , mas, as 3 fases tem corrente.
    interruptor diferencial 4polos
    ligações

    dá para entrar com as 3 fases e de alguma forma sair só com uma??? pergunto eu na minha ignorância.
    obrigado
  4.  # 4

    E porque quer mexer nisso??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neneclix
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoE porque quer mexer nisso??
    Estas pessoas agradeceram este comentário:neneclix

    2 razões, instalei paineis solares, e o inversor é monofasico, e, só está ligado a 3 dos 9 disjuntores, e queria simplificar/ actualizar o quadro.
    se for possivel trocar o ID25 de 4 polos para 2 polos , ou, usando o mesmo era fácil.
    obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: neneclixtenho contrato monofásico , mas, as 3 fases tem corrente.


    Consegue ver o início desses 3 fios? Se calhar só um deles é que sai do contador e os outros 2 estão ligados a esse com por exemplo um ligador. Talvez tenha havido uma alteração do contador de trifásico para monofásico e nessa altura tenham feito algo como eu estou a sugerir para evitar mexer no seu quadro. É só um palpite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neneclix
  7.  # 7


    Sim vejo, do contador saem os 4 fios e no diferencial entram os 4, 3 deles fase, já confirmei com o busca polos.
  8.  # 8

  9.  # 9

    Colocado por: neneclix
    2 razões, instalei paineis solares, e o inversor é monofasico, e, só está ligado a 3 dos 9 disjuntores, e queria simplificar/ actualizar o quadro.
    se for possivel trocar o ID25 de 4 polos para 2 polos , ou, usando o mesmo era fácil.
    obrigado


    Se tem monofásico, está "shuntado", portanto o inversor está ligado a todos os disjuntores.
    Concordam com este comentário: neneclix
  10.  # 10

    img
  11.  # 11

    Colocado por: Varejote

    Se tem monofásico, está "shuntado", portanto o inversor está ligado a todos os disjuntores.
    Concordam com este comentário:neneclix

    Pela foto que coloquei em cima , não me parece que esteja shuntado. O cabo que vem do inversor é um fino no castanho que aparece no lado esquerdo, e essa ligação só vai ao 1º, 4º e ao 7º disjuntor.
  12.  # 12

    Se tem contrato monofásico, as 3 fases estão shuntadas no contador, logo o inversor injeta numa das fases, vai ao shunt no contador e injeta nas outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neneclix
  13.  # 13

    Não mexer, tem tudo para correr muito mal. Chame um electricista, pois duas fases fazem explosão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neneclix
  14.  # 14

    Pela foto que colocou no outro fórum, da parte de baixo do contador, da ideia que o shunt é feito nesse sítio.
    Possivelmente vai precisar de chamar a E-REDES para lhe passar isso para um condutor.

    Pode depois passar esse shut para o tetrapolar até simplificar isso.
    Com um quadro tão antigo se calhar não perdia em renovar os disjuntores.
    Concordam com este comentário: neneclix
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neneclix
 
0.0161 seg. NEW