Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Em breve vou colocar o projeto no arquiteto para construção de uma moradia terrea na zona de Castelo Branco.
    Tem +-180m2 composta por 1 suite, 2 quartos, 1 escritorio e sala/cozinha openspace. (vai ter piscina outdoor)

    A mesma vai ter painéis solares (a decidir se com baterias ou não) e lareira (mais por conforto visual).

    O grande uso vai ser no inverno para aquecimento mas durante o dia a casa irá estar desocupada.

    Quais os sistemas que podem ser usados para aquecer casa e agua e arrefecer?
    Gostava de ter opiniões sobre a melhor opção investimento inicial vs custo mensal vs manutenção?

    Pergunto isto porque muitos dos topicos que vejo, olham ao custo inicial vs custo mensal e descuram a manutenção exigida pela solução.

    Já tive casas com aquecimento central a gás e com recuperador de calor.
  2.  # 2

    Boa tarde...

    Ninguém consegue opinar?

    PRH, Aquecimento central com radiadores, Ar condicionado?
  3.  # 3

    Eu acho que se €€ não são o entrave, PRH é o caminho a seguir..
  4.  # 4

    Bom dia,

    Obrigado pela resposta....

    Em aquecimento sei que é bom pois ja estive numa casa com PRH com caldeira a gasoleo e aquilo era espetacular.

    Duvidas relativamente ao PRH:
    - Em termos de arrefecimento também é eficaz?
    - Para trabalhar com arrefecimento só é possível com bomba de calor correto?
    - Neste caso compensa colocar Painel para AQS ou será melhor usar o espaço para colocar mais paineis solares?

    Em suma qual a combinação que fazia para colocar o PRH?

    Obrigado
    Sérgio
  5.  # 5

    Colocado por: SMGarizo- Em termos de arrefecimento também é eficaz?

    se devidamente dimensionado e prescrito a solução como global, sim.


    Colocado por: SMGarizo- Para trabalhar com arrefecimento só é possível com bomba de calor correto?

    claro...

    Colocado por: SMGarizo- Neste caso compensa colocar Painel para AQS ou será melhor usar o espaço para colocar mais paineis solares?

    O sistema PRH, caldeira e BC, também deverá prever a função para preparação AQS.
    Mete paineis fotovoltaicos para auto-consumo.
  6.  # 6

    E em termos de manutenção? Não faço a mínima ideia de custos e que tipo de manutenção é necessária para o setup referido pelo Pedro


    Em termos simples, o Ar condicionado era mais pratico mas depois vamos ao lado da manutenção e só em filtros penso que seja uma trabalheira.
  7.  # 7

    Colocado por: SMGarizomas durante o dia a casa irá estar desocupada.
    Eu por isto e por ser uma casa em LSF metia AC
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  8.  # 8

    Boas DR1982,

    Pois é, o que me chateia mesmo é a manutenção do mesmo, pois em termos de aquecimento e arrefecimento penso que não existe melhor e mais pratico.

    Nunca tive em casa mas no trabalho os filtros que vejo estão sempre carregados de porcaria.

    Estou a ver que vou bater muito com a cabeça na parede e fazer bem as contas para perceber realmente o que é melhor a longo prazo.
  9.  # 9

    Colocado por: SMGarizoBoas DR1982,

    Pois é, o que me chateia mesmo é a manutenção do mesmo, pois em termos de aquecimento e arrefecimento penso que não existe melhor e mais pratico.

    Nunca tive em casa mas no trabalho os filtros que vejo estão sempre carregados de porcaria.

    Estou a ver que vou bater muito com a cabeça na parede e fazer bem as contas para perceber realmente o que é melhor a longo prazo.
    A manutenção é fácil, a cada 6 meses mais ou menos abro as tampas do AC, tiro os filtros lava se e pronto, ta novo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Quem tem PRH com arrefecimento pode dar-me opiniões sobre o desempenho do mesmo?

    Estou mais inclinado para o PRH pois de inverno gostamos de andar descalços e o chão vai ser todo ceramico.
    O que tenho lido do PRH em arrefecimento é que é um sistema menos eficaz. Mas deve-se ao PRH ou ao equipamento que está a fornecer arrefecimento?

    Obrigado e boa pascoa a todos
  11.  # 11

    Pelo que tenho lido, depende muito da maneira como é dimensionado e configurado. Ou seja também depende muito do instalador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMGarizo
  12.  # 12

    Eu posso dar o meu feedback, mas terá sempre que analisar com cuidado porque vai depender de muitos fatores, não só da instalação, mas também da localização da casa, exposição, etc.
    No meu caso o arrefecimento funciona muito bem. Dá um efeito tipo cave, conseguindo manter a temperatura de conforto (24,5C) durante todo o verão. Mas como é óbvio, é para manter sempre ligado. Quanto aos custos, são bastante mais baixos no arrefecimento do que no aquecimento (bomba de calor).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMGarizo
  13.  # 13

    Outra coisa. Se fosse hoje, voltava a escolher o PRH para solução de arrefecimento :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMGarizo
  14.  # 14

    Atenção que uma casa em LSF tem baixa inércia, pelo que o PRH não será a solução mais eficiente. Eu optaria por AC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMGarizo
  15.  # 15

    Colocado por: Tiagonvs29Atenção que uma casa em LSF tem baixa inércia, pelo que o PRH não será a solução mais eficiente. Eu optaria por AC


    E qual o problema? Se for dimensionado de uma forma adequada, responde de acordo com a necessidade dos utilizadores. Não é a casa que precisa de ser climatizada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMGarizo
  16.  # 16

    Colocado por: pc ferreira

    E qual o problema? Se for dimensionado de uma forma adequada, responde de acordo com a necessidade dos utilizadores. Não é a casa que precisa de ser climatizada.
    De verao aquece mais depressa pelo que estara a gastar de dia para arrefecer sem necessidade ou nao?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMGarizo
  17.  # 17

    Colocado por: DR1982De verao aquece mais depressa pelo que estara a gastar de dia para arrefecer sem necessidade ou nao?


    Como vai aquecer mais depressa? Isso depende só do isolamento térmico e da estanquicidade ao ar, não tem nada a ver com a inércia
  18.  # 18

    Colocado por: pc ferreiranão tem nada a ver com a inércia

    Lol... isso desafia o próprio conceito de inércia térmica
  19.  # 19

    Uma casa com materiais interiores com elevada inércia térmica tem variações de temperaturas muito mais lentas, ou seja mais suaves.

    Demora mais a aquecer e também demora mais a arrefecer.
  20.  # 20

    Colocado por: ricardo.rodriguesUma casa com materiais interiores com elevada inércia térmica tem variações de temperaturas muito mais lentas, ou seja mais suaves.

    Demora mais a aquecer e também demora mais a arrefecer.


    Lol também para si

    Isso não é inércia, é resistência térmica. A inércia é (aquela amiga do Ronaldo do BES) a capacidade dos materiais reterem a temperatura.
 
0.0222 seg. NEW