Iniciar sessão ou registar-se
    • Soto
    • 10 abril 2022

     # 1

    Boa tarde.

    Um familiar meu tem um vizinho que pretende alargar/reconstruír uma varanda que está virada para a casa dele. O problema é que esta varanda irá até ao muro lateral da casa!

    A varanda pode ficar alinhada com o muro, neste caso do meu familiar, ou não será isto ilegal?

    O vizinho não tem que respeitar uma certa distância estipulada pela lei ou isto varia de uma autarquia para outra?

    Agradeço desde já qq feedback que me possam dar.

    Envio fotos em anexo.
  1.  # 2

    Faltaram as fotos.
    Sem licenciamento não pode .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
    • Soto
    • 10 abril 2022

     # 3

    Peço desculpa mas, neste momento, não consigo adicionar fotos... vou continuar a tentar
    • Soto
    • 10 abril 2022 editado

     # 4

    x1

    x2
  2.  # 5

    Essa alteração seria completamente ilegal e incompreensível até
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  3.  # 6

    Essa casa não tinha já parte ilegais que foram demolidas?
    Na primeira foto é o que parece uma varanda ou coisa do género..
    As portas aparentemente são de correr e devem dar saída para um grande trambolhão, só se for...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  4.  # 7

    Soto
    apenas o seu familiar tem de pedir ao vizinho um documento da camara em que essa alteração esteja aprovada. Caso não esteja ou nem exista projeto deve informar que não consente e que tal terá queixa na camara se vier a ser feita.
    Em todo o caso essa obra até pode vir a poder ser legal mediante certas premissas e até o consentimento do seu familiar, mas essa nova varanda teria sempre que ter uma altura de muro para o seu familiar de 1.5 m pela lei.
    Tambem é obvio que o vizinho vai ampliar um piso de cave quer para a extrema quer para trás.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
    • Soto
    • 11 abril 2022

     # 8

    Muito obrigado pela ajuda!
  5.  # 9

    Eu julgo que o final dessa varanda (lateralmente) teria de ter um afastamento de 1,5m ao meio dos muros, segundo o Código Civil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  6.  # 10

    se for so varanda não pode ter mais de 1.8m de largura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  7.  # 11

    Colocado por: econom.pedroEu julgo que o final dessa varanda (lateralmente) teria de ter um afastamento de 1,5m ao meio dos muros, segundo o Código Civil.


    não é bem...conjugue o artº 1360 o ponto 1 e o ponto 2 e vai ver que é o que eu disse. ou seja pode encostar o terraço ou varanda mas tem de ter um muro com altura não inferior a 1.5 m, tem é de conjugar os dois pontos e decorrer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  8.  # 12

    Colocado por: tviegasse for so varanda não pode ter mais de 1.8m de largura

    Porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  9.  # 13

    Colocado por: Sotou não será isto ilegal?
    é ilegal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
 
0.0165 seg. NEW