Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, a todos.
    Já li uma série de tópicos sobre este tema, e sei que não há opções perfeitas, mas preciso de ajuda em relação à minha situação.

    Estou prestes a fechar a compra de uma moradia com um pouco mais de 30 anos e onde vamos fazer umas boas intervenções de remodelação.

    A moradia tem 4 pisos:
    Cave onde os antigos proprietarios fizeram um wc completo e uma cozinha e onde está um termoacumulador pequeno (penso que de uns 50L) dedicado a esta área.
    R/C - Cozinha, wc serviço, sala e um quarto e onde existe um esquentador na cozinha.
    Piso 1 - 1 wc e 4 quartos
    Sotão - ainda em bruto mas que pretendemos acabar e fazer um wc extra que dê apoio ao do piso 1

    Agora a minha dúvida. Vivo atualmente num apartamento T3 com pouco mais de 100m2, e tenho um esquentador a gás natural. A nível de consumo é satisfatório mas sinto que gasto imensa água enquanto espero que aqueça.

    Já me informei e a zona para onde vou morar (zona de moradias) tem abastecimento de gás natural mas a casa para onde vou em concreto não está ainda preparada para este gás, pelo que além das alterações internas teria de haver intervenção no ramal de gás que chega à moradia e portanto seria mais um custo a suportar (não sei o custo porque só após visita do técnico ao local).

    Estou farta de ler sobre termoacumuladores, bombas de calor, esquentadores mas honestamente não consigo decidir no nosso caso o que seria melhor até porque a experiência de viver numa casa com vários pisos é nova para mim. Uns têm investimento inicial enorme, outros são pouco práticos, enfim há sempre um MAS.

    Somos uma familia de 4 (2 adultos+1criança+1bebé) e geralmente 1 de nós toma banho de manhã e os restantes 3 ao fim do dia e digamos que eu e o bebé somos quem tomamos banho mais rápido :P pelo que tenho receio que os termoacumuladores nos deixem sem água quente a meio. Termoacumuladores de maiores dimensões já li que são pouco eficientes...

    Posto isto, pedia ajuda a quem tenha casas/agregados familiares semelhantes que me pudesse dar feedback das soluções que optou e porquê.

    Obrigada desde já a todos.
  2.  # 2

    Eu optaria pela bomba de calor. É eficiente, tem a conveniência de ser eléctrica (não gosto de gás), e se complementar com painéis solares fotovoltaicos fica melhor ainda.
    Concordam com este comentário: Dom
  3.  # 3

    Colocado por: jorgemlflorencioEu optaria pela bomba de calor. É eficiente, tem a conveniência de ser eléctrica (não gosto de gás), e se complementar com painéis solares fotovoltaicos fica melhor ainda.
    Concordam com este comentário:Dom


    Obrigada pelo feedback. Realmente já andei a ler mais um pouco e apesar do investimento os painéis FV para nós podiam ser um ótimo investimento. A casa tem excelente exposição solar e como trabalhamos de casa temos um consumo maior durante o dia, pelo que os painéis podiam ser um ótimo apoio a nível energético.

    Fico na dúvida é se a bomba de calor valerá a pena. Já agora que tamanho recomenda? Para uma família de 4 pessoas? 200l é suficiente não?
  4.  # 4

    Colocado por: CrisNunesPara uma família de 4 pessoas? 200l é suficiente não?

    100l chega, se gerirem a agua quente e não houver 4 banhos seguidos.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    100l chega, se gerirem a agua quente e não houver 4 banhos seguidos.


    Obrigada, Pedro, mas preferia dar margem e jogar pelo seguro. Geralmente os banhos são divididos entre 1 de manhã e 3 ao final do dia, mas pode acontecer termos de tomar todos banho seguido. Além disso sempre tivemos esquentador, pelo que não temos grande hábito de contar o tempo do banho (se bem que reconheço que se deve poupar muita água).
  6.  # 6

    meta bomba de calor
    4 pessoas - meta 200 ou 300 litros conforme orçamento
    com cuba em inox
    pena que ainda não fechou negocio, porque ainda podia concorrer ao fundo ambiental...
  7.  # 7

    Colocado por: fernandoFerreirameta bomba de calor
    4 pessoas - meta 200 ou 300 litros conforme orçamento
    com cuba em inox
    pena que ainda não fechou negocio, porque ainda podia concorrer ao fundo ambiental...


    Já vi que a bomba de calor é uma boa hipótese para nós. Obrigada pelo feedback.
    Quanto ao fundo ambiental tenho esperança de ainda poder concorrer em 2023, do pouco que li estes incentivos seriam até essa data não era? Seria uma ótima ajuda, visto que vamos fazer muitas intervenções a nível de melhoramento energético na casa.
  8.  # 8

    Colocado por: CrisNunesQuanto ao fundo ambiental tenho esperança de ainda poder concorrer em 2023, do pouco que li estes incentivos seriam até essa data não era? Seria uma ótima ajuda, visto que vamos fazer muitas intervenções a nível de melhoramento energético na casa.


    termina em 30 de Abril. não sei se vai ser Prorrogado o prazo / verba...
    • cjmf
    • 21 abril 2022

     # 9

    Do que entendo, o concurso ao Fundo Ambiental só pode ser feito depois de a obra estar terminada, pois é preciso ter foto do antes/depois e a atribuição da verba é feito através de reembolso, ou seja não é atribuído com antecedência.
    Por isso apesar do prazo para concurso terminar só em Abril, duvido que consiga fazer a instalação e termina-la até lá.
  9.  # 10

    Faça tudo como se o fundo ambiental estivesse em vigor. Fotos antes/depois etc. Quando voltar abrir é só mandar candidatura. Vou fazer o mesmo
  10.  # 11

    Bom dia.
    Reativando este tópico.
    Estou na expetativa do próximo FA para tomar a decisão sobre o que comprar.
    Tenho uma caldeira Vulcano que precisa de uma intervenção profunda e, o valor dessa intervenção pode andar pelo preço de um esquentador novo.
    Como não temos aquecimento central, ter caldeira não representa uma mais valia.
    Já andei a ler sobre bombas de calor(BC) e termoacumuladores(TA). Não havendo FA iria quase de certeza para um TA pois o investimento é mais reduzido e penso que a complexidade de instalação também.
    Tenho instalados painéis fotovoltaicos.
    Além disso, vivo numa zona de água muito calcária e tenho receio dos custos de manutenção e avarias que possa ter na BC e que possam obrigar a custos muito mais elevados.
    Tal como a autora do post, a casa também é de 4 pisos e a minha ideia seria instalar a BC numa casa de banho no sótão.
    As dúvidas surgem aqui: a casa de banho é interior e está no meio do piso. Máquinas exteriores obrigariam a passagem de muitas calhas e tubos pelo sótão. Não quero ir por essa opção. Sei que existem equipamentos que são tudo em 1 mas não sei como se comportam dentro de uma divisão de 3m quadrados em termos de de ventilação e ruído. A cave não é opção pois não tenho canalização para lá.
    Com tudo isto, fico sem perceber qual será a melhor solução em termos de eficiência e investimento para este cenário.
    Peço desculpa pelo longo post e agradeço a ajuda que me possa ser prestada.
    • dom123
    • 24 outubro 2022 editado

     # 12

    Colocado por: SchummyBom dia.
    Reativando este tópico.
    Estou na expetativa do próximo FA para tomar a decisão sobre o que comprar.
    Tenho uma caldeira Vulcano que precisa de uma intervenção profunda e, o valor dessa intervenção pode andar pelo preço de um esquentador novo.
    Como não temos aquecimento central, ter caldeira não representa uma mais valia.
    Já andei a ler sobre bombas de calor(BC) e termoacumuladores(TA). Não havendo FA iria quase de certeza para um TA pois o investimento é mais reduzido e penso que a complexidade de instalação também.
    Tenho instalados painéis fotovoltaicos.
    Além disso, vivo numa zona de água muito calcária e tenho receio dos custos de manutenção e avarias que possa ter na BC e que possam obrigar a custos muito mais elevados.
    Tal como a autora do post, a casa também é de 4 pisos e a minha ideia seria instalar a BC numa casa de banho no sótão.
    As dúvidas surgem aqui: a casa de banho é interior e está no meio do piso. Máquinas exteriores obrigariam a passagem de muitas calhas e tubos pelo sótão. Não quero ir por essa opção. Sei que existem equipamentos que são tudo em 1 mas não sei como se comportam dentro de uma divisão de 3m quadrados em termos de de ventilação e ruído. A cave não é opção pois não tenho canalização para lá.
    Com tudo isto, fico sem perceber qual será a melhor solução em termos de eficiência e investimento para este cenário.
    Peço desculpa pelo longo post e agradeço a ajuda que me possa ser prestada.

    Tendo painéis FV eu ia pelo TA e se necessário colocava mais alguns painéis.
    Eu tenho um TA de 150L onde a água é aquecida só com o excedente FV.
    Quando ess3 excedente não é suficiente tenho um esquentador indigente que compensa a temperatura
  11.  # 13

    Colocado por: dom123
    Tendo painéis FV eu ia pelo TA e se necessário colocava mais alguns painéis.
    Eu tenho um TA de 150L onde a água é aquecida só com o excedente FV.
    Quando ess3 excedente não é suficiente tenho um esquentador indigente que compensa a temperatura

    Agradeço o input. A minha ideia era acabar totalmente com o gás.
    A colocar esquentador teria de comprar um para fazer de apoio pois a caldeira vai morrer, mais mês, menos mês.
    150l dá para 4 pessoas tomarem banho mais as tarefas normais de casa?
    Tenho cá malta que canta álbuns de música no banho.... Eu sei, teria de domá-los mas ainda assim não sei se não é curto.
  12.  # 14

    Se for para óperas em 3 atos, não há termoacumulador que aguente.
  13.  # 15

    Colocado por: SchummyTenho cá malta que canta álbuns de música no banho.... Eu sei, teria de domá-los mas ainda assim não sei se não é curto.


    Nada melhor que uns banhos de água fria para domesticar esses artistas.
  14.  # 16

    Colocado por: Schummy150l dá para 4 pessoas tomarem banho mais as tarefas normais de casa?
    Tenho cá malta que canta álbuns de música no banho.... Eu sei, teria de domá-los mas ainda assim não sei se não é curto.

    O meu dá para 3 banhos normais mas se aí em casa se canta opera o caso já é diferente, passam a cantar com água fria.
    Mas pode sempre colocar com maior capacidade.
    Em relação aos paineis FV que potência tem?
    O apoio a gás é facultativo, eu como já tinha o esquentador sensor ventilado mantive-o
    Para se poupar água quente e não se apanhar um escaldão, convém ter uma válvula termostática à saída da água quente do TA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schummy
  15.  # 17

    Diz que a água fria é boa para aprimorar os agudos :)
    Concordam com este comentário: ClioII
  16.  # 18

    Colocado por: dom123
    O meu dá para 3 banhos normais mas se aí em casa se canta opera o caso já é diferente, passam a cantar com água fria.
    Mas pode sempre colocar com maior capacidade.
    Em relação aos paineis FV que potência tem?
    O apoio a gás é facultativo, eu como já tinha o esquentador sensor ventilado mantive-o
    Para se poupar água quente e não se apanhar um escaldão, convém ter uma válvula termostática à saída da água quente do TA.


    Neste momento tenho máximo 2,3kWh o que é curto, especialmente nos dias em que o sol pouco aparece.
    O apoio do gás é bom para evitar contas de luz estrondosas se o sol não aparece e temos mesmo de aquecer a água.
    • dom123
    • 24 outubro 2022 editado

     # 19

    Colocado por: Schummy

    Neste momento tenho máximo 2,3kWh o que é curto, especialmente nos dias em que o sol pouco aparece.
    O apoio do gás é bom para evitar contas de luz estrondosas se o sol não aparece e temos mesmo de aquecer a água.

    Tem a mesma potência que eu, realmente nos dias de pouco sol a água não aquece o suficiente, logo lá terá de entrar o esquentador, mas como a água já está a uma temperatura bem mais alta, o consumo de gás é super reduzido.
    No meu caso estou a estimar gastar uma ou no máximo duas garrafas de 13kg por ano.
    Só em maio é que meti o TA e até agora o esquentador só a semana passada é que começou a trabalhar, por isso a garrafa de gás está quase cheia
    Uma coisa que o meu TA tem de muito bom é que aguenta muitas horas a água quente no seu interior.
    Se num dia gastar pouca água ela no dia seguinte ainda permanece quente o suficiente para um ou dois banhos rápidos

    Obs: aqueço a água no TA só com os excedentes FV, tenho gestor de excedentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schummy
  17.  # 20

    Colocado por: Schummy

    Neste momento tenho máximo 2,3kWh o que é curto, especialmente nos dias em que o sol pouco aparece.
    O apoio do gás é bom para evitar contas de luz estrondosas se o sol não aparece e temos mesmo de aquecer a água.

    Não é um termoacumulador que dá origem a contas de luz estrondosas... Nem sei se vale a pena estar a complicar com meios de aquecimento complementares (se não os tiver já instalados).

    Cá em casa temos um TA de 80 litros regulado para os 60º, e tomamos dois duches seguidos. Não cantamos ópera, mas também não somos especialmente apressados.
    Diria que com um de 150 litros pode contar com três duches seguidos, pelo menos... Se meter a temperatura mais alta (aí é mesmo aconselhada a torneira termostática à saída), pode contar com 4.

    De resto, deixe-o consumir da rede quando não há sol, não vai gastar nada de especial...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schummy
 
0.0159 seg. NEW