Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde caros foristas, depois de muito tempo na "sombra" decidi finalmente inscrever-me e participar no fórum. Gostava de poder contar com a vossa ajuda/opinião acerca do layout da zona social de uma casa que pretendo comprar, para melhor enquadrar a situação trata-se uma construção de raiz de várias casas germinadas em França em que a arquitectura está definida e apenas pequenas alterações podem ser efetuadas! A planta na zona social está quase em branco e tem uma possibilidade como poderá ficar a cozinha (pode alterar o formato mas não a sua localização), posto isto devido às limitações de tamanho está difícil encaixar a mesa de jantar (mínimo 6 pessoas) e a zona lazer. Se tiverem alguma sugestão de um layout que pudesse resultar nesta planta agradecia
      maison-5-pieces-saint-louis-68300-1648142436-VM2902_5_original.jpg
  2.  # 2

Colocado por: 100Rumoencaixar a mesa de jantar (mínimo 6 pessoas)

Arranje uma extensivel 4-6/8pax. ou precisa sempre de ter uma
    mesa posta para 6 pessoas!?

Não vejo grande volta que possa dar a isso. A coisa está já super condensada/ condicionada com a fenestração e as escadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 100Rumo
  3.  # 3

Pode ser uma mesa extensível, mas mesmo assim encaixar a mesa e os sofás nessa planta parece todo demasiado apertado.
  4.  # 4

Planta típica de uma casa francesa de catalogo de construtor. Horrível sem nada por onde lhe pegar.

Essas escadas no meio da casa condicionam logo tudo. Ainda por cima em casas com 80 m² habitáveis ou menos...

Tem de se sujeitar e colocar uma simples mesa de 4pax com um mini sofá, que é como o que o típico francês faz. Esqueça sofás em L, ou 2 sofás.
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusPlanta típica de uma casa francesa de catalogo de construtor. Horrível sem nada por onde lhe pegar.

Essas escadas no meio da casa condicionam logo tudo. Ainda por cima em casas com 80 m² habitáveis ou menos...

Tem de se sujeitar e colocar uma simples mesa de 4pax com um mini sofá, que é como o que o típico francês faz. Esqueça sofás em L, ou 2 sofás.

Concordo plenamente com o que disse! Mas muitas vezes também estão limitados pelos lotes e zonas de implantação pequeníssimas e quando se pretende algo mais exclusivo o preço dispara!
    Já tentei enumeras formas para o layout mas vai tudo acabar no mesmo! Agora é avançar e continuar a procurar algo dentro dos nossos parâmetros!
  6.  # 6

O ideal é fazer as coisas à Portuga!!!... Cria um avançado em painel sandwish, atras da garagem. Marquisa isso tudo, derruba a parede para a sala e fica com uma zona de sala comum em condições com duas zonas de utilização distintas, e ainda ganha um acesso interior para a garagem/ arrumos.

;)

PS. essa planta , para mim é uma palermice. poderia estar bem melhor, mais funcional, com a mesma area.
    Concordam com este comentário: 100Rumo
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradasessa planta , para mim é uma palermice.

Bem vindo a 99% das novas construções francesas.

Onde qualquer pedreiro pode traçar umas linhas e construir uma casa e mesmo fazer um loteamento completamente sozinho.

Os Arquitectos só sao necessários para assinar projectos para casas superiores a 150 m². Tudo inferior a esta área, até um puto com o 12° pode "desenhar".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, 100Rumo
  8.  # 8

Colocado por: NostradamusOs Arquitectos só sao necessários para assinar projectos para casas superiores a 150 m². Tudo inferior a esta área, até um puto com o 12° pode "desenhar".

eu sei... não obstante. aquilo nao deixa de ser uma palermice.

.. quanto ao resto, isso é problema dos Franceses...
  9.  # 9

Mas a planta está bem informada quanto ao sistema de ventilação... Tudo o resto omisso. A ventilação, não falha! Isto há coisas...realmente.(são as prioridades)
  10.  # 10

Isto em França há um pouco de tudo! Estes projetos de gavetas fazem centenas de casas cópias umas das outras, mas quando se quer algo que desvie dos parâmetros standard já não têm muita vontade em colaborar e sabem os preços em fleja!
  11.  # 11

Uma dúvida que eu tenho, pode um arquiteto ou gabinete sediado em Portugal realizar projetos no estrangeiro, nomeadamente na França?
  12.  # 12

Colocado por: 100RumoUma dúvida que eu tenho, pode um arquiteto ou gabinete sediado em Portugal realizar projetos no estrangeiro, nomeadamente na França?
    pode realizar projectos em qq país do mundo. vai necessitar é de um técnico nesse páis tanto para assinar a documentação como elaborar as peças escritas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 100Rumo
    • dmatos
    • 27 setembro 2023 editado

# 13

Viva foristas!
    Vou aproveitar o tópico para pedir opiniões de como melhorar o layout do piso da zona social de uma moradia geminada que ainda está no inicio de construção (fundações) que ando a ver para comprar.

Na planta do promotor (2ª imagem), a cozinha parece-me um pouco desaproveitada.. Não dá para ver na planta, mas nos 3D colocam ao lado da cozinha uma mesa redonda. Queria tentar utilizar mais o espaço a norte para a cozinha, e talvez lavandaria, mas não sei bem como resolveria aquele espaço.
    Se o fizesse passaria a mesa de refeição para o lado da sala (logo na entrada do lado esquerdo), ficaria algures nos 3.5m por 4m (comparei com o que tenho agora e é suficiente para uma mesa de 6px extensivel para 8). Tentei fazer um esboço (1ª imagem) da parte da sala (não liguem à qualidade do desenho, no papel as medidas da mobilia pareceram-me bem).
      IDe9ea6601-0000-0500-0000-000010eb9b45_Sala.png
      IDe9ea6601-0000-0500-0000-000010eb9b45.png
  13.  # 14

que planta com tanta área a nadar?
    eu sei que custa andar a subir escadas mas deixe estar a lavandaria na cave com saida direta para o exterior.
    organize a zona de refeições ali ao lado da cozinha
    na frente aproveite aquela grande sala para criar dois ambientes tipo uma zona mais de escritório/ biblioteca
    tente criar de forma leve uma antecamara para a wc social ( um espaço com ripado e armários.
    que raio para seguir determinada estetica no alçados tem ai um layout de rc muito fraco, nem um hall ou simulação de hall
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

Colocado por: marco1organize a zona de refeições ali ao lado da cozinha

Era tb o que eu iria recomendar, de caras. eu faria tb todo esse piso com o mesmo revestimento de piso por forma a unificar os espaço. independentemente das sugestões do marco1
  15.  # 16

Obrigado Marco e Pedro,

No que toca o RC esta planta está fraquinha, o resto até está aceitável tendo em conta o desnível do terreno.

Quanto ao layout, efetivamente é assim que o promotor tem a disposição dos espaços, uma zona de leitura por trás do sofá. A minha principal questão é mesmo o tamanho da cozinha e o espaço livre na banca. Da forma que está tenho apenas aquele canto entre o lava loiça e o fogão útil.

Armários/arrumação na entrada é outra preocupação, a ideia da antecamara parece-me bem.. algo tipo isto?
      IDe9ea6601-0000-0500-0000-000010eb9b45_v2.png
  16.  # 17

para pensar , risco sem rigor mas para refletir
    fazia a porta para a cave na cave e não no rc
    fazia uma despensa/ segunda cozinha/lavandaria? ali por trás
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos
      Imagem WhatsApp 2023-09-27 às 17.58.48.jpg
  17.  # 18

Depois de analisar e conversar com a cara metade, os 3m de largura do lado da cozinha é curto para colocar uma mesa onde habitualmente recebemos facilmente 12 pessoas. Preferimos colocar a mesa de refeição do lado da sala onde dá mais margem de manobra.
    Por trás do WC social aproveito e coloco uma despensa/lavandaria, talvez os armários da despensa ficariam para o lado da cozinha em vez do lado da lavandaria, e na lavandaria ficaria apenas com armários de um lado..
    A WC social com a sugestão do Marco também fica mais resguardada, tanto para a cozinha como para a zona de estar. A cozinha de forma a ter mais bancada, coloquei uma bancada em U com o Frigorifico no canto.. se fica o fogão na peninsula ou encostado à parede só vendo (tem prós e contras).

Obrigado a todos! Isto foi exercicio mental para avaliar se a casa nos daria ou não o que pretendemos de uma casa.. Agora falta avaliar o r€sto
      IDe9ea6601-0000-0500-0000-000010eb9b45_v3.png

0.0183 seg. NEW