Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, gostaria de começar por elogiar este Forum, pois transmite dicas e informação para quem, como eu, está a pensar em construir um moradia.
    Tenho intenção de construir um moradia térrea num terreno que já possuo com uma área de 1600m2. Neste momento já tenho o projeto de arquitetura quase, está a falta só a memória descritiva, no entanto, tenho uma duvida enquanto à área… o projeto contempla:
    3 quartos (2 suite); a arquiteta vendeu esta ideia e as mulheres de casa já não conseguem ver o projeto de outra forma
    Sala de estar
    Sala de jantar e cozinha
    1 wc de serviço
    1 anexo churrasqueira (38 m2)

    No total a moradia está com 268 m2!
    Considerando que o objetivo da casa é qualidade de vida e acima de tudo manter um orçamento familiar razoável(considerando o aumento do custo da construção), questiono se esta area está dentro do razoável, ou se é mto elevada?

    Agradeço desde já comentários de alguém que tenha experiência na área ou que esteja a passar pelas mesmas duvidas que eu.
  2.  # 2

    Colocado por: bfreitasquestiono se esta area está dentro do razoável, ou se é mto elevada?

    Oh freitas como quer que saibamos!? ;) sem plantas, para saber se o que é propsot faz algum sentido, sem saber as vossas necessidades e se tem dificuldades/ restrições de indole económica.
    tem massa para fazer a obra? isso é que é importante saber. se tem, se gostam do que é proposto, é seguir prá frente.

    boa sorte.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  3.  # 3

    Segundo a analise financeira, tudo indica que tenho condições para avançar com a contrução.
    preocupa me a oscilação dos preços, daí ter questionado por experiência qual seria a área média de uma moradia para 1 casal e uma filha.

    Agradeço ao comentário.

    Obrigado
  4.  # 4

    268 brutos ? qual as dimensões das divisões? vão ser vocês a limpar? tudo depende.. gosta muito de espaço, ou nem por isso? tem de ver se a casa se adequa a si e ao seu estilo de vida..
  5.  # 5

    Colocado por: bfreitasr questionado por experiência qual seria a área média de uma moradia para 1 casal e uma filha.

    220m2 a 250m2. Tem sido a minha média para T4, incluindo alpendres/ garagem.
    Para ter uma ideia, um T4, terá de ter no mínimo a area bruta de 105m2...
  6.  # 6

    Obrigado pelos comentários…

    Pois a limpeza preocupa :) a minha ideia inicial era uma área a rondar os 240m2 com garagem, vou ter que convencer a arquiteta.

    Obrigado
  7.  # 7

    não é a área só por si que vai fazer grande diferença no orçamento, depende da complexidade do projeto, sistemas empregues e certos requisitos de conforto.
  8.  # 8

    268m2 brutos?
    Quantos sao varandas?
    Quantos sao garagem?
    Ou mais simples, quantos são uteis?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  9.  # 9

    Colocado por: bfreitasNo total a moradia está com 268 m2!
    isso deve dar para emagrecer
  10.  # 10

    Tire 100m2. As mulheres vao ficar tristes, mas a sua carteira nunca mais vai chorar.
  11.  # 11

    Meta aí a planta/alçados que a malta aprecia.

    Até pode estar um projeto bem organizado, mas, habitualmente, a malta identifica algumas zonas de área "desperdiçada", e pode tentar optimizar.
  12.  # 12

    Tem 350mil euros para gastar na obra (IVA, taxas e arranjos incluídos) ?
    Se estiver confortável valores desta ordem, e gostar da casa como está projetada, avance.
  13.  # 13

    Olá a todos, após algumas alterações ao projeto, esta é a planta final.
      bf.jpg
  14.  # 14

    foto
      WhatsApp Image 2022-05-19 at 15.04.13.jpeg
  15.  # 15

    a entrada principal nao faz sentido e desperdiça uma área enorme .. e a sala do lado direito para que serve?
  16.  # 16

    Boa tarde,
    A entrada principal e algo que ainda não chegamos a consenso... mas ainda nao sei como criar algo que funcione como hall, sem ser paredes, para nao entrar logo na sala de estar. A zona à direita das viaturas e uma zona de convívio com churrasqueira.
  17.  # 17

    Colocado por: bfreitasA entrada principal e algo que ainda não chegamos a consenso... mas ainda nao sei como criar algo que funcione como hall,
    pois. eu ao olhar para a planta e para o 3D nao vejo como funciona. nao dá vontade nenhuma de usar aquele hall/entrada.. como utente da casa preferia ter um hall/entrada mais à mão quando se entra de carro ou menso do exterior
  18.  # 18

    Penso que os quartos têm dimensões disformes. Demasiado espaço ao fundo da cama.

    E o primeiro quarto, abrir a porta diretamente para a zona social..."não dá com nada".
  19.  # 19

    Que Área têm agora a casa?
    A zona de entrada precisa de reformulação, bem como a porta do quarto dar direta para a zona de estar é necessário colocar algum elemento que dê privacidade a zona de descanso.
    Uma pergunta, não eram 2 suites?
    PS: deveria criar uma casa de banho social, para visitas e para as emergências gastrointestinais; tens alguma área desperdiçada nos quartos que podes usar para resolver a questão da porta do quarto e obter uma melhoria de espaço geral.
  20.  # 20

    Não consigo gostar e eu gosto das plantas em L. O corredor dos quartos não tem janela para o jardim, para dar luz? Um dos quartos tem mini janelas? Eu sei que a caixilharia está cara mas...O conjunto entrada + quarto ao lado + entrada do jardim nao me convence. Mto espaço desperdiçado, sem uma razão aparente. Tem outra divisao na outra ponta da casa, vai andar a fazer piscinas para levar lá comida e bebida?
 
0.0206 seg. NEW