Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, estive a ver vários comentários positivos aqui no Fórum relativamente à bomba de calor Vaillant Arostor de 270l. Estava a ponderar comprar uma Ecotank Silver da Solius mas já me decidi pela Vaillant, penso ser melhor. A única dúvida que tenho é se deve ter ou não serpentina. Vou ter um recuperador de calor a lenha para os radiadores hidráulicos que já tinha no meu apartamento e vou aproveitar para a casa nova vou adquirir também um depósito de inércia de 300l para apoio e tenho intenção de colocar painéis fotovoltaicos mais tarde. Não sei se a serpentina faria algum sentido no meu caso.
  2.  # 2

    Se vai ter um recuperador de calor sim, pode ser boa ideia ligar os dois...
  3.  # 3

    Agradeço a informação Jorge mas penso que esta bomba de AQS não dá para aquecer os radiadores. Daí querer adquirir um depósito de inércia para auxiliar o recuperador de calor. A ideia seria ligar a bomba de calor ao depósito de inércia e este ao recuperador de calor. A minha dúvida é se necessito da serpentina para fazer essa ligação ou não.
  4.  # 4

    Não era isso que eu dizia... O que eu sugeria era o recuperador de calor, já que vai estar ligado para aquecer os radiadores, aquecer também a água na bomba de calor. Assim a bomba só funcionaria de verão (ou nos meses mais quentes), praticamente.

    Em que região é a casa? Como é o 'clima' por lá? Se fosse na Guarda (ou algo desse género) até diria que nem valia a pena comprar uma bomba de calor, que para os 4-5 meses que ia trabalhar mais valia poupar e comprar um termoacumulador (mas com serpentina já não são tão baratos assim)...
  5.  # 5

    A casa é em Nelas. A ideia seria chegar a casa no Inverno e poder ligar os radiadores através do depósito de inercia sem precisar obrigatoriamente de esperar que o recuperador de calor os aquecesse. ou seja, ter a energia no imediato e assim que possível ligava o recuperador de calor. Não sei se o depósito de inércia consegue fazer essa função. Para os banhos usava a bomba de calor de 300l. Sabe dizer-me se esta situação é viável e se a bomba precisa de serpentina?
  6.  # 6

    A bomba não precisa de serpentina, essa só serviria para assistir a bomba de calor no aquecimento da água.

    O depósito de inercia para o recuperador pode servir para o propósito que descreve, mas depende do seu isolamento e do tempo que ficar "à espera" desde que desliga o recuperador (no dia anterior?) até que liga o aquecimento no final do dia... Não faço ideia do ritmo a que um depósito perde calor.

    Se calhar o próprio depósito da bomba de calor poderia servir para esse efeito? E avançava para uma bomba com depósito maior?

    Vamos ver se alguém com mais conhecimentos pode ajudar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  7.  # 7

    Vou aproveitar para colocar a questão sobre a perda de temperatura dos depósitos de inércia.

    Efetivamente há perda de temperatura da água guardada?
  8.  # 8

    Obrigada pela ajuda Jorge.
  9.  # 9

    Colocado por: susysantosA ideia seria chegar a casa no Inverno e poder ligar os radiadores através do depósito de inercia sem precisar obrigatoriamente de esperar que o recuperador de calor os aquecesse. ou seja, ter a energia no imediato e assim que possível ligava o recuperador de calor.
    isso não funciona assim e um depósito de inércia simples de inicio até vai fazer o inverso ou seja vai dilatar o tempo de resposta do aquecimento.
  10.  # 10

    Jorge Alves, então qual seria a solução mais correcta?
  11.  # 11

    Embora ainda não consiga ver resultados acabei de instalar BC valliant 200 Lts com serpentina porque tenho recuperador de calor/radiadores. Espero que no inverno seja substancial a redução de energia utilizada atento que ligo a lareira/recuperador todos os dias pelo menos 5 meses ao ano.
    Por isso se vai ter instalação de recuperador/radiadores acho que sim, deve comprar BC já com serpentina. Não será o preço de ter ou não ter que a leva à falência penso eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  12.  # 12

    Não se trata de ir à falência. Se não existir utilidade, no meu caso, não vejo a razão de gastar mais 200 ou 300€. Até porque um técnico já me informou que quando o recuperador atinge elevadas temperaturas e temos a serpentina ligada, a bomba começa a dar erro e temos que estar sempre a desligar o erro.
    • SrR
    • 15 abril 2022

     # 13

    Colocado por: susysantosNão se trata de ir à falência. Se não existir utilidade, no meu caso, não vejo a razão de gastar mais 200 ou 300€. Até porque um técnico já me informou que quando o recuperador atinge elevadas temperaturas e temos a serpentina ligada, a bomba começa a dar erro e temos que estar sempre a desligar o erro.
    para isso utiliza uma valvula 3vias que quando o recuperador aquecer a bomba de calor aqs ate uma determinada temperatura vira so para os radiadores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  13.  # 14

    No caso da minha, a água não pode entrar a mais de 70 graus, sendo que é raro ela sair a essa temperatura, passando ainda por 74 elementos, um toalheiro e dois andares. Depois vai ao sótão e aí é que entra na bomba.
    Mas tem razão quanto a não gastar se não for necessário, mas já acautelava....
    Até porque colocou no post original duas coisas, o ir colocar recuperador com radiadores e mais tarde e se calhar painéis.
    Bem que no segundo ponto não descriminou serem de apoio unicamente æ bomba ou se a bomba irá mais tarde beber electridade ao quadro.
    Mas depois de por a bomba e com tantos sistemas que poderia colocar ou ter colocado a apoiar a bomba, não sei se não se vai arrepender.
    Nesses sistemas todos estamos a falar de ...€10.000? 200 ou 300 nessas contas não é significativo.
    Não sei da hipótese de instalar serpentina a seguir mas penso que não será possível...
    A decisão é sua e só sua e desejo lhe sorte, se que não é fácil.
  14.  # 15

    Penso que será melhor acautelar a situação. Obrigada pelas dicas.🙂
 
0.0181 seg. NEW